Como usar salto alto sem prejudicar a saúde

Lindos, elegantes e superfemininos, os sapatos de salto alto podem ser usados todos os dias desde que não comprometam a saúde dos pés, pernas e coluna

4 3416

salto 3
Se tem um acessório que deixa qualquer mulher mais feminina e elegante, são os sapatos de salto alto. Eu  não abro mão de usar salto ( quase) todos os dias! Além de darem um up na produção, eles alongam a silhueta e deixam as pernas mais delineadas.

O problema é que passar muito tempo sobre o salto alto, pode causar alguns problemas  e isso não queremos, mas também não queremos deixar de usar o salto… Então vou dar umas dicas pra quem ama o salto mas não quer prejudicar a saúde.

Se você usa salto alto diariamente
Durante um bate-papo com a dra. Silvia Canevari, diretora do Instituto de Coluna Vertebral, descobri que algumas atitudes importantes podem ajudar a prevenir dores nos pés e nas pernas, além de problemas de postura, para quem usar salto alto por mais de oito horas dia. Anote as dicas da especialista:

1. Preste atenção logo no momento da compra dos sapatos. O modelo deve ter bom revestimento na ponta e na planta dos pés. Além disso, o tamanho deve ser adequado para que os dedos não fiquem apertados.
2. Procure variar o tamanho do salto durante a semana, já que quanto maior a altura, maior a incidência de problemas.
3. Ao chegar em casa, faça exercícios de alongamento na região. Eles são importantíssimos para quem trabalha a maior parte do dia em pé e, se praticados diariamente, ajudam a prevenir câimbras, dores e inchaço.

Tamanho seguro
Não dá pra negar: quanto maior o salto, mais bonito o look! Mas será que não existe uma altura segura que podemos usar diariamente sem prejudicar a saúde? Dra. Silvia Canevari afirma que sim! “O ideal é usar sapatos de salto médio, de até três dedos de altura, durante o dia. Quanto maior o salto, maiores as chances de problemas estruturais”. Por isso, deixe para noite aquele seu salto agulha pra lá de sensual. Afinal, uma produção arrebatadora merece ser usada somente em ocasiões especiais!

salto 1

O corpo fala
Quem usa salto alto diariamente não demora até começar a sentir os efeitos negativos desse modelo de sapato. O uso contínuo do salto alto tem o poder de deslocar o centro de gravidade do corpo para frente e, para manter o equilíbrio, a coluna lombar aumenta o grau de curvatura (a famosa hiperlordose!), levando maior sobrecarga à toda musculatura e estruturas nobres da coluna. “Com o tempo, esse peso excessivo resultará em lesões, como protrusão discal e desgastes articulares, conhecido popularmente como “bico de papagaio”, explica a especialista.

Quer mais? Seus joelhos também podem sofrer os impactos do uso diário do salto alto. Neles ocorrem a chamada síndrome femoropatelar, aquela famosa dor na região da patela (também conhecida como rótula), e até mesmo a condromalácia patelar – desgaste na cartilagem da patela.

anigif_enhanced-buzz-8859-1366999460-16

Dra. Silva Canevari chama a atenção ainda para os cuidados que pés e panturrilhas devem receber se você usa salto alto diariamente. “O uso abusivo do salto causa contração dos músculos da panturrilha, tornando-as menos flexíveis e provocando dores e câimbras”, diz. Já a região da sola dos pés – perto dos dedos onde normalmente é feito o apoio do peso quando se está de salto – é uma área que também costuma ficar dolorida, apresentar formigamentos e inflamações. Sabia que a pressão exercida sobre os dedos pelos sapatos, especialmente de pontas estreitas e saltos altíssimos, é a principal causa para a ocorrência de joanetes?

O segredo? Salto alto na medida!
A mulher se torna uma equilibrista quando usa sapatos de salto alto e finos demais, deixando a caminhada instável e aumentando o índice de torções de tornozelo e joelho, podendo haver, inclusive, ruptura de ligamentos.

Para garantir que o salto alto não seja o vilão da sua produção e que você tenha passe livre para abusar desse modelo de sapato todos os dias sem prejudicar a saúde, procure escolher saltos mais grossos, como os modelos quadrados (conhecidos também como robustos), anabelas, plataformas e geométricos. “Eles aumentam a estabilidade no andar, prevenindo lesões e diminuindo a sensação de cansaço das pernas e coluna ao longo do dia”, ressalta a especialista.

salto 4

Alternar os tipos de sapato também é um truque infalível para quem quer criar looks femininos e elegantes, sem sofrer os impactos da altura do salto. Se um dia você optar por um salto agulha, no outro, tente usar uma sapatilha ou rasteirinha. Se usar um sapato de bico fino durante a semana, no sábado e domingo, alterne com um modelo de bico mais quadrado ou arredondado. É preciso admitir: seus sapatos podem ser lindos, mas seus dedos e calcanhares merecem uma folga de vez em quando.

O poder dos exercícios físicos
Para não terminar a semana com pés, pernas e coluna cansados, a dra. Silvia Canevari recomenda uma série de exercícios de alongamento que devem ser praticados todos os dias, assim que você tirar os sapatos.

1. Suba um degrau com a parte da frente do pé e lentamente tente encostar o calcanhar no chão.
2. Eleve o corpo na ponta dos pés, e retorne à posição normal por várias vezes. Essa prática melhora a circulação de todo membro inferior.
3. Apoie os pés completamente no chão e eleve a parte da frente, forçando-os para cima.
4. Faça exercícios de alongamento na panturrilha e coxa. Eles são necessários para o equilíbrio de toda cadeia posterior dos membros inferiores e coluna lombar.
5. Para relaxar, um escalda pé com água morna também é muito bom. Uma dica é colocar pedrinhas ou bolinhas de gude e fazer movimentos para frente e para trás com os pés. Além de relaxante, a prática ativa pontos de tensão e melhora a circulação sanguínea.
Para melhores resultados: Cada série de exercícios deve ter pelo menos dez repetições e ser praticada pelo menos duas vezes ao dia!

Lembre-se: você não precisa abandonar o uso do salto alto para se prevenir de dores e problemas de postura. Eu mesma não conseguiria passar uma semana longe dos meus sapatos de salto! Você pode fazer e vestir o que gosta, desde que com moderação. Afinal, tem coisa mais elegante do que combinar estilo e saúde?

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Pinterest

  • Pingback: Oxford()

    • Fabiana Scaranzi

      Favor mandar a senha pra que a gente possa aprovar o link da matéria que vcs copiaram para o blog de vcs.
      Aguardamos resposta
      Obrigada

  • Pingback: TENDÊNCIA: METALIZADOS – Dica da Lelê()

    • Fabiana Scaranzi

      Favor colocar o link : Fonte Fabiana Scaranzi
      Obrigada
      Equipe Fabiana Scaranzi