Menu
 1677
Mitos e verdades sobre os seus cuidados de beleza

Vamos lá… Você acredita em tudo o que dizem sobre o que faz bem pra isso ou aquilo? Ou quando fica em dúvida vai checar antes, pra ter certeza? Quando o foco é beleza, saúde e bem-estar, não se pode arriscar fazer ou deixar fazer procedimentos, sem consultar um especialista. Novas práticas milagrosas? Não adote nada que o seu médico não confirme. Para ajudá-la a fugir de algumas armadilhas, vão aqui dicas a respeito de mitos e verdades sobre os cuidados pessoais com a nossa pele e cabelos, para as quais consultamos a dermatologista  Maria Bussade. Confira.

shampoo

1. Passar o shampoo primeiro e o condicionador depois.

Faz bem lavar o cabelo de forma inversa a cada 15 dias, deixando inclusive o condicionar agir no cabelo ainda seco por 5-10 minutos. Isso fará os cabelos ficarem mais leves, longe do frizz e do volume exagerado. MITO ou VERDADE?

Mito! Para o cabelo ficar mais leve é preciso diluir o Shampoo em água (meio a meio) para não pesar o cabelo. A forma correta de lavar o cabelo é primeiro passar o shampoo sempre, porque ele tem a função de limpar o couro cabeludo e abre a cutícula dos fios deixando-os preparados para receber os nutrientes, e o condicionador depois porque para nutrir os fios fechar as cutículas.

2. Raspar a perna durante o banho.

shaving

Ao raspar a perna no chuveiro você está mais propensa a manchar a pele por causa da água quente, além de aumentar as chances de pelos encravados. O ideal é que o banho morno sirva como preparação para a pele que só deve ser raspada com a pele ainda úmida ao sair do chuveiro. A água quente e o vapor suavizarão os pelos, tornando menos provável que a pele fique irritada. MITO ou VERDADE?

Mito! Pode raspar a pele no chuveiro desde que se use algum creme para que a lâmina não tenha atrito, pode ser um sabonete mais cremoso. O que encrava é usar lâmina gasta e raspar sem alguma substância que dê emoliência (amaciamento da pele). A água morna é boa porque amolece o pelo.

3. Usar uma bucha.

esponja

Basicamente, todas as bactérias e pele morta que você retira ao esfregar a pele fica ficam presas na bucha e serão novamente espalhadas no seu corpo ao usar a bucha no seu próximo banho. MITO ou VERDADE?

Mito! Pode usar bucha eventualmente, porque a pele tem um tempo de troca de células mortas que é a cada semana, então 1 x por semana pode-se usar a bucha (apenas em quem não tem pele seca). A bucha deve ser trocada de preferência 1x por mês para não haver proliferação de bactérias e fungos em sua superfície.

4. Tomar um banho muito quente.

quente

A água quente resseca a pele e tira sua oleosidade natural. Mesmo no inverno, a água mais fria melhora a circulação, dor muscular, imunidade e até mesmo depressão. MITO ou VERDADE?

Verdade! O banho muito quente é prejudicial para a pele porque retira o manto hidrolipídico que protege a pele levando a dermatites e peles sensíveis. Não precisa tomar banho gelado, pode ser morno e banhos mais curtos. Sim, o banho com água gelada melhora, de fato, as dores musculares.

5. Ir para o banho usando maquiagem.

maquiagem

Muitos produtos de limpeza não são destinados a remoção, por isso mesmo depois de lavar o rosto durante o banho, você provavelmente ainda irá para a cama com o rosto cheio de resíduos, o que significa que as suas chances de obter manchas continuam enormes. MITO ou VERDADE?

Verdade! Primeiro demaquilar a pele com demaquilante oleoso para a região dos olhos e mais aquoso para o rosto. Só sabão não limpa a pele e pode aumentar a acne e dermatites.

6. Você usa produtos demais.

Quanto mais cremes, sabonetes e hidratantes com enxague você usa, mais o óleo natural é extraído da sua pele. Aí, ao invés de conquistar uma pele perfeita, você ganha a sensação de pele ressecada e porosa. Durante o banho, atenha-se apenas a passar um único tipo de sabonete com ingredientes hidratantes. Deixe para lavar o rosto com um sabonete específico para a área antes ou depois do banho, com água sempre gelada. Antes, lembre-se de limpar a maquiagem com demaquilante. MITO ou VERDADE?

produtos demais

Verdade! Quanto mais produtos, mais a pele é prejudicada danificando o manto hidrolipídico da mesma, levando ao ressecamento da pele. Se você já tem pele seca o certo é usar sabonetes soap free e óleos de banho, com banho rápido e morno.

Gostou das dicas? Tirou algumas de suas dúvidas? Pois nós continuaremos investigando com os nossos dermatologistas de plantão, tudo aquilo sobre o que você “ouviu falar”, mas não tinha certeza. Aguarde a próxima sessão!

bj pra vcs

Fabi Scaranzi

BIOGRAFIA
PALESTRAS
FAB PRODUÇÕES
APP VIVO MULHER
Stay Connected
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily