Menu
 2151
Mesmo insegura, venda uma imagem confiante

Pode ter certeza que a pessoa mais confiante que você conhece já passou por situações de insegurança um dia. Há sempre uma nova situação de pressão e uma primeira vez. A diferença está em como lidar com a insegurança, ou seja, como disfarçá-la.

(Foto: iStock)

Em um mundo onde “parecer ser” muitas vezes é mais importante do que “ser” de fato, ter um currículo impecável e ser um gênio em determinado segmento não a coloca à frente em uma entrevista – se você parecer fraco ao falar e se expressar. Já quem é confiante, pode até não ter uma ideia tão boa, mas se passar confiança ao falar, sua ideia pode se destacar. Já deu para perceber que saber se portar de forma confiante, principalmente em um ambiente de trabalho, é tão importante quanto ter um bom currículo.

Apesar de ser muito difícil demonstrar confiança o tempo inteiro, você pode aprender técnicas que vão  ajudá-la na hora que mais precisar, como naquela tão esperada entrevista de emprego, em uma apresentação importante no trabalho ou em eventos sociais.

A Linguagem Corporal

A primeira dica é utilizar uma linguagem corporal confiante. Observe ao seu redor, as pessoas que parecem inseguras geralmente ficam curvadas, ocupam pouco espaço, são discretas e evitam contato visual.

Para parecer confiante, mantenha a coluna reta e a cabeça erguida, caminhe como se fosse o dono do mundo, mesmo que não se sinta desta forma. Procure ficar parado reto e não dividindo o peso de um lado do corpo. Ocupe o espaço ao seu redor, por exemplo, ao se sentar em uma cadeira, utilize o encosto e os apoios de braços, nunca cruze os braços, de pé coloque as mãos nos quadris.

Se precisar chamar a atenção de alguém, toque no ombro da pessoa, considere a situação e veja se é adequado o toque, sem exageros, em um ambiente barulhento, por exemplo, um toque sutil no ombro da pessoa para chamar a sua atenção é adequado.

Mantenha Relações Sociais com Confiança

Manter um contato visual ao conversar é sinal de confiança e interesse. Ao cumprimentar dê um aperto de mão firme, isso passa a impressão que você tem confiança de si. Fale de forma pausada e clara e sempre sorria, isso faz com que pareça uma pessoa calorosa, amigável e acessível.

Se você costuma pedir desculpas constantemente, inclusive para coisas triviais, pare com isso. Trate as pessoas ao redor com o máximo respeito.

Ao se comunicar não utilize um vocabulário com expressões imprecisas como: “talvez” e “eu acho que”. Utilize expressões afirmativas e precisas como: “certamente” e “eu acredito”.

Bom Humor

Pessoas engraçadas, em geral, são vistas como confiantes e capazes de transformar o clima de uma empresa. Quando for apropriado ao ambiente, aposte no humor, mas com moderação. Se sua insegurança não permite que você tenha coragem de provocar risada nos outros, simplesmente apresente-se de bom humor, sorrindo.

Esteja sempre preparado

A dica final é para que você esteja sempre preparado. A insegurança é causada pelo o que nos é desconhecido, desta forma, pesquise sempre e estude. No caso de uma entrevista de emprego, estude sobre a empresa, sobre a vaga, sobre as necessidades da empresa, sobre o setor que atuam, quanto mais conhecimentos você tiver mais seguro e confiante você estará. Dedique-se ao máximo antes de enfrentar reuniões, apresentações ou entrevistas de emprego. Pular esta etapa é deixar muito espaço para o acaso e para possíveis falhas. E a dica mais importante, na minha opinião, é se autoconhecer, saber como você funciona, como reage  e se preparar para as situações que, pra você, ainda são mais difíceis. Diga pra você mesma: estou confiante, sou capaz e tudo vai dar certo.

E não se esqueça que todas as pessoas tem uma pontinha de insegurança. A diferença é que elas disfarçam bem.  Boa Sorte!

Bj pra vcs
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO ESTILO
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação