Celebridades abusam do tom Marsala na maquiagem

Ele foi o eleito o tom do ano, o que significa que já pode deixar os pinceis a postos pois a cor Marsala vai dominar sua make em 2015

0 4685

Você já deve ter ouvido falar da cor do ano da Pantone inúmeras vezes. Ela é difundida como o tom a ser usado no design – nas roupas, produtos de beleza, arquitetura… – de janeiro a dezembro. E, lógico: caiu no gosto das celebridades. Espia só como elas tem abusado desse tom vinho não só nos cabelos e peças de roupas, mas também nos olhos, boca e até no blush!

Nos olhos – elegante

Pode usar sem medo. Diferente do vermelho, que pode dar ar de conjuntivite, a cor mais escura e sóbria dá profundidade e combinada a tons de marrom, deixa o look elegante.

As atrizes Kristen Stewart e Emmy Rossum usaram o marsala para destacar o olhar. !(Imagem: Pinteres/BeautyEditor e Pinterest/Harper's BAZZAR)

As atrizes Kristen Stewart e Emmy Rossum usaram o marsala para destacar o olhar. !(Imagem: Pinteres/BeautyEditor e Pinterest/Harper’s BAZZAR)

“Um jeito fácil e moderno de se jogar no tom é passar uma sombra Marsala em toda a pálpebra mesmo, esfumando nas beiradas para não ficar muito marcado. Acompanhe de lápis marrom bem escuro na linha d’água e finalize com máscara. Essa combinação vai dar a fluidez da make”, diz o beauty artist Lu Ramos, do salão MG Hair Design, em São Paulo.

Marsala no olhos

(Imagem: Pinterest)

Na boca – sexy

Ok, aqui fica fácil. Diferente do tom do ano passado (o Radiant Orchid, um tipo de lilás), o Marsala já possui adeptas do uso nos lábios antes mesmo de ser anunciado. Isso porque o vermelho mais fechado é ótimo para uma boca bem sedutora – que amamos. Algumas celebridades não abrem mão de compor o make com um batom marsala poderoso!

Rihanna não abre mão do batom marsala! (Imagem: Pinteres/Harper's BAZZAR)

Rihanna não abre mão do batom marsala! (Imagem: Pinteres/Harper’s BAZZAR)

“Se a aposta do tom for aqui, é só utilizar uma sombra iluminadora, para um contraponto de luz delicado e elegante”, ensina.

O marsala é tom garantido nos tapetes vermelhos. (Imagem: Pinterest)

O marsala é tom garantido nos tapetes vermelhos. (Imagem: Pinterest)

Taylor Swift, Beyoncé e Jennifer Lopez: marsala sempre presente nas festas e eventos. (Imagens: Pinteres/Harper's BAZZAR e Cosmopolitan)

Taylor Swift, Beyoncé e Jennifer Lopez: marsala sempre presente nas festas e eventos. (Imagens: Pinteres/Harper’s BAZZAR e Cosmopolitan)

No rosto – cool

“Já para o dia a dia, uma pele bem leve, com uma base ou BB Cream, e o blush Marsala em movimentos partindo da parte central das maçãs em direção às têmporas dá um efeito cool”, diz Lu.

(Imagem: Pinterest)

Aí é só seguir na linha descolada: olhos bem naturais, apenas com máscara e boca levemente rosada ou com apenas algumas batidinhas dos dedos “sujos” de batom no tom Marsala, para um efeito bem apagado.

Drew Barrymore e Julianne Moore abusam do tom marsala não só no blush, mas também no tom do cabelo. (Imagem: Pinterest/beautylaunchpad.com e lorealparis.com

Drew Barrymore e Julianne Moore abusam do tom marsala não só no blush, mas também no tom do cabelo. (Imagem: Pinterest/beautylaunchpad.com e lorealparis.com

A estrela aqui é a pele saudável — ninguém resiste!

Mas, afinal, como a cor é escolhida?
Primeiramente, a empresa estadunidense Pantone (criadora do Sistema de Cores de 1963, usado até hoje como referência gráfica) coloca seu time de pesquisadores a todo vapor para analisar o comportamento do mundo todo, desde celebridades ditadoras de opinião à moda das ruas, filmes, músicas de grande influência e arte em geral. A partir desse trabalho extremamente metódico e que se estende pelo ano inteiro, a empresa é capaz de detectar preferencias para o próximo ano.

Ou seja, segundo uma equipe bem analítica, nosso mood geral de 2015 será sóbrio e elegante. “O Marsala é um tom marrom avermelhado bem chique, que pode mudar de nuance de acordo com textura e luz”, explica Lu. Outra característica da cor? Fica linda na maquiagem!