Menu
 4089
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Flores que purificam e embelezam a pele
mascara de flores-capa

(Foto: Shutterstock)

Quando pensamos nas flores e seu papel fundamental na cosmetologia hoje, é sempre interessante saber que foi a nobre italiana Catarina de Médici, em 1553, que levou à França a cultura do perfume. Quando se casou com Henrique II e se mudou para lá, já como rainha consorte, levou seu perfumista pessoal incumbido de procurar na viagem, uma vegetação similar à de Toscana. Encontraram a pequena cidade de Grasse, localizada no sul da França, com belas colinas, rosas e jasmins, onde eram produzidas as fragrâncias de Catarina. Grasse tornou-se então a capital nacional do perfume. Catarina investiu muito na pesquisa de flores e seu uso na cosmética. Talvez a grande precursora da indústria que hoje retira da natureza as essências que nos trazem benefícios sem fim à beleza, ao bem-estar e à saúde.

Entendendo melhor as características de cada flor

Flor de Lótus

No budismo, ela significa a pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais e a flor imaculada, que desabrocha sobre a água em busca de luz. É a promessa da pureza e elevação espiritual. Comprovadamente purificante.

Arnica Montana

A Arnica tem efeito antisséptico (remove as toxinas da pele e aumenta a acidez, o que é bom para a renovação celular), cicatrizante, antioxidante e ajuda na prevenção de problemas da pele como a acne rosácea e até o câncer.

Tília

Muito plantada em jardins e parques, a tília tem flores que perfumam o ar nas noites de Verão. Tem propriedades anti-inflamatórias, nutritivas e vasodilatadoras.

Rosas brancas

A rosa branca também conhecida como rosa arbustiva ou rosa de corte é muito utilizada como planta medicinal calmante e também para limpeza de pele. As propriedades da rosa branca incluem a sua ação tonificante e hidratante.

Maracujá

Uma das frutas mais utilizadas na composição de cosméticos é o maracujá. Ele é uma trepadeira de flores viçosas e a cor de seus frutos pode variar entre o verde, o amarelo e o laranja. O nome vem do tupi-guarani “murukuia”, que significa “comida preparada em cuia”, fazendo uma alusão ao formato.

Rico em vitamina C, sais minerais e vitaminas do complexo B, o maracujá também possui passiflorina, substância com propriedades sedativas – daí seu uso como calmante, que também serve para relaxar a pele.

Camomila

A Camomila é uma planta muito utilizada no meio medicinal e cosmético. As suas propriedades terapêuticas baseiam-se na ação anti-inflamatória. A camomila possui um largo uso na indústria de medicamentos, cosméticos e alimentos. Atua como antioxidante e calmante.

Calêndula

A calêndula é uma das plantas, que contém flavonóides, um ativo natural, que ajuda na regeneração celular e descongestiona a pele.

Máscara de Flores – um carinho regenerador

A Máscara de Flores é composta por flores e plantas e seus compostos fenótipos reduzem os danos tóxicos da pele, aumentando o fluxo sanguíneo. É um polivitamínico rico em minerais, com ação antioxidante, depurativa e rica em vitaminas, auxilia no combate às manchas e fortalece o sistema imunológico.

Comece por uma limpeza na pele com o Banho de Espuma Lemurianas e a polpa do cacau. Retirar com água abundante e aplicar a Máscara de Flores. Seus ingredientes associados a sete flores, principalmente a Flor de Lótus, ajuda a remover as toxinas da pele e purifica. Com efeito comedogênico, elimina as impurezas.

Coloque em todo o rosto, inclusive embaixo dos olhos, por quinze minutos. Umedeça a ponta dos dedos e suavemente vá molhando a máscara e massageando com movimentos circulares para ajudar na penetração do produto. Aos poucos pequenas “massinhas” se formam, grudando umas nas outras e removem a máscara. Caso tenha pressa, use um algodão embebido em água para retirar, ou lave em água corrente.

Refletindo um pouco sobre o efeito deste tratamento… Quando chove, caem pequenas gotas nas pétalas porosas da flor e formam um feixe de água que a limpam. É exatamente como fazemos com a pele ao retirar as impurezas com os rolinhos.

00002673_mascara_extrato_de_flores

Imaginou agora, o que todas elas juntas, somando-se as propriedades de cada uma, podem fazer por sua pele? Pois deixe de apenas imaginar e permita-se esse carinho. Seu rosto agradece!


Formada na Faculdade de Belas Artes, em São Paulo, estudou cosmetologia na Argentina e cursou especializações nos Estados Unidos, França, Itália e Bélgica. Roseli dá palestras em congressos tanto no Brasil quanto no exterior, além de consultorias em revistas e programas de televisão. É autora dos livros “Guia de Automassagem – Estética Facial” e “Beleza Natural” e criadora do método “Massagem Esplendorosa”, tratamento que visa realinhar os músculos da face.
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação