Os alimentos que aumentam o nível de felicidade

Sabia que a alimentação tem relação direta com nosso humor? Conheça o que você deve comer para ser mais feliz

0 1931

Quando ficamos muito tempo sem comer, há uma diminuição na liberação de serotonina, uma substância química responsável pela transmissão dos impulsos nervosos entre os neurônios. Essa diminuição causa aquele mau humor insuportável. Outra situação, é o que acontece quando as pessoas se alimentam mal, elas também tendem a ficar mal-humoradas, porque o organismo libera o cortisol, hormônio que mexe com o humor.

Além disso, a fome faz com que o corpo libere neurotransmissores e outras substâncias que também afetam o humor. Dependendo de quanto a pessoa libera e em quais situações, ela ficará mais ou menos mal humorada. A solução não é só alimentar-se regularmente, mas do que exatamente se alimentar, pois o tipo de alimento influenciará no seu humor, aumentando, então seu nível de felicidade.

Por exemplo: uma dieta restrita em carboidratos prejudica o humor porque o combustível do cérebro é a glicose, (produto da digestão dos carboidratos), portanto os carboidratos geram energia e são responsáveis pelo bom funcionamento do cérebro. Mas devemos dar prioridade aos carboidratos complexos (grãos e cereais integrais).
Já o açúcar refinado é indicado como um dos maiores inimigos do bom humor, pois ele causa um pico de glicemia e um pico de euforia que é temporário. Essa concentração de glicose e consequente energia e euforia caem logo, deixando uma sensação de mau humor e moleza. Por isso, fuja dos doces em excesso e do cafezinho com açúcar.

Quais outros alimentos influenciam nosso humor?
A laranja, a acerola e o agrião são fontes de vitamina C. Essa vitamina também influencia o humor. Eles devem ser consumidos crus, pois o cozimento e a exposição a luz oxidam a vitamina, fazendo-a perder as propriedades.
Além dela, a vitamina B também tem seu papel nessa briga contra o mau humor. Então consuma atum, lentilha e pimenta.

E o delicioso chocolate?
O chocolate tem em sua composição uma substância chamada teobromina, um estimulante que aumenta a liberação de serotonina e consequentemente a sensação de bem estar. Mas lembre-se de comer chocolate com moderação é lógico, (e de preferência com alto teor de cacau e pouco açúcar) já que ele é rico em gordura e ganhar peso causa um mau humor danado!

Se você precisava de mais um motivo para atacar um desse? Aqui vai um: ele faz um bem nadado para o seu humor!

Se você precisava de mais um motivo para atacar um desse? Aqui vai um: ele faz um bem nadado para o seu humor!

 

Formada na USP e Pós Graduada na Fapes em Nutrição - Radicais livres e Antioxidantes, é nutricionista, sócia da Nutri & Consult, assessoria e consultoria em nutrição em São Paulo. Trabalha na linha funcional, indicando uma reeducação alimentar personalizada para cada paciente, se preocupando com cada caso individualmente.