Não deixe sua pele ressecada nesse inverno

O inverno chegou com tudo! Para não deixar que sua pele sofra com a baixa temperatura, você deve apostar em cremes hidratantes diariamente. Aprenda como escolher o produto certo para você e como evitar a sensação de pele seca

0 13077
(Imagem: Pinterest/brit.co)

(Imagem: Pinterest/brit.co)

Durante os dias mais frios do ano, muitas vezes sentimos a pele seca, rachada, quase porosa. Além de não ser nada bonito, ter a pele ressecada não é nada saudável. Por isso, pedimos para a dermatologista de Recife, Dra. Cláudia Magalhães responder algumas dúvidas sobre como cuidar da pele do corpo e rosto nesse inverno e, principalmente, como não deixa-la sofrer com os ventos gelados.

Como escolher o hidratante ideal?
Para o rosto, a escolha vai depender do seu tipo de pele: seca, mista ou oleosa! De acordo com Claudia, definir seu tipo de pele é fundamental, já que nunca devemos usar produtos muito emolientes (aqueles que concentram água, óleos e gorduras destinadas a ajudar a hidratar a pele) caso nossa pele do rosto seja oleosa. Por outro lado, durante o inverno é essencial o uso de cremes ou loções bastante emolientes para todo o corpo.

Usar o mesmo hidratante para rosto e corpo, pode?
Não! Pessoas com a pele do rosto mista ou oleosa nunca devem usar o mesmo hidratante para o corpo, porque isso vai causar uma oleosidade ainda maior, além de poros dilatados e até mesmo, o desencadeamento de cravos e espinhas. A regra, entretanto, tem uma exceção: para pessoas com a pele do rosto seca, alguns hidratantes corporais podem ser usados tanto para a face, como para o corpo.

Óleos corporais são bons para hidratar a pele?
O uso de óleos está totalmente liberado para quem quer manter a pele sempre saudável. O importante é saber como e quando usar. Ele deve ser espalhado por todo o corpo quase no final do banho. Em seguida, tome uma chuveirada para retirar o excesso do óleo e seque a pele dando batidinhas leves com a toalha. Claudia avisa, porém, que apesar de muito eficientes, o óleo de banho não dispensa o uso de um bom hidratante corporal, pelo menos uma vez ao dia.

Qual é a diferença entre os cremes a base de manteiga, ácido hialurônico e uréia?
Todos estes produtos são ativos utilizados na composição dos cremes ou loções de hidratação corporal. Eles, inclusive, podem estar juntos em um mesmo produto, agindo de forma harmoniosa, para melhor hidratar a pele do corpo.

Qual é a maneira certa para aplicar cremes hidratantes?
A hora de aplicar um hidratante é sempre após o banho, 1 a 3 minutos após a saída do chuveiro, ou enquanto a pele do corpo ainda estiver úmida. Isso vai facilitar sua absorção e eficácia! E não se esqueça que o creme deve ser espalhado de maneira uniforme, em todas as partes do corpo.

Água quente faz mal para a pele?
Claudia alerta que a temperatura alta da água interfere – e muito! – no ressecamento da pele. “Está completamente contraindicado tomar banho com água muito quente, já que ela remove a gordura natural da nossa pele, desfazendo a integridade do manto lipídico, que a recobre e protege”, avisa. Por isso, mesmo no inverno, tome coragem e regule a água para temperatura morna ou fria.

Devemos esfoliar a pele durante o inverno?
A esfoliação da pele do corpo sempre deve ser vista com certa cautela em qualquer época do ano. A dermatologista recomenda que ela nunca seja feita durante o inverno, quando a pele do corpo está mais seca. Por isso, se você tem o costume de fazer esfoliações regularmente, dê uma pausa na prática durante os dias mais frios, ok?

Cremes de banho são uma alternativa para quem não consegue levar a rotina de beleza a sério?
Cremes com enxague são a forma menos eficaz de hidratar a pele, mas se você simplesmente não consegue criar o hábito de passar cremes diariamente, ele certamente é uma opção melhor do que não a hidratar. Mesmo que o efeito não seja tão bom, parta para esse plano B ao invés de deixar a preguiça tomar conta e sua pele sofrer sem cuidados nenhum.

creme-hidratante-pele-corpo-inverno

Hábitos saudáveis para evitar o ressecamento da pele
Não são só os cremes e loções que ajudam a evitar o ressecamento da pele. Fique de olho nessa lista de pequenas atitudes para manter a pele sempre saudável.

– Tome, no mínimo, dois litros de água por dia
– Durante o inverno, substitua uma parte da água a ser ingerida por chás
– Use água termal para hidratar o rosto, principalmente se você mora em regiões mais secas
– Passe protetor solar diariamente
– Lave o rosto com água fria duas vezes ao dia, mesmo no inverno. Coragem!
– Tenha sempre uma pomada – já que são mais espessas e aderem a pele por mais tempo – em mãos para hidratar lábios, joelhos, cotovelos e calcanhares
– Antes de dormir, limpe a pele com água morna. Em seguida, use tônico e hidratante. Tente manter essa rotina regularmente.