Descubra qual é o exercício físico ideal para o seu corpo e seu objetivo

Melhorar o condicionamento físico, emagrecer, tonificar... Não adianta correr para a academia mais próxima sem saber exatamente qual exercício físico levará você até seu objetivo. Descubra qual é a atividade certa para o seu corpo e alcance resultados rapidinho

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Definindo seu objetivo, fica fácil escolher o exercício ideal que seu corpo precisa!

Definindo seu objetivo, fica fácil escolher qual é o exercício que seu corpo precisa!

Objetivo: Tonificar o corpo
Você precisa de: Treino funcional e musculação
Quais as vantagens? “Essas atividades são os mais eficazes para aumento de força e resistência dos músculos e articulações. A redução da gordura corporal por si só não melhora a aparência do corpo. Você perde gordura, mas mantém a flacidez”, explica o personal trainer Igor Rodrigues, da Bio Ritmo Academia. Realizar exercícios de peso faz com que as fibras musculares se contraiam, aumentando a quantidade de massa magra no corpo e elevando o metabolismo, o que facilita o emagrecimento e a definição dos músculos.

Objetivo: Melhorar a postura e o equilíbrio
Você precisa de: Ioga ou pilates
Quais as vantagens? Além de trazerem uma melhor consciência corporal ao manter costas e ombros eretos, aumentando nosso senso de equilíbrio, essas atividades trabalham os músculos estabilizadores (abdômen e lombar), fortalecendo as regiões e proporcionando menor desconforto nas costas. De acordo com o personal, as práticas diminuem a possibilidade de futuras deformações na coluna, além de auxiliar na redução do acúmulo de gordura abdominal.

Objetivo: Emagrecer
Você precisa de: Treinos aeróbicos
Quais as vantagens? Alternados com a musculação, são uma ótima opção para quem quer (ou precisa) perder os quilinhos a mais. Aparelhos como esteira, bicicleta, step ou até mesmo a dança, aceleram o metabolismo corporal, apresentando resultados como o aumento muscular e a redução da porcentagem de gordura no corpo. No caso da corrida, entretanto, você perde calorias rapidamente, mas é preciso ficar de olho no ritmo cardíaco. O ideal é fazer treinos de maior intensidade com intervalos: cinco minutos em alta velocidade, seguidos de outros 15 minutos num ritmo mais leve. A prática mantém seu ritmo cardíaco equilibrado e seu corpo em constante movimento.

Objetivo: Ganhar flexibilidade
Você precisa de: Exercícios de alongamento
Quais as vantagens? “O alongamento auxilia na correção da postura corporal, diminui o risco de lesões, retarda a fadiga muscular, acelera o tratamento de lesões e ainda melhora a qualidade do movimento”, diz Igor. Portanto, ele pode ser realizado não só para quem quer ser mais flexível, mas também como aquecimento para todo o tipo de exercício. Quando alongamos, nossos movimentos se tornam maiores e quanto mais exercitarmos nossas articulações, maior nossa flexibilidade. Uma dica: Tente aumentar o grau de dificuldade aos poucos, conforme o corpo for se acostumando com os novos movimentos. Assim, você não corre o risco de uma possível distensão.

Objetivo: Condicionamento físico
Você precisa de: Natação, crossfit lou treinamento funcional
Quais as vantagens? Exercícios como a natação, o crossfit ou atividades que exijam frequência cardiovascular mais elevada são as opções do momento. Eles têm a vantagem de trabalhar diferentes áreas do corpo de uma só vez e são ideais para quem não é muito chegado em academia. “Este tipo de atividade proporciona aumento da autoestima e bom humor, além de melhorar as condições do sistema respiratório, cardiovascular, endocrinológico e até imunológico”, ressalta Igor Rodrigues. As vantagens não param por aí: por estimularem várias habilidades ao mesmo tempo, exercícios como a natação e o crossfit têm a capacidade de melhorar nosso senso de coordenação motora, fôlego, velocidade e consciência corporal. Bom né? Assim fica quase impossível desistir da prática de atividades físicas, mesmo nos dias mais preguiçosos.