Menu
 2802
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Estourou o cartão de crédito? Descubra o que fazer para sair do vermelho
Estourou o cartão de crédito e agora não sabe o que fazer? Tire suas dúvidas e descubra alternativas seguras para sair do vermelho sem crise

dinheiro - cartão de crédito foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

Quem nunca extrapolou nos gastos do cartão de crédito que atire a primeira pedra! Às vezes, acontece mesmo. Seja por conta de um presente mais caro, um conserto no carro, a compra de um celular novo…

Usar o cartão de crédito pode ser uma mão na roda se você for uma pessoa organizada e consciente da sua situação financeira, afinal, com ele você consegue pagar suas contas de uma só vez e ainda aproveita o sistema de milhas e outras promoções. Agora, se você faz parte do time que tem dificuldade em manter suas faturas em dia, usar o cartão para fazer suas compras pode ser uma verdadeira armadilha.

Estourei o cartão de crédito: e agora?
Um erro comum que muita gente comete na hora de pagar a fatura do cartão é pagar apenar o mínimo do valor total, especialmente se o saldo bancário estiver no vermelho.

Apesar de parecer uma opção bastante viável, é preciso ter consciência: você vai pagar juros em cima de juros e a sua dívida pode chegar a valores catastróficos! Sabia que os juros cobrados mensalmente pelos bancos e operadoras se você ficar devendo no seu cartão de crédito podem chegar até 15% ao mês? Absurdo, né?

Então, se acontecer de você dever a sua fatura, o primeiro passo que eu sugiro é tentar negociar sua dívida com o banco ou operadora do cartão.

Não consegui negociar minha dívida. O que fazer?
Em muitos casos os bancos e operadoras acabam se negando a negociar as dívidas com cartão de crédito. Se esse é o seu caso, uma sugestão válida é estudar a possibilidade de fazer um empréstimo para quitar o valor em aberto.

Como o seu foco agora é fugir dos juros do cartão (que,c omo eu disse, costumam ser muito altos!), vale a pena procurar por um empréstimo pessoal que cubra juros menores. Assim, você consegue quitar a dívida do cartão e paga o empréstimo com mais calma, sem perder o sono.

Cheque especial: usar ou não usar?
O cheque especial é mais uma armadilha que pode acabar gerando bastante dor de cabeça, especialmente para quem tem o costume de pagar as faturas do cartão de crédito em débito automático. Sabia que as operadoras de cartão, na maioria dos casos, usam o limite do cheque especial para cobrir o buraco no pagamento da fatura?

Uma vez que os juros aplicados em cima do cheque especial também são bastante abusivos, essa saída acaba apenas aumentando o problema a longo prazo e tornando cada vez mais difícil o pagamento total da dívida em poucos meses.

Cuidado com possíveis golpes
Na hora de negociar suas dívidas, procure sempre ter essa conversa pessoalmente. É comum, assim que o banco detecta clientes inadimplentes, entrar em contato via telefone várias vezes por dia a fim de propor um acordo.

O que muita gente não sabe é que essas negociações, na maioria das vezes, são feitas de maneira irregular. Os funcionários se aproveitam, inclusive, do momento de insegurança e fragilidade do cliente para oferecer condições de parcelamento desfavoráveis, fazendo a dívida se tornar uma bola de neve.

E atenção: bancos e operadoras não podem NUNCA fazer nenhum tipo de ameaça à clientes inadimplentes. Se isso acontecer, entre em contato com o Procon para relatar qualquer situação de abuso ou constrangimento.

Dicas anotadas? Conte pra mim: você alguma vez já estourou seu cartão de crédito? Que solução você encontrou para quitar suas dividas?

Bjs,
Fabi Scaranzi

 

*Fonte: https://financasfemininas.com.br


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação