Viajar é sempre uma delícia, mas passar horas dentro de um carro ou avião pode ser um pouco estressante, principalmente para os animais. Se você não abre mão da companhia do seu animalzinho durante as férias, alguns cuidados são fundamentais para garantir a saúde e bem-estar dele. Preste atenção!
Tenha na bagagem
– Coleira e guia
– Ração em quantidade adequada para o período da viagem
– Potes para água e comida
– Shampoo específico para o seu bichinho
– Toalha
– Cama e brinquedos
– Medicamento de uso contínuo e para emergências
Seu pet sempre saudável
O Hospital Veterinário Vet Quality listou alguns cuidados importantes para garantir que seu animal fique longe de doenças e tenha uma viagem tranquila e divertida do começo ao fim:
– Antes de viajar, é verifique se a vacinação e vermifugação do seu animal de estimação estão atualizadas
– Se a viagem for para o litoral, previna o bichinho contra Dirofilariose, ou verme do coração
– Se o destino for o campo, previna o animal contra pulgas e carrapatos. Tome cuidado também com berne e picados de insetos. Muitas podem causar reações alérgicas
Cuidado com o transporte
Na hora de decidir o meio de transporte da sua viagem, leve em conta o conforto e segurança do seu animal de estimação. Viagens longas de carro deixam os animais mais estressados, por isso, sempre que possível, dê preferência ao transporte aéreo.
No carro:
– Coloque o animal no banco traseiro, utilizando cinto de segurança especial para animais ou em caixa de transporte
– O interior do automóvel deve estar sempre fresco
– Pare a cada duas horas para dar água ao bichinho
No avião:
– Entre em contato com a companhia aérea antes de providência a caixa de transporte. Elas precisam ter o tamanho certo para a altura do animal
– Verifique se há necessidade de sedação do animal ou documentação necessária para embarque
– Cheque também se é possível que seu pet viagem com você na cabine. Algumas companhias permitem este tipo de embarque
Dica importante: Antes da viagem, seja ela de carro ou avião, evite alimentar o animal para evitar enjoo.
Documentação em dia
Em viagens nacionais, lembre-se de ter em mãos o certificado de vacinação antirrábica para animais com mais de 4 meses de idade, contendo o nome do laboratório produtor da vacina, lote e validade. Ela deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e menos de um ano da data da viagem. Na esqueça também de levar um atestado de saúde emitido por um médico veterinário – que só tem validade de 10 dias – alegando que ele está apto e com condições para viajar.
Viagens internacionais exigem um cuidado maior. É necessário levar o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) emitido pelo Ministério da Agricultura, gratuitamente, nos aeroportos internacionais. Leve também o atestado de saúde e carteira de vacinação. Cheque também se o país de destino exige exames e documentos específicos, além realizarem quarentena na chegada do animal.
Todo cuidado é pouco para garantir uma viagem tranquila ao seu pet, mas ele merece!
Bjs,
Fabi Scaranzi
*Fonte: www.vetquality.com.br