Menu
 1865
Como ser feliz sem descuidar do seu orçamento financeiro
Aprenda como adequar sua rotina, gastos mensais e lazer dentro do seu orçamento e se senta mais feliz e realizada.

dinheiro - feliz com orçamento foto destaque

Você não precisa sair fazendo vários cortes nos seus gastos mensais para terminar o mês no azul e, principalmente, se sentindo super feliz. Trabalhar e manter as contas em dia é importante, mas você não só pode, como deve receber algumas recompensas por todo o esforço que faz diariamente (e muitas vezes até nos finais de semana).

Esse é o foco dessa matéria: te ensinar como ter qualidade de vida e curtir momentos de diversão e lazer dentro do orçamento que você tem hoje. O segredo está em priorizar aquilo que você mais gosta e adequar os gastos à sua realidade. Aprenda já!

Com o que você anda gastando?

Antes de mais nada, é preciso ser sincera quanto aos seus gastos supérfluos. Por exemplo: você consegue se controlar quando passa a tarde num shopping ou não resiste a levar uma peça ou outra na promoção? No supermercado, você enche o carrinho de besteiras ou compra apenas o essencial? Tenha em mente que as compras impulsivas trarão em efeito de alegria imediata, mas não é difícil imaginar a dor de cabeça e as noites mal dormidas que você terá se extrapolar seu orçamento. Melhor evitar!

O que faz você feliz?

Agora que você já se policiou e sabe onde pode e onde não pode gastar seu dinheiro, o truque para ser feliz com o seu saldo bancário é criar um equilíbrio entre todas as contas que você tem que pagar mensalmente e os prazeres que você não abre mão.

Uma dica simples para quem adora uma vida social ativa e está sempre frequentando bares e restaurantes é substituir os locais mais caros por outros mais em conta, além de ficar sempre atenta aos sites de compras coletivas e dias e horários de promoção.

Outra saída para quem está com as contas mais apertadas é trocar os bares e baladas por encontros em casa com os amigos mais próximos. O ideal é que cada um leve o que for beber e, juntos, vocês dividam os gastos com comida.

Independentemente do que faz você feliz – uma bolsa nova, entradas vips para shows e baladas, restaurantes… – é importante avaliar o impacto que esse gasto terá no seu futuro. No caso da bolsa, por exemplo: o uso justifica o investimento? Você será capaz de usá-la no trabalho, numa reunião, numa boate, ou ela ficará encostada no armário? A peça é curinga e pode ser usada a qualquer hora do dia e estação ou logo cairá de moda? De que outras maneiras voltadas ao seu lazer você poderia usar essa quantia? Será que o valor da bolsa não equivale a uma parcela de uma viagem com o namorado no final de semana, por exemplo?

dinheiro

Diferente de economizar e usar esse valor apenas para pagar contas, a ideia é que você reflita sobre como usar seu dinheiro de forma a bancar sua felicidade sem 1) estourar seu saldo 2) investir tudo numa “felicidade” que tem tudo para durar apenas algumas horas.

Como digo sempre aqui no site e volto a reforçar, a regra do 50-30-20 é uma das mais eficazes para quem não só tem dificuldade em guardar dinheiro, mas também sofre para direcionar os gastos de lazer com o que realmente importa. O segredo é reservar 50% do seu salário para despesas essenciais (como moradia, alimentação, transporte, saúde e educação); 30% para quitar dívidas e outros gastos e os 20% restantes dividir em dois: 10% para poupança e 10% para manter seu estilo de vida e focar somente em você: seja com viagens, com shows, teatros, spas, tratamentos estéticos, restaurantes, bares, baladas, livros, roupas… não importa. O importante é não se esquecer nunca de ser flexível e tomar cuidado para não se precipitar antes de gastar essa quantia tão preciosa.

Dicas anotadas?

Bjs,

Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
horoscopo
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação