Menu
 3315
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
O que você pode aprender com a mentalidade mamba de Kobe Bryant
Conheça a mentalidade mamba de Kobe Bryant e como essa filosofia que levou o astro da NBA a excelência pode ser usada para o seu sucesso!

comunicação - kobe bryant foto de destaque leg si.com

(Imagem: reprodução/si.com)

No dia 26 de janeiro o esporte mundial sofreu uma grande perda. O ex-jogador de basquete Kobe Bryant foi vítima de um acidente fatal de helicóptero em Calabasas, na Califórnia, junto com sua filha Gigi de 13 anos, o piloto e outros seis passageiros.

Muito mais do que um astro da NBA, Kobe era conhecido por seu humor e personalidade, e deixa um legado que vai além dos seus números dentro de quadra. Bryant também era autor, chefe de seu próprio estúdio de mídia, filantropo, sócio de uma empresa de capital de risco, marido e pai de quatro meninas.

O segredo para o sucesso dentro e fora das quadras? Um estilo de vida criado pelo próprio Kobe Bryant, que ele chamava de “mentalidade mamba”.

Mentalidade mamba: o início
Como toda boa ideia, a mentalidade mamba de Kobe Bryant surgiu de uma necessidade. Ao enfrentar uma fase ruim em sua carreira e vida pessoal, o jogador decidiu criar um alter-ego e assim surgiu o apelido “The Black Mamba”, uma referência à perigosíssima cobra mamba do filme “Kill Bill” de Quentin Tarantino.

“Eu fui de uma pessoa que estava no topo, para um ano depois, não ter absolutamente nenhuma ideia de para onde minha vida estava indo”, disse o jogador em Muse, documentário sobre sua história. “Parecia que tudo estava acontecendo ao mesmo tempo e eu estava muito confuso. Eu tive que parar e me organizar. E foi aí que criei o ‘The Black Mamba'”, contou.

E não é que deu certo? Esse estilo de vida “matador” e que colocava o suor, a determinação e a força de vontade como pilares principais para cada um dos objetivos que se propunha a cumprir, deram a Kobe uma melhoria contínua dentro de uma filosofia inovadora.

Entendendo a mentalidade mamba
A fórmula de sucesso do Kobe Bryant uniu alguns fatores determinantes: a vontade de ser melhor a cada dia e buscar resultados constantes, ao mesmo tempo em que ajudava a elevar o nível dos seus colegas de equipe. Afinal, tanto na vida, quanto no esporte, não se ganha sozinho.

“A mentalidade mamba é focar no processo e confiar no trabalho árduo quando mais importa”, disse ele à Amazon Book Review. “É o mantra definitivo para o espírito competitivo. Começou exatamente como uma hashtag que chegou até mim um dia e se transformou em algo que atletas – e até não atletas – abraçam como uma mentalidade.”

“O trabalho duro supera o talento – sempre”, continuou ele. “A mentalidade mamba é levantar para treinar as quatro da manhã; é fazer mais do que o oponente ao seu lado e confiar no seu trabalho quando chegar a hora de coloca-lo em prática. Sem estudar, se preparar e praticar, você está deixando o resultado para o destino. Eu não acredito em destino.”

Em outras palavras, a mentalidade mamba nada mais é do que tentar melhorar a cada dia e, principalmente, acreditar que você é capaz de superar os próprios limites.

comunicação - kobe bryant 2

(Imagem:  Highsnobiety / Neil Bedford)

Mentalidade mamba x O sucesso do Kobe Bryant
A mentalidade mamba se tornou um fenômeno tão grande que Bryant escreveu um livro sobre o assunto. Em “The Mamba Mentality: How I Play”, o jogador explica detalhes sobre essa filosofia, conta sobre as lições que aprendeu vivenciando o fracasso e como a obsessão o ajudou a chegar ao topo.

“Se você quer ser ótimo em uma área específica, precisa ficar obcecado por isso. Muitas pessoas dizem que querem ser ótimas, mas não estão dispostas a fazer os sacrifícios necessários para alcançar a grandeza. Eles têm outras preocupações, importantes ou não, e se dispersam”, disse.

Acredite, o sucesso de Kobe Bryant foi muito além de um dom ou habilidade natural. Ele era o primeiro a aparecer nos treinos, às vezes machucado e muitas vezes antes que as luzes do ginásio acendessem. Ele chegava cinco horas antes do treino começar e se recusava a parar de treinar enquanto não alcançasse o objetivo estabelecido.

Fora da quadra, o emprenho era o mesmo. Bryant era conhecido por ligar e mandar mensagens para empreendedores bem sucedidos – muitas vezes às 3h da manhã – para compartilhar uma ideia ou pedir um conselho. Com tanto empenho, não demorou até que ele fundasse a sua própria empresa de mídia e que a sua produção de um pequeno documentário animado ganhasse um Oscar – o principal prêmio do cinema mundial.

Como incluir a mentalidade mamba na sua realidade
Além da obsessão, da vontade de ser cada vez melhor e de superar seus próprio limites, um ponto importante da mentalidade mamba que cabe para todas nós, atletas ou não, é a importância de aceitar o fracasso como parte de um complexo processo de aprendizado. Tenha em mente que o fracasso é inevitável, mas pode nos ensinar mais sobre como sermos melhores do que as nossas próprias vitórias.

“Se eu queria implementar algo novo no meu jogo, eu tentava incluir aquele passe, jogada ou estratégia imediatamente. Eu não tinha medo de perder, fazer papel de bobo ou ficar envergonhado. Isso porque eu sempre busquei o resultado final, o sucesso a longo prazo. Eu sempre me concentrei no fato de que precisava tentar algo para chegar onde eu queria e, uma vez que conseguisse, teria mais uma ferramenta no meu arsenal”, disse o astro no documentário Muse.

Ou seja, se você quiser melhorar ou aprender algo novo, é muito capaz que você falhe nas primeiras tentativas. Mas, através da repetição e do esforço continuo, você vai acabar evoluindo. E é somente quando você entende esse processo de crescimento, que o fracasso se torna uma ferramenta essencial para melhorar a si mesma.

Agora, é com você! Em que áreas da sua vida VOCÊ pode aplicar a mentalidade mamba? Pare para pensar um segundo:

> Existem áreas em que você é boa e que pode vir a se tornar a melhor se treinar, se especializar e ir mais a fundo?
> Você é capaz de aumentar o foco, o esforço e a dedicação necessária para chegar onde deseja?
> Será que o medo do fracasso e a vergonha não estão inibindo a sua busca pelo sucesso?

Se a resposta for SIM para pelo menos duas das perguntas acima, fica aqui mais alguns motivos para se espelhar em Kobe Bryant: algumas das frases mais marcantes do jogador, que demonstram que a competitividade e a busca por excelência são capazes de te levar aonde você quiser. Inspire-se!

“Quanto mais tempo eu treinar, mais distante eu fico dos concorrentes. Assim, eles não serão capazes de recuperar a diferença”

“Você precisa buscar ser a melhor versão de si mesmo. Todos os dias você vai tentar se tornar melhor. É uma missão constante. Uma missão infinita”

“Você recebe mais informações quando perde do que quando ganha. Mas não esqueça que as respostas também estão na vitória. Você só precisa olhar para elas. Descobrir coisas que você fez bem e que funcionaram”

“Quando eu era mais novo eu queria ser melhor que todos, mas a partir do momento que fui ficando mais velho eu comecei a pensar como eu poderia ajudar meus colegas de equipe a serem melhores do que eles mesmos”

“Como você inspira os outros a encontrarem a si mesmos é que é a verdadeira vitória”

Kobe Bryant partiu cedo, mas seu legado permanece. Seja através do impacto da sua mentalidade positiva e persistente, ou do seu bom humor e humildade, uma coisa é certa: ele sempre será um modelo de dedicação, determinação e excelência.

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação