Menu
 1463
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Descubra a regra de ouro para economizar dinheiro em 2020
Quer começar o próximo ano com dinheiro no bolso? Aprenda como economizar e cuidar das suas finanças

educação financeira - guardar dinheiro 2020 foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

Existem diferentes motivos pelos quais a gente precisa economizar dinheiro:

Quando lidamos com as nossas finanças de “salário em salário”
Quando não temos um fundo de poupança de emergência
Quando estouramos a fatura do cartão de crédito
Quando não temos controle dos nossos gastos
Quando ainda não começamos a economizar para a aposentadoria

O problema é que, mesmo sabendo que precisamos dar uma segurada nos gastos, pensar no que fazer pode nos deixar completamente paralisadas. É verdade que existem muitos truques inteligentes pra economizar, eu mesma já compartilhei alguns deles com vocês aqui no site, mas se a ideia é sair do vermelho de uma vez por todas e fazer um bom fundo para qualquer emergência futura, existe uma regra de ouro que você não só pode, como deve colocar em prática já: mudar sua mentalidade!

Parece besteira, mas a nossa mentalidade é uma influência poderosa, capaz dos segurar ou nos empurrar rumo ao sucesso. Aliás, algumas pesquisas apontam que os nossos pensamentos são mais poderosos do que nossos conjuntos de habilidades.

Como você muda sua mentalidade?
Não vou mentir, mudar nossa mentalidade pode ser um processo longo. Geralmente, é preciso fazer uma mudança no nosso estilo de vida e isso requer muita prática. Antes de mais nada, você deve listar seus objetivos por ordem de importância.

O que é prioridade pra você nesse momento: trocar de carro? Comprar um apartamento? Criar uma poupança para a faculdade dos filhos? Sair do vermelho? Qualquer que seja a sua meta, todas as suas ações futuras devem ser focadas nela e só nela, a não ser que surja uma emergência.

Questione suas despesas
O próximo passo agora é questionar todas as suas despesas atuais. Você não pode deixar de pagar o plano de saúde, mas será que não dá pra diminuir os gastos com TV a cabo, refeições fora de casa, plano na academia? Essas contas, que aparentemente não são significativas, não são obrigatórias e nem absolutamente necessárias.

No caso dos exemplos acima, você pode economizar fazendo seus exercícios físicos em casa, cozinhando para a semana toda e congelar pequenas porções, cancelando a TV a cabo e pagando apenas serviços de streaming, como Netflix, por exemplo… que tal?

Para todas as suas despesas, reserve um tempo para se perguntar:

  “Eu precisava mesmo disso na hora da compra ou agi por impulso?”
– “Esse gasto foi realmente significativo ou só serviu para matar um desejo de curto prazo que vai passar rapidamente?”

educação financeira - guardar dinheiro 2020 foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

E na hora das compras….

“Quero comprar esse item porque realmente gostei e preciso ou porque é tendência?”
“Essa compra vai agregar algum significado na pessoa que eu quero ser no futuro?”

Embora não haja nada de errado em comprar algo um pouco mais caro ou por impulso simplesmente pela vontade de se dar um presente e se sentir bem, é sempre bom estar ciente da sua verdadeira motivação antes da compra, assim você não só impede essa vontade impulsiva nas compras futuras, como descobre se há outras maneiras de se sentir feliz que não envolva gastar seu dinheiro sem necessidade.

Não deixe de pensar também em diferentes formas de conseguir o que você precisa sem precisar, de fato, comprar. É possível emprestar de alguém? Alugar mais barato ou usado? Obter gratuitamente? Será que dá pra esperar até o mês de Black Friday?

Em seguida, aplique essa mesma linha de questionamento a futuras decisões de compra, independentemente do seguimento: roupas, sapatos e bolsas, itens de decoração para casa, livros e DVDs, maquiagem…

Eu sei que essa é uma longa lista de perguntas, mas quanto mais rápido você começar a fazê-las a si mesma, mais cedo esses pensamentos vão se manter frescos na sua mente sempre que for fazer uma compra.

É preciso mudar sua mentalidade, mas sem pressa, um passo de cada vez. Não crie a falsa expectativa de que você é capaz de fazer essas mudanças da noite para o dia. Faça essas adaptações nos seus hábitos financeiros de maneira ponderada e intencional.

Ah, e uma última dica: suas economias não devem ficar paradas e bem guardadinhas! Coloque seu dinheiro numa conta poupança, na previdência privada ou invista para que você alcance sua meta final muito mais rapidamente.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação