Dicas de alimentação para seu trabalho render ainda mais

Será que comer enquanto trabalha faz bem à sua saúde? A seguir, três bons motivos para pensar duas vezes antes de abrir o primeiro bombom -- e dois motivos excelentes para fazer pequenos intervalos durante o expediente para recarregar as energias!

0 2513
Cuidado para não exagerar no lanchinho durante a pausa no expediente, hein?

Cuidado para não exagerar no lanchinho durante a pausa no expediente, hein?

Você… Come um lanchinho entre um projeto e outro
Por que parar: Na hora da correria, você não vai pensar em lavar o alimento, picá-lo ou fatiá-lo, né? Por isso acaba recorrendo a alimentos mais práticos — ou melhor, industrializados. O problema é que essas “besteirinhas” normalmente tem um índice calórico, além da quantidade de sódio, muito maiores do que alimentos naturais.
Como evitar: Se saladas e frutas são complicados para comer no seu ambiente de trabalho, que tal levar um iogurte (de preferência de garrafinha) e deixar na geladeira da empresa logo de manhã? Além de prático, ele estará geladinho quando a fome bater. Vale também castanhas e frutas secas.

Você… Recorre a um petisco nos momentos de stress e tensão
Por que parar: Aqui, a necessidade de comer vai além da fome. O alimento se torna um escape para os momentos de ansiedade. Ao se render a essas bobagens, você acaba perdendo o controle de quanto já comeu e engorda bem mais do que deveria.
Como evitar: Em vez de recorrer à comida, procure um local tranquilo e faça um exercício rápido de relaxamento e meditação, como respirar dez vezes profundamente. Aqui, vale tudo para se tranquilizar — inclusive baixar aplicativos no celular para ajudá-la a relaxar naquelas horas em que tudo o que você mais quer é sentar e chorar.

Você… Come os alimentos na própria embalagem
Por que parar: Ao comer qualquer coisa direto do pacote, acaba comendo mais do que o necessário — e só freia para quando vê a embalagem vazia.
Como evitar: Distribua o alimento em pequenos potinhos. Assim você terá a medida exata que deve consumir quando sentir aquela fominha no meio da tarde.

Pior ainda é não comer!
Se comer fora de hora é ruim, passar o dia com o estômago vazio é ainda pior. Repense já suas atitudes se…

Você… Trabalha sem tomar café da manhã
Por que parar: É nessa refeição que acumulamos a energia necessária para cumprir as principais atividades do dia. A falta de açúcar no sangue diminui a concentração e ainda causa fortes dores de cabeça, diminuindo nosso rendimento no trabalho.
Como evitar: Muita gente se queixa de acordar com o estômago embrulhado e afirma precisar esperar algumas horas antes de se alimentar. Se esse também é o seu caso, leve um iogurte ou uma fruta na bolsa. No carro, enquanto espera o trânsito passar, coma o alimento sem pressa. Até chegar ao trabalho e ligar o computador, sua energias já estará recarregadas.

Você… Além do café da manhã, faz só um “lanchinho” no almoço
Por que parar: A falta de proteína e carboidratos faz nosso metabolismo desacelerar para poupar energia, gerando a sensação de sono e cansaço. Aí, fica impossível se concentrar.
Como evitar: Mesmo com a agenda tão atribulada, passe a ver sua saúde como prioridade e faça questão de comer de três em três horas. O mundo não vai acabar se você fizer uma pausa para o almoço e pequenos intervalos para beber água!

 

 

*Consultoria: Nutricionista Fernanda Andrade (SP)