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Hot Yoga. Conheça o exercício que beneficia corpo e mente
Praticada em uma sala superaquecida, a Hot Yoga melhora a circulação do sangue, desintoxica o corpo, e promove a melhoria do foco e concentração da mente
(Photo by Matt Cardy/Getty Images)

(Imagem: Matt Cardy/Getty Images)

Praticada em uma sala aquecida para a proteção dos tecidos musculares contra estiramentos e distensões, a Hot Yoga, nova modalidade de exercícios de yoga, não só colabora com grandes melhorias na circulação sanguínea, mas também com a desintoxicação do corpo. Esse método simples de yoga ajuda a disciplinar o corpo por meio da força física e mental, promovendo mais flexibilidade, equilíbrio e concentração dentro e fora da sala de aula.

Mas como ela funciona?
Com duração entre 60 e 90 minutos em uma sala com temperatura em torno dos 40ºC, a Hot Yoga deve ser realizada de forma acelerada e vigorosa, já que quanto menos descanso tiver entre as posturas, maiores serão os benefícios cardiovasculares. O calor também serve como um grande desafio mental: nas primeiras aulas o que mais incomoda é a temperatura e normalmente existe uma grande “briga interna” na mente, que pensa em continuar praticando e persistindo ou sair correndo da sala, ou seja, o calor ajuda a desenvolver foco mental e força de vontade, funcionando assim como um facilitador para uma “meditação em movimento”. De acordo com Andrea Wellbaum, instrutora-sênior e proprietária da Hot Yoga São Paulo, a sala aquecida proporciona um trabalho cardiovascular muito intenso, encontrado em poucas aulas de yoga feitas em temperatura ambiente. Isso porque o calor relaxa as veias e artérias, o que exige que o coração faça mais esforço, batendo mais rapidamente, para bombear sangue para todas as partes do corpo. Isso acaba fazendo com que esta prática seja também aeróbica. “Esta modalidade aplica muito o efeito torniquete: alongamento, equilíbrio (com o uso da gravidade) e criação de pressão, tudo ao mesmo tempo. O fornecimento de sangue para as artérias e veias é suspenso durante alguns segundos, como se a comporta de uma represa estivesse sendo fechada, criando pressão naquela área, onde uma maior quantidade de sangue começa a se acumular, esperando a comporta se abrir novamente”, explica Andrea. Quando a postura é liberada, ou seja, a comporta é aberta, o sangue corre em alta velocidade pelas veias e artérias, limpando-as e levando oxigênio fresco àquele local.

(Imagem: Hot Yoga São Paulo/Marcelo Saraiva)

(Imagem: Hot Yoga São Paulo/Marcelo Saraiva)

Benefícios da Hot Yoga

– Ajuda no tratamento de lesões e problemas crônicos
Este é um benefício percebido em praticamente todas as aulas de yoga, quentes ou não. Porém, a Hot Yoga é conhecida por ser mais segura principalmente para pessoas com problemas nos joelhos e coluna, pois o calor aquece também as áreas afetadas, aliviando inflamações e dores, o que permite com que o aluno movimente com mais profundidade uma área que possivelmente ficou muito tempo imóvel por doer ao ser recrutada.

– Aumenta o condicionamento físico e tonifica os músculos
A combinação calor + umidade + exercício aumenta o desempenho nos esportes de resistência. Estudos publicados nos últimos anos nos Estados Unidos comprovam que o corpo se adapta rapidamente a exercícios em um ambiente quente e acaba se tornando mais eficiente. De acordo com um estudo da Universidade do Estado de Indiana, nos Estados Unidos, após sete a quatorze dias de exercício no calor, as pessoas passam por uma série de mudanças fisiológicas conhecidas como aclimatação. “O resultado é aumento no consumo de oxigênio, aumento de eficiência nos exercícios e diminuição do esforço do coração. Os níveis de cortisol no sangue – usado para medir o estresse – caem durante exercício intenso no calor, o que significa uma queda no nível de stress”, diz Andrea.

