Menu
 1579
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Inteligência emocional x Dinheiro: como cuidar melhor das nossas finanças
O dinheiro pode, sim, comprar felicidade se formos emocionalmente inteligentes para lidar com ele! Aprenda já como trabalhar essa habilidade

dinheiro - inteligencia emocional foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

Conforme os anos vão passando, vamos perdendo aquela necessidade desenfreada de comprar tudo o que temos vontade e entendemos que dinheiro nem sempre traz felicidade.

É verdade que nada supera a paz de viver uma vida tranquila, com saúde, sem inimizades e cercada de pessoas que a gente ama, mas nada nos impede de curtir bons momentos usando aquele dinheirinho extra que sobrou no fim do mês.

Um estudo realizado nos Estados Unidos pelos pesquisadores Gilbert e Wilson Dunn procurou entender no que as pessoas mais gastavam seu dinheiro e de que forma esse investimento influenciava na sua felicidade e bem-estar. Como conclusão, o estudo sugeriu que o dinheiro resulta num bem-estar maior quando é gasto com experiências, e não em bens materiais. E mais: que são as diferenças individuais que explicam a felicidade que as compras trazem, e não as compras de fato.

Outra conclusão importante da pesquisa foi que aqueles que eram mais felizes com seus gastos eram, automaticamente, os mais conscientes com onde investiam seu dinheiro – um aspecto básico da inteligência emocional.

Por isso, separei cinco maneiras pra você aproveitar melhor o seu dinheiro levando em conta sua inteligência emocional e ser ainda mais feliz. Espia só!

1. Descubra o que te faz feliz
Infelizmente, não é todo mundo que sabe como entrar em contato com as próprias emoções e ter uma ideia real do que querem e do que as faz felizes. Para muitas pessoas, o fato de ter dinheiro disponível na conta e prontinho pra gastar  já é motivo de sucesso. O problema é que essas pessoas dificilmente sabem criar uma relação real entre o que estão gastando e o que de fato lhes dá felicidade. Estar em contato com as suas emoções e o que te faz feliz permite que você concentre o seu tempo e recursos no que realmente importa.

2. Não se preocupe com as expectativas dos outros
Quantas pessoas você conhece que seguiram a carreira do pai ou da mãe para, anos mais tarde, descobrirem que não eram apaixonadas por aquela profissão? O mesmo vale na hora de gastar dinheiro. Pessoas que não se conhecem bem, podem facilmente cair na armadilha de gastar dinheiro com aquilo que outras pessoas julgam ser bacana ou interessante. Pessoas autoconscientes diferenciam suas necessidades e expectativas das dos outros e são capazes de suportar a pressão e críticas da sociedade.

dinheiro - inteligencia emocional foto de dentro 1

(Imagem: Shutterstock)

3. Deixe pra depois pequenos mimos
Definirmos o que queremos na vida a longo prazo nos permite negar a nós mesmas recompensas imediatas, como aquela blusinha em promoção ou um sapato novo. Quando vemos os resultados da luta por uma meta ou objetivo que desejamos profundamente, somos capazes de apreciar muito mais os resultados. Saber o que queremos e nos esforçar para chegar lá cria um senso maior de propósito e dá significado à nossa vida.

4. Aprecie a jornada
As pessoas com mais inteligência emocional são capazes de encontrar formas de se recompensar em sua jornada rumo ao sucesso, mesmo que seja de maneira pequena e que não exija, necessariamente, gastando dinheiro. Para elas, pequenos prazeres que custam pouco, mas que não deixam de ser satisfatórios, ajudam a alcançar objetivos maiores e melhores. Saber o que nos agrada nos permite cuidar do nosso bem-estar psicológico e nos dá mais motivação para seguir em frente. Troque as compras por produtos alugados, visite brechós, faça passeios gratuitos… todas essas trocas inteligentes ajudam você a economizar, sem descuidar do carinho e afeto que você deve ter por si mesma.

5. Pratique a gratidão
Quem é grato pelo que tem, têm mais chances de se divertir quando puder gastar seu dinheiro com novas compras. É menos provável, inclusive, que pessoas com inteligência emocional caiam em um ciclo de compras intermináveis que só causam satisfação a curto prazo. Isso permite que elas gastem tempo e esforço para curtir e realmente desfrutar daquilo que compraram. Sentir-se grata e feliz por cada uma das suas conquistas aumenta o valor do seu tempo, esforço e dinheiro, e te ensina a valorizar ainda mais os gastos futuros.

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação