Menu
 2061
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Os inimigos do seu sorriso claro e iluminado
dentes-capa

(Foto: Shutterstock)

A gente bem sabe o quanto um sorriso confere beleza a qualquer rosto. E por saber disso, cuidamos tão bem dos dentes, com escovações após as refeições, usando o fio dental e visitando regularmente o dentista, pra manter a saúde bucal que, em geral, se reflete em dentes claros e brilhantes.

Triste é que mesmo mantendo todos esses cuidados não estamos livres de manchas e dentes escurecidos. Traumas dentários e tratamento endodôntico inadequado (um canal mal feito) promovem o escurecimento dos dentes “que só poderá se corrigido com um delicado clareamento interno dos dentes afetados”, segundo o cirurgião dentista Dr. Rodrigo J.C. Racca. Mas incrivelmente não são eles e sim alguns alimentos e bebidas os maiores inimigos dos dentes branquinhos e brilhantes.

São alimentos muitas vezes saudáveis, como o açaí e a beterraba, mas carregados de pigmentação, que podem manchar os dentes. Pior ainda são as bebidas, capazes de macular o branco do esmalte ainda mais rápido, por serem ácidas e conterem corantes que aos poucos vão “tingindo” os dentes.

Segundo o Dr. Rodrigo eles não precisam ser definitivamente banidos das nossas refeições e lanches, mas diminuir o consumo é necessário, se você não quer ficar refém dos clareamentos externos que corrigem o problema mas desgastam os dentes, se forem frequentes demais.

Quer conhecer os vilões?

Café

A bebida é o principal deles quando o assunto é manchas nos dentes, isso porque a mancha pode ocorrer de imediato. O ideal é diminuir drasticamente o consumo diário de café para amenizar os efeitos indesejáveis.

Molho de Tomate

Pela acidez e coloração excessiva, o “sugo” da sua macarronada também tinge os dentes e deveria ser menos consumido. Opte por variar os molhos das massas, preferindo o molho branco, quatro queijos ou alho e óleo. Seu sorriso agradece.

Refrigerantes

Os refrigerantes também são grandes inimigos dos dentes brancos, principalmente os de limão (os piores, segundo o dentista) e cola. Como são ácidos, e cheios de corantes artificiais, podem afetar o esmalte e a dentina que mantêm o sorriso bonito. Diminuir o consumo protege não só os dentes, mas sua saúde e ajuda na dieta.

Beterraba

A cor já diz tudo, tanto que é usada pelos índios para pinturas no rosto e quando caem na roupa produzem manchas difíceis de tirar. Pois com os dentes acontece o mesmo. Só que aqui, como se trata de alimento saudável e recomendado, procure fazer bochechos e escovar os dentes o mais rápido possível após a ingestão.

Açaí

Fruto super pigmentado, utilizado como tinta em tatuagens temporárias e portanto um dos campeões no tingimento dos dentes. Diminua o consumo e varie suas vitaminas energéticas com frutas de igual valor, mas sem tanto pigmento. Amoras, cerejas e uvas roxas também estão nesse grupo das pigmentadas.

Chás

Os chás preto, de frutas vermelhas e colorações fortes  também não devem ser tomados todos os dias. Assim como o café, em geral são ingeridos em altas temperaturas, o que facilita ainda mais o depósito de manchas no esmalte.

Vinho Tinto

Além de conter substâncias pigmentadas, como tanino e cromogênio, o vinho é bastante ácido e pode causar a perda de elementos minerais importantes, manchando e enfraquecendo os dentes. Lembre-se da máxima: beba com moderação!

O Dr. Rodrigo ressalta que assim como a nicotina nos dentes dos fumantes, esses pigmentos vão se acumulando, mesmo com a escovação e uma simples limpeza de dentes pode amenizar as manchas, mas não é capaz de retirá-las por completo.

O clareamento externo dá conta disso, mas não deve ser repetido mais de uma vez ao ano pra preservar o esmalte. Então é bom diminuir as doses de consumo frequente, ou quando possível trocar essas bebidas e alimentos escuros, por outros correspondentes e claros, em nome do sorriso radiante.

bj pra vcs

Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação