Porque você deve desligar a mente do trabalho nas férias

Recarregar as energias, dar um up na criatividade... descubra porque vale a pena ficar off-line do trabalho por alguns dias e aproveitar ao máximo suas férias

0 1247

    FABI
    Você conseguiu entregar todos os seus projetos e relatórios dentro do prazo, suas planilhas estão em dia e agora você está livre para curtir as tão sonhadas férias. Mas então, porque será que a sua mente continua tão ligada ao trabalho?

    Mesmo na praia, você não resiste em dar só uma checadinha no e-mail do escritório e entre um filme e outro, manda um Whatsapp para o seu chefe. Esses updates podem parecer inofensivos e você até sente que precisa deles para curtir as férias de forma mais tranquila, mas é aí que você se engana! Uma pesquisa americana descobriu que cada cinco minutos que você gasta voltando a pensar em assuntos profissionais quando deveria estar relaxando, são horas preciosas das suas férias que você está jogando fora, afinal, sua mente vai precisar de pelo menos 60 minutos para voltar a ficar off-line.

    Quer mais motivos para desligar a mente do trabalho completamente enquanto curte os dias de folga? Aqui vai:

    Estreite os laços com os amigos e a família
    Durante as férias, você tem tempo de sobra para reencontrar os amigos e participar daquele almoço em família que você vem adiando a cada domingo. Mas o encontro só valerá a pena se você desconectar seu e-mail do trabalho e manter a atenção bem longe do celular. Sua vida social merece um tempo de qualidade. São nas reuniões entre amigos fora do ambiente corporativo que você conhece pessoas novas, aprimora sua opinião sobre diferentes assuntos e, porque não, até muda seu ponto de vista sobre questões que nunca imaginou debater. Esse acúmulo de experiência vai acrescentar (e muito!) no seu perfil profissional, pode apostar!

    Dê um gás na criatividade
    Quando você foca seu corpo e mente 100% na carreira, não demora até começar a trabalhar totalmente no automático. Você até é capaz de manter a produtividade, mas já reparou como a rotina aos poucos vai tornando você uma profissional mediana, que pouco consegue “pensar fora da caixa”? Ao usar as férias para viajar, você conhece pessoas diferentes, novas culturas e, principalmente, outros costumes. Seu paladar muda, seu olhar sobre o mundo muda e, consequentemente, seu campo criativo se aprimora. Na volta ao trabalho, você terá muitas novas ideias para apresentar ao seu chefe e fará tanto o seu cargo, quanto a empresa em que trabalha, se destacar e ser cada vez mais bem-sucedida.

    Renove as energias
    Já ouviu falar em estafa mental? Quando seu trabalho passa a exigir de você horas de foco, disciplina e concentração, é natural se sentir esgotada, principalmente psicologicamente. Você perde a vontade de sair, conversar e até mesmo ler um bom livro. A sensação é a de que sua mente está cheia e qualquer outra informação a mais fará com que ela transborde rapidinho. Para não sentir que você alcançou seu limite e prevenir seu corpo e mente de futuras doenças, afaste-se completamente de qualquer assunto ligado ao trabalho e aproveite os dias de férias para relaxar e renovar as energias. Durma algumas horas a mais, desligue o celular, faça exercícios de ioga e meditação. Você precisa de um tempo para chamar de seu, além de paz e tranquilidade para garantir que você tenha disposição de sobra para voltar ao trabalho com pique total em 2016. Seu chefe agradece!

    IMG_6199b

    Coloque o sono e a saúde em dia
    De nada adianta estar a quilômetros de distância do escritório se você não consegue relaxar e questões ligadas ao trabalho ficam o dia inteiro martelando na sua cabeça. Se você não se permitir curtir suas férias e dar importância a pessoas e momentos que merecem tanto a sua atenção quanto os assuntos profissionais, não vai demorar para que seu corpo grite por socorro. Além da insônia, com o tempo você poderá sentir dores nas costas, tensão nos ombros e, em casos mais graves, depressão e distúrbios alimentares causados, normalmente, pela ansiedade. Use esses dias de folga para equilibrar o sono, fazer exercícios físicos ao ar livre e se alimentar melhor. Com a saúde de ferro, você estará pronta para encarar a loucura do dia-a-dia em poucas semanas.

    Bjs e boas férias,
    Fabi Scaranzi

    *Imagem: We Heart It