Dieta detox para limpar o organismo

Diariamente exageramos no consumo de corantes, gordura e açúcar e parece que com a chegada das festas de fim de ano fica ainda mais difícil resistir às tentações de um docinho atrás do outro. A consequência? Inchaço, ganho de peso e perda de energia! O que você precisa? Uma dieta detox, para limpar o organismo e te deixar pronta para outra

0 2027

dieta-detox-desitoxicante

Você já deve ter ouvido falar da dieta detox. Queridinha das celebridades, ela é solução para quem exagerou nos alimentos tóxicos e agora precisa fazer uma faxina geral em seu corpo. Nela, prioriza-se a ingestão de líquidos, frutas e vegetais crus. Ao banir alimentos industrializados e gordurosos, como a carne vermelha, você varre as toxinas do organismo, principalmente do fígado e intestino, renova o sistema digestivo, renal, respiratório e cardíaco, reforça a imunidade, ativa a circulação e, de quebra, ainda perde peso e afina a silhueta.

O efeito da dieta detox é tão poderoso que, em poucos dias você já consegue perceber uma melhora no sono e melhora no pique para cumprir os compromissos do dia a dia. Ficou animada? Então comece já!

O que evitar
Se você já exagerou na ceia de Natal e sabe que vai passar dos limites no Ano Novo, é melhor se manter afastada dos seguintes alimentos por um tempo:

– carne vermelha
– frituras e gorduras
– embutidos
– fast foods
– sal
– açúcar e adoçantes
– bebidas alcoólicas
– chá e café
– salgadinhos e bolachas
– leite de vaca
– alimentos com glúten

A ingestão desenfreada desses alimentos pode causar desde má digestão, até perda de sono e memória. Melhor evitar, né?

Mas então… o que comer?
Para limpar completamente o organismo, o melhor é investir em um cardápio altamente natural:

– frutas
– legumes
– verduras
– leguminosas
– arroz integral
– peixes

Lembre-se que, por ser um dieta bastante restritiva, o ideal é que ela seja seguida por, no máximo, sete dias e que você deve repeti-la a cada três meses. Essa dieta, aliás, não é recomendada para grávidas, idosos, mulheres que estejam amamentando e pessoas com Aids, câncer e diabets.

E depois?
Após passar por essa reeducação alimentar e desintoxicar completamente o organismo, o que você precisa é voltar a consumir moderadamente os alimentos que foram retiradas do seu cardápio durante a dieta. É importante controlar a quantidade e o tamanho das porções, senão todo seu trabalho será sido em vão. Consuma diariamente frutas, vegetais e alimentos naturais para a adaptação do organismo ir acontecendo de forma gradativa e procure sempre equilibrar carboidratos, gorduras de carnes brancas (como peixes e frangos) e proteínas. Muita água, chás (verde e branco) e sucos ajudam também a manter fígado, rins e intestino sempre limpos e funcionando regularmente.

Anote já essa receita refrescante para eliminar as toxinas!

suco alface e erva cidreira

Suco de alface com erva-cidreira

Ingredientes:
– 1 xícara (chá) de erva-cidreira fresca
– 3 xícaras (chá) de água
– 4 limões
– 1 xícara (chá) de alface
– 2 pedras de gelo

Preparo:
Faça um chá caprichado com a erva-cidreira e a água e deixe esfriar. Esprema os limões e coloque no liquidificador com o chá, a alface e os cubos de gelo. Coe e sirva bem gelado!


Gostaram?
Bjs,

Fabi Scaranzi

*Consultoria: Flávia Cyfer, nutricionista funcional (RJ)