Contorno: saiba tudo sobre a maquiagem que corrige imperfeições

Aposte no poder do contorno para disfarçar pequenos defeitos e realçar os pontos fortes do seu rosto

0 1532

Já faz tempo que a maquiagem saiu do básico pó, base e corretivo. O segredo da make hoje, principalmente entre as celebridades, é o contorno. É através de truques que trabalham luz e sombra que hoje é possível disfarçar imperfeições e corrigir defeitinhos, como afinar o nariz, diminuir a testa e até levantar as maçãs do rosto.
O que você precisa? Uma base mais escura, corretivo, iluminador líquido e um bom pincel para esfumar. Mãos à obra!

Passo 1
Passe uma fina camada de base por todo o rosto e cubra manchas e espinhas com o corretivo. Em seguida, use uma base até três tons mais escura para traçar três linhas: uma próxima à raiz do cabelo (nas têmporas); abaixo do ossinho das maçãs e do lábio inferior e outra no pescoço.

contorno passo 1

Passo 2
Agora, aplique um iluminador líquido no centro da testa, sobre o osso do nariz, nas maçãs do rosto e acima do lábio superior dando pequenas batidinhas com o dedo indicador. Não tem iluminador? Você pode substituí-lo por um corretivo mais claro. O efeito será o mesmo!

contorno passo 2

Passo 3
Agora é a hora de misturar bem as cores. Como? Esfumando os dois tons fazendo movimentos circulares com um pincel próprio para contorno ou dando batidinhas leves com os dedos. Mas atenção: nada de deixar o contorno próximo ao cabelo ficar escuro demais.

contorno passo 3

Passo 4
Para finalizar, aplique um pouco de pó translucido na zona T (testa, nariz e queixo) para controlar o brilho e veja como você conseguiu maçãs mais volumosas, nariz mais delicado e até mesmo linhas mais definidas. Você vai ficar linda!

contorno passo 4

O contorno ideal para cada tipo de rosto
Não basta só dominar todas as técnicas do contorno. É preciso saber os truques certos para o seu tipo de rosto.

Rostos ovais: de acordo com os maquiadores, os rostos ovais são ou mais fáceis de produzir e quase não precisam de truques e correções. Esse tipo de rosto é um pouco mais estreito em direção ao queixo e sutilmente mais largo nas maçãs do rosto. Celebridades como Beyoncé e Luana Piovani se encaixam nessa modalidade. Na hora de fazer o contorno, use o corretivo mais escuro para escurecer sob as maçãs do rosto e ilumine a área abaixo dos olhos e o eixo central da face, ou seja, aquela linha imaginária entre o queixo, o ossinho do nariz e a testa.

Arquivo_000 (2)

Rostos quadrados: Angelina Jolie e Alinne Moraes fazem parte das celebridades com rosto quadrado. Esse tipo de fisionomia é bem fácil de reconhecer. Com maxilar amplo e traços marcantes, para suavizar as linhas retas e angulares e criar uma aparência leve e delicada, faça uso do corretivo escuro e iluminador. O segredo é escurecer as laterais da testa e do maxilar e iluminar o centro da testa e do queixo, a fim de chamar a atenção para a zona T do rosto.

Arquivo_000 (3)

Rostos triangulares: Quem tem o rosto mais largo na linha do maxilar e a parte de cima mais estreita, como Olivia Palermo e Kylie Jenner, pode atenuar essa diferença destacando a linha dos lábios. Como? Escurecendo as laterais do maxilar com o corretivo mais escuro e iluminando a testa, queixo e a área próxima a sobrancelhas.

IMG_6865

Rostos em formato de coração: Esse formato é o oposto do triangular, ou seja, a linha da testa é mais larga que o maxilar e queixo, que normalmente é mais alongado. Famosas como Scarlett Johansson e Giovanna Ewbank corrigem essa imperfeição usando o corretivo para escurecer as laterais da testa e o maxilar, dando a impressão de um rosto mais fino por inteiro. Por fim, ilumine a zona T, atraindo a atenção para o centro do rosto.

Arquivo_000

Rostos redondos: Isis Valverde e Drew Barrymore encabeçam o time das globais com rosto mais cheinho. A make para esse formato de rosto surge com o objetivo de fornecer a sensação de altura ao rosto, fazendo com ele pareça mais comprido e menos gordinho. Como? Escurecendo toda a lateral da face, iluminando somente o eixo central: testa, nariz e queixo.
Arquivo_000 (4)
Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Pinterest/ Yianni Aspradakis