– Aumenta a flexibilidade
Para moldar um pedaço ferro na forma que queremos temos de primeiramente esquentar o ferro. Aí ele fica mole o suficiente e podemos dobrá-lo em qualquer direção. Com o nosso corpo ocorre algo parecido. O calor ajuda a relaxar os músculos e articulações, permitindo o aluno a avançar nas posturas com mais profundidade e intensidade sem o risco de se machucar. Isto é benéfico, já que um alongamento mais profundo transporta mais sangue e oxigênio para os músculos, nervos e tecidos. O líquido sinovial, que é o “lubrificante” das articulações, fica mais fino no calor, o que permite com que ele flua mais profundamente nas articulações, ajudando-as a se moverem com mais liberdade.

– Melhora o foco, a memória, a concentração e alivia o estresse
O desafio de praticar posturas no calor obriga a mente a se concentrar no momento presente, bloqueando todos os outros pensamentos durante 90 minutos, transformando a prática em uma “meditação em movimento”. Andrea explica que, nas primeiras aulas o calor incomoda muito, gerando muita agitação mental e pensamentos de querer sair da sala no meio da aula, de que você não vai aguentar, mas, com o passar do tempo, você aprende a “domar” seus pensamentos e a controlar sua mente, o que faz com que ela fique muito mais forte e focada, algo que te ajuda não apenas na sala quente, mas também em lidar com muitos desafios do dia-a-dia.

– Ajuda a estabilizar o peso
Constantemente, os alunos da Hot Yoga perguntam aos instrutores se o exercício auxilia na perda de peso. Mesmo sem ser esta a finalidade da aula, basta praticar uma aula para avaliar os picos altíssimos de frequência em determinados momentos. A yoga auxilia, sim, na perda de peso trabalhando um outro aspecto, que é a massagem e o estímulo do sistema endocrinológico durante a prática das posições. “Costumo dizer que após um tempo de prática o corpo fica mais inteligente, selecionando opções mais saudáveis para comer – e beber e o corpo acaba precisando de menos comida para funcionar bem, já que as vitaminas ingeridas são absorvidas com maior eficácia”, ressalta a professora.

(Imagem: Hot Yoga São Paulo/Marcelo Saraiva)

(Imagem: Hot Yoga São Paulo/Marcelo Saraiva)

Para quem ela é aconselhada?
Pessoas das mais diferentes idades estão liberadas para praticar essa modalidade de yoga, uma vez que as aulas são todas de nível geral e podem ser realizadas por adolescentes, adultos e idosos. Grávidas também tem permissão para realizar as aulas se já forem praticantes regulares da hot yoga pelo menos seis meses antes de ter ficado grávidas. A prática de yoga durante a gravidez ajuda a grávida a manter um bom condicionamento e é uma incrível preparação para o parto, além de acelerar a recuperação pós-parto. “Aulas de Hot Yoga são indicadas também para quem sofre de lesões e dores crônicas, pois facilita o movimento das articulações e a entrada mais profunda do exercício na postura, o que potencializa os efeitos terapêuticos da yoga”, explica Andrea.

De olho na frequência
Quanto mais você praticar, mais rapidamente você verá os resultados, entretanto, Andrea afirma que a recomendação geral é praticar todos os dias durante os dois primeiros meses para se chegar a um corpo novo. Depois, é só manter os resultados praticando duas ou três vezes por semana. “Para aqueles cuja rotina não permita praticar diariamente no início, com uma prática de três a quatro vezes por semana é possível notar um bom progresso já após um mês.

Por outro lado, quem só conseguir vir à aula duas vezes por semana também vai se sentir completamente desestressado, relaxado e rejuvenescido”.

(Imagem: Hot Yoga São Paulo/Marcelo Saraiva)

(Imagem: Hot Yoga São Paulo/Marcelo Saraiva)

Atenção aos cuidados
– Tome pelo menos 2 litros de água antes de ir para a aula
– Vá para aula com o estômago vazio, mas sem passar fome. Coma algo leve duas horas antes da aula
– No caso de uma refeição mais pesada, espere pelo menos 4 horas antes de praticar a modalidade
– Tome pequenos goles de água durante a aula, se necessário
– Tome muita água após a aula para evitar dor de cabeça, normalmente provocada pelo processo de desintoxicação ou pela ingestão insuficiente de líquido antes da prática

(Hot Yoga São Paulo/Marcelo Saraiva)

(Hot Yoga São Paulo/Marcelo Saraiva)

 


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