Foi-se o tempo em que corretivo era um só: cor da pele e feito especialmente para disfarçar olheiras. Marcas especializadas em maquiagens e produtos de beleza, como Sephora, Nars, MAC e Urban Dekay, tem lançado paletas de corretivos cada vez mais completas e com cores específicas para cada tipo de marca, imperfeição, acne ou cicatriz.
E mais: algumas corres de corretivos são tão poderosas que, além de corrigir e disfarçar probleminhas de pele, ainda servem pra fazer contorno e transformar o formato do rosto. O problema é que nem sempre a gente sabe pra que serve cada cor, né? Por isso, criei esse guia prático pra você não ter dúvidas na hora de estrear sua paleta de corretivos novinha!
Corretivo verde
Sabe aquelas áreas do rosto que tendem a ficar vermelhas, como o nariz, bochechas e até aquele vão da testa que fica entre as sobrancelhas? Elas podem ser facilmente clareadas com o corretivo verde. É o corretivo verde, também, quem vai te ajudar a disfarçar espinhas, cicatrizes e vasinhos. Basta aplicar uma pequena quantidade do produto dando leves batidinhas.

Corretivo rosa
Esqueça o corretivo nude pra disfarçar olheiras. Rosa, coral e vermelho funcionam melhor na hora de esconder manchas escuras ou onde se formam sombras, como abaixo dos olhos, queixo e arco do cupido.

Corretivo amarelo
O tom amarelo é perfeito para iluminar. Além de destacar seus pontos fortes, ele cria a ilusão de ampliar pontos escuros do rosto, por isso, recomendo aplicar o corretivo amarelo também nas regiões das pálpebras e maxilar.

Corretivo roxo
Menos usado, o roxo serve principalmente manchas amareladas, como hematomas e manchas de sol. O tom violeta consegue ainda dar mais vida ao make, criando aquela impressão de pele saudável e corada. Por isso, não pense duas vezes antes de aplica-lo nos pontos altos do rosto, junto com o iluminador.

Corretivo azul
Um pouco mais difícil de ser encontrado, os corretivos azuis têm praticamente a mesma função dos verdes, ajudando a amenizar áreas alaranjadas da pele. Seu diferencial, ele foi feito especialmente para quem é mais branquinha e fica com a pele manchada mais facilmente.

Corretivo cor da pele
O mais comum e mais simples deles, o corretivo nude ou cor da pele deve ser usado apenas para amenizar aquelas marcas de expressão ou pequenas marcas da face que só podem ser notadas muito de perto. Uma dica: por ser curinga, mantenha um desse sempre dentro da bolsa. Assim, você se previne de qualquer imprevisto! Nunca se sabe, né?

Dicas de beleza:
• Na hora de aplicar o corretivo use uma esponja seca dando leves batidinhas na pele. E pra não fazer o produto perder o efeito, tome cuidado na hora de passar a base. Pincéis de cerdas sintéticas ajudam a não estragar o corretivo aplicado anteriormente.
• Depois de aplicar o corretivo, de uma boa borrifada de água termal por todo o rosto. Isso ajuda a manter a pele hidratada e evita que o corretivo craquele com o tempo.
• Mesmo sabendo para que serve cada cor de corretivo, vale lembrar que é fundamental escolher o tom certo para a sua cor de pele. Quanto mais clarinha você for, mais claro deve ser o corretivo. Produtos em tons pasteis, por exemplo, não ficam bem em morenas e negras.
Fim das dúvidas?
Bjs,
Fabi Scaranzi