Menu
 2737
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Pesquisa mostra as principais diferenças entre mulheres e homens no trabalho depois dos filhos
Pesquisa "Mulheres Trabalhadoras, Homens Profissionais" revela os impactos da chegada de um filho na carreira de homens e mulheres e como o trabalho, para o time feminino, vai muito além das portas de um escritório!

mae com filhos

(Imagem: Shutterstock)

No começo do mês tive a oportunidade de participar do primeiro encontro Women@Facebook lá no Facebook em São Paulo.

A ideia era reunir um grupo de mulheres para debaterem juntas o resultados de uma pesquisa feita por Carolina Dantas, da Alexandria.ai, sobre as diferenças entre mulheres e homens no trabalho.

A pesquisa, que contou com a participação de 768 mulheres e 704 homens de diferentes classes sociais e moradores da região sudeste do país, mostrou que 2,5x mais mulheres do que homens viram seus rendimentos individuais reduzirem após o nascimento do filho. Em números, esse dado atinge 45% das mulheres e apenas 18% dos homens.

Outro dado bem revelador é que 56% das mulheres fizeram uma pausa na carreira após a licença maternidade. Dá só uma olhada!

pausa na carreira
O nascimento do filho, aliás, é um dos fatores mais determinantes na hora da mulher mudar seus planos de carreira, rotina de trabalho ou até mesmo abandonar de vez a profissão.

47% das mulheres entrevistadas afirmaram repensar seu plano de carreira após o primeiro filho. Homens? 30%
17% das mulheres não quiseram assumir mais responsabilidades no trabalho após o primeiro filho. Homens? 10%
59% das mulheres precisaram buscar flexibilidade de horário no trabalho para cuidar da criança. Homens? 39%
34% das mulheres afirmaram fazer menos ou nenhuma hora extra depois da chegada da criança. Homens? 10%

Resultado dessa mudança brusca de rotina: 23% das mulheres são desconsideradas diante da chance de receberem uma promoção. Já os homens, apenas 11%.

Um dado muito importante dessa pesquisa mostrou que essa diferença entre homens e mulheres começa em casa, especialmente depois da chegada de um filho. De acordo com o gráfico, TODAS as tarefas abaixo recaem muito mais sobre as mulheres do que sobre o parceiro. Dá uma olhada!

responsabilidade pais
E como se não bastassem todas as obrigações que adquirimos após o nascimento de um filho, o gráfico que mostra as responsabilidades com as tarefas da casa deixa claro que o nosso trabalho vai muito além da empresa ou escritório. Espia só!

cuidar da casa
Conclusão: a jornada dupla é real, inclusive nos finais de semana! Ao assumirmos a maioria das funções dentro de casa e com os pequenos, além de não termos tempo para cuidamos da nossa saúde física e mental, também passamos menos tempo nos dedicando a carreira, já que não podemos fazer horas extras e muito menos assumirmos uma jornada fixa de trabalho.

Como consequência, o psicológico da mulher também fica abalado. Sabia que 39% das mulheres que participaram da pesquisa afirmaram se sentir inseguras e com medo na hora de comunicar a gravidez para o seu superior? Dos homens que responderam a mesma pergunta, só 9% compartilharam desses mesmos sentimentos negativos.

Agora eu quero saber de você: qual é a principal (e mais dificil!) diferença entre homens e mulheres na sua opinião? É a jornada dupla de trabalho? A diferença salarial? Os compromissos com a casa? Conte pra mim nos comentários.

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação