Pilates: Uma atividade física que pode mudar a saúde do seu corpo

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Comigo a experiência foi tão boa que compartilho com vocês lá no meu livro Mulheres Muito Além do Salto Altoque eu ADORO Pilates. E desde que fui apresentada a ele, há 9 anos, não o largo mais!

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Pilates é um método de exercícios físicos que busca a consciência corporal, ou seja, nenhum músculo é considerado mais importante do que o outro. Os benefícios gerais à saúde são altamente reconhecidos por clínicos gerais, ortopedistas, fisiatras e recomendado às pessoas que não se dão bem com atividades físicas de alto impacto. Calro que como qualquer outro exercício físico, antes de sua prática é necessária uma avaliação médica e física. E o acompanhamento de um instrutor é essencial, para que os movimentos sejam realizados corretamente, sem provocar lesões. O método leva o nome do seu criador Joseph Humbertus Pilates, biólogo e atleta alemão, e segue exercícios propostos por ele para melhorar a postura e o desempenho físico como um todo.

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“O método Pilates fornece ferramentas necessárias para a educação da consciência, para que a pessoa possa cuidar mais de si mesma e beneficiar-se através da prática dos exercícios. A rápida percepção dos resultados tem incentivado um número cada vez maior de praticantes, e hoje é o método de condicionamento físico que mais ganha adeptos no mundo”, pontua o fisioterapeuta Eduardo Freitas da Rosa. Para o desenvolvimento dos exercícios, Pilates teve como base seis princípios básicos, que são:

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Centralização: segundo esse conceito, a força do corpo não está nos membros (braços e pernas), mas sim na região que Pilates chama de powerhouse que se localiza nos músculos do abdômen, do quadril e da região pélvica. Essa região forma a estrutura muscular esquelética, capaz de dar sustentação para todo o corpo e irradiar energia para braços e pernas realizarem exercícios, tornando os movimentos do corpo mais harmônicos.

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Controle: tem a ver com a coordenação motora. No método, os movimentos têm de ser lentos, ou seja, mantém um padrão de força e velocidade para que possam ser observados não só os músculos que estão em ação, como também aqueles que realizam uma força contrária ao que se pretende. É essencial para evitar lesões e estresse muscular.

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Respiração: é por meio dela que acontece a oxigenação do sangue, proporcionando aos músculos a energia exigida. “A respiração completa renova a circulação do ar, oxigenação sangue e ainda ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios, assim como no dia a dia”, complementa o educador físico Thiago Martinez. Pilates também deu atenção especial a esse fator, já que a maioria das pessoas respira de forma errada, principalmente durante os exercícios.

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Concentração: durante a execução dos exercícios, deve-se manter atenção exclusiva na prática, em cada músculo, e  esquecer outras preocupações. É necessário sentir a parte do corpo que está sendo trabalhada, se concenfrar mesmo.

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Precisão: nenhum exercício deve ser realizado sem um propósito. Poucos movimentos precisos são mais proveitosos do que muitos realizados aleatoriamente e sem a devida vontade. Além do que, o equilíbrio precisa ser perfeito para que o alinhamento da coluna seja o melhor possível.

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Fluidez: cada movimento deve partir do centro da força e ser realizado em um ato contínuo, sem interrupções, mas de forma suave, controlada, jamais de modo rápido. Os impactos devem ser absorvidos, pois assim, evita-se o desperdício de energia quando há algum choque do corpo com o solo.

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Um pouco mais sobre o “pai” da técnica

Joseph Humbertus Pilates nasceu em 9 de dezembro de 1883, na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha. Devido a sua infância marcada por sérios problemas de saúde, como bronquite, asma, raquitismo e febre reumática, e por ser vítima de bullying, motivou-se a buscar um físico mais desenvolvido e uma saúde melhor. Por meio do seu empenho e do aprofundamento de seus conhecimentos em biologia, fisiologia, ioga e artes marciais, Pilates foi capaz de criar a sua própria técnica. O método utilizado por ele foi baseado na contrologia, que nada mais é do que a coordenação completa e harmoniosa entre corpo, mente e espírito.

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Seu trabalho surgiu antes da Segunda Guerra Mundial, mas só se popularizou na década de 90, quando começou a ser adotado por profissionais de saúde da área de reabilitação. Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 83 anos, ao inalar muita fumaça num incêndio em seu estúdio. Não deixou filhos, mas com certeza deixou uma bela herança aos cultivadores do bem-estar.

Eu pratico já há um bom tempo e recomendo a partir dos meus próprios resultados alcançados. Se você nunca tentou, experimente ao menos uma aula teste. Olha, tenho certeza que também vai adorar!

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Fabi Scaranzi

Fontes: Pure PilatesPilates StudioBR / Balanced Body   Fotos: Google FreeShare