Menu
 2504
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Tudo o que você precisa saber sobre o orçamento de um casamento
Aquela alegria de ficar noiva se transforma num pesadelo cada vez que você pensa na organização (e nos gastos!) da festa? Calma! Planejar – e pagar – um casamento não precisa ser um bicho de sete cabeças. Você só precisa saber onde e como investir seu dinheiro
fernanda-mendez-531843-unsplash

(Photo by Fernanda Méndez on Unsplash)

Na hora de planejar seu casamento, existem detalhes importantes que você não pode deixar de fora: os gastos com papelaria, bufê, decoração… Mas como saber quanto você deve investir em cada um? Pedimos para a assessora de eventos Ana Lúcia Ribeiro revelar as melhores dicas dos especialistas. O ponto de partida é organizar seu budget e, a partir disso, definir suas prioridades. “O importante é saber exatamente o que você quer que seja o destaque da sua festa. O casal não dispensa uma boa música? Então, reserve uma quantia maior para os gastos com a banda ou dj”, explica.

Para não extrapolar em nenhuma área nem esquecer de qualquer detalhe, uma sugestão é dividir os gastos da seguinte maneira:
– 33% em alimentação e bebidas
– 15% em decoração e buquê
– 12% com o local da cerimônia e recepção
– 10% com a roupa do noivo e da noiva
– 8% em fotografia e filmagem
– 8% com a música (tanto da cerimônia, quanto da festa)
– 8% em gastos extras
– 3% com as cerimônias religiosa e civil
– 3% em papelaria

Toda ajuda é bem-vinda
Não tenha vergonha de pedir ou aceitar a ajuda de amigos e parentes se eles se oferecerem para pagar algum dos itens do seu casamento, mas garanta que eles se envolvam em áreas que, de fato, tenham interesse. Sabe aquele seu tio que não nega um bom uísque? Caso ele se ofereça, deixe que ele assuma as despesas com as bebidas, afinal, ele saberá escolher a melhor opção e o gasto não pesará no seu orçamento. Ana lembra ainda que aquela história de que é o pai da noiva é quem deve arcar com a festa, hoje virou lenda. “Não é vergonha nenhuma sugerir que os pais dos noivos paguem metade da festa e a outra metade seja dividida entre o casal, assim as despesas não pesarão tanto no bolso de cada um”, diz a assessora.

Não perca o controle
São tantas coisas lindas nas revistas e sites de noivas que fica difícil não querer extrapolar os gastos um pouquinho para ter o casamento dos sonhos, né? Mas lembre-se de quanto você e seu parceiro batalharam para conquistar aquele dinheiro no fim do mês, portanto, não gastem mais do que realmente podem. Para não passar do limite e se ver toda endividada meses depois do casamento, o ideal é ter em mãos pelo menos 50% do custo total da festa e deixar para financiar os outros 50%. Se você e seu noivo estão programando um casamento a longo prazo, Ana Lúcia sugere que vocês estipulem juntos uma quantia que poderão guardar todo mês para gastos exclusivos com a festa e, assim que começarem a fechar contratos, criarem uma planilha, essas no Excel mesmo, para não perderem o controle do que já foi pago e no ainda falta investir.

Compare orçamentos
Nada de fechar contratos com a primeira empresa que você visitou só porque deixou a emoção tomar conta. Para fazer bons negócios é preciso agir racionalmente e pesquisar (e muito!) valores e condições de pagamentos em diferentes estabelecimentos. Se você gostou muito do serviço de uma empresa, mas o preço está um pouco salgado, marque uma reunião e apresente as outras propostas que recebeu. Com jeitinho, tente negociar um desconto ou se o estabelecimento em questão não pode cobrir a oferta do concorrente.
Na hora de fechar o negócio, tome cuidado para não contratar uma empresa fantasma, que provavelmente vai sumir do mercado e levar com ela todo o seu dinheiro. Para não correr o risco, pesquise muito as referências do fornecedor e, principalmente, pague apenas 50% do valor na hora da contratação e os outros 50% nas vésperas da sua festa.

Acerte na conta
Existe uma continha que nos ajuda a calcular exatamente a quantia ideal de comes e bebes para cada convidado. Tome nota antes de fechar o contrato com o bufê:
– Uísque e vodca: 1 litro para cada dez pessoas.
– Espumante: 1 garrafa para cada duas pessoas (que tal checar no Duty Free por preços mais em conta?)
– Doces: cerca de cinco unidades por pessoa.
– Bem-casados: de dois a três por pessoa se forem entregues como lembrancinha.

Somente o necessário
Existem alguns detalhes que podem facilitar a vida dos noivos, mas podem levar os gastos do orçamento às alturas. E, se pensarmos duas vezes, será que são mesmo necessários? Ana Lúcia acredita que uma cerimonialista é imprescindível para que tudo corra bem no grande dia, mas será que você precisa mesmo dela um ano antes do evento? Peça a ajuda de toda a família para garantir que cada item do seu casamento esteja definido e pronto para ser entregue e só contrate o serviço de uma assessora no último mês, para alinhar se tudo o que você fechou nos contratos está sendo entregue. O valor pode sair até 30 vezes menos que o pacote completo.

Para economizar no bufê e no salão, abra mão da festa durante o final de semana. Locais de eventos costumam cobrar até 50% menos se a festa for realizada durante um dia útil. E para finalizar: mesmo que se vestir noiva seja um sonho seu desde a infância, talvez seja melhor considerar a opção do aluguel na hora de escolher o vestido. Peças já usadas podem sair até 30% mais em conta do que uma exclusiva. Agora, se você não abre mão de ter um vestido só seu, considere comprá-lo no exterior, ou em sites internacionais, mas tenha certeza de suas medidas antes de efetuar a compra para não correr o risco de receber um vestido curto ou apertado, semanas antes do casamento.

E muitas felicidades pra você!! Bj


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação