Equilíbrio do corpo, mente e beleza

0 689

Por Cris Dios

O que é ser bonita? Muitos sites, blogs e noticiários promovem a beleza quase inatingível e relacionada a plasticidade e perfeição de uma top model ou uma atriz de telenovela. Será que isso é algo que nos deixa plena e feliz? Ou é motivo para infelicidade e sensação de eterna incapacidade?

equi1

Há algum tempo, a consciência e a busca do bem estar, alimentação saudável e sustentabilidade vem ganhando mais e mais corpo em todos os canais de comunicação, e o olhar mais apurado deste público antenado nas novidades.

equicapa

Por isso, o Laces, que já tem essa preocupação há 28 anos, promoveu um bate papo interessante com três profissionais de diferentes áreas: mente, corpo e cabelo. Mas vocês devem estar se perguntando o que tem a ver esses três temas juntos? Pois é, promovemos esse encontro porque percebemos que a vida moderna trás para o dia a dia a necessidade de fazer tudo ao mesmo tempo, sem foco, e buscando resultados imediatos. A internet trouxe muita rapidez para as relações e uma sensação de estar perto de quem está longe, mas tudo isso tem um “preço” para nossas emoções. Toda essa “correria” promove alterações não só em nosso estado mental, mas também fisiologicamente, no nosso organismo, causando stress e consequentemente refletindo em nossa pele e cabelos.

equi3

O encontro aconteceu no #DetoxDayLaces, realizado no Laces da rua Amauri. Entre os profissionais, Marcelo Csermak, pesquisador, praticante e especialista em mindfulness, uma técnica de meditação que permite focarmos nossa atenção intencionalmente na experiência do momento presente, criando abertura e receptividade seja qual for a experiência. Csemark explicou que com a ajuda da meditação é possível aprender a viver o agora e não julgar o outro ou a si mesmo de forma feroz e irrefutável, o julgamento é inerente à natureza humana e aprender a usá-lo de forma ponderada e sábia é uma conquista memorável.

laces

Uma pausa de cinco a oito minutos, com atenção na respiração, pode contribuir para uma melhor equilíbrio das tensões do dia dia, aumentar a clareza e discernimento com que enxergamos e lidamos com os problemas diários. Fisiologicamente, práticas com 10 a 15 minutos diários podem gerar benefícios em um prazo relativamente curto, entre eles podemos citar: diminuição do stress e ansiedade, melhora da qualidade do sono, melhora no sistema imunológico, melhora dos níveis de atenção, entre outros”. Exemplificou.

eqy2

Já a nutricionista Paula Gandin falou sobre a importância da alimentação saudável. “O corpo possui um processo detox natural, que depende do bom funcionamento de órgãos como o fígado e intestino. Mas, para que eles funcionem corretamente precisamos ingerir e absorver diversos nutrientes, como vitaminas e minerais diariamente. Passamos anos comendo de forma errada e, consequentemente acabamos criando deficiências nutricionais que vão refletir em várias partes do nosso organismo. Dessa forma, não contribuímos de forma plena para a eliminação de toxinas do corpo e os primeiros sintomas refletem fisicamente. O cabelo cai mais, fica sem brilho, as unhas ficam frágeis, ficamos mais cansados, sem energia, ansiosos, irritados, ou seja, geramos um desequilíbrio físico e mental. Então, a importância de discutir e entender efetivamente o que é detox” comentou Gandin.

equi4

O evento ainda contou com a minha participação, Cris Dios, explicando o detox do cabelo. Muitas pessoas não sabem, mas as madeixas também recebem diariamente diversos tipos de toxinas, através da poluição, de tratamento de beleza que possuem produtos químicos (feitos no salão ou em casa) e até mesmo da água e produtos convencionais, como shampoo, condicionador ou leave in. Então, está aí a necessidade do Detox Laces, para possibilitar que o cabelo seja cuidado de dentro para fora, repondo a massa capilar dos fios e limpando o couro cabeludo das impurezas.

detox1

Com o dia a dia cada vez mais agitado, o uso de produtos para deixar o cabelo mais bonito, por exemplo, faz cada vez mais parte do cotidiano. A maior parte destes produtos são compostos por produtos químicos, que se acumulam nos fios, deixando-os quebradiços, como também no couro cabeludo, aumentando sua oleosidade. Por isso, desenvolvi um tratamento específico para quem leva uma vida agitada e precisa utilizar esses truques de beleza. O Detox Laces faz uma limpeza no couro cabeludo, removendo células mortas, excessos de produtos, cosméticos e poluição. E ainda repõe aminoácidos e minerais para aumentar a massa capilar, deixando os cabelos preparados para o desgaste do dia a dia.

Dito isso, que tal você se preocupar um pouco mais com você, agora?

Cosmetóloga, formada pela Universidade Oswaldo Cruz, é a responsável por desenvolver a primeira linha de cosméticos brasileiros com ingredientes orgânicos para o tratamento dos cabelos. Além de proprietária de uma distribuidora de cosméticos, é hairstyle do Laces e Hair, primeiro Spa para cabelos e beleza do Brasil.