Saiba porque um pouquinho de stress faz bem à saúde!

Não! Não estamos falando daquele tipo de stress que faz você enlouquecer e querer arrancar o cabelo no fim do dia, mas sim do “stress voluntário”. São pequenas atitudes diárias que podem levar você ao limite, mas que vão aumentar sua resistência, concentração e energia para o resto da vida

0 863

woman screamingb

Pode parecer loucura querer sentir um pouquinho de stress todos os dias, mas há, sim, evidências de que essa tensão a curto prazo é capaz de oferecer alguns benefícios à nossa saúde. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Duke, o stress moderado melhora nossa aprendizagem e memória, além de estimular nosso corpo a se adaptar as mais diversas situações. Calma, eu explico! Ao passar por uma situação de nervosismo e tensão, nosso corpo libera hormônios que nos dão impulsos de energia e ainda aguçam nossos sentidos. Por isso, se introduzido à sua rotina diária, o stress faz com que seu corpo e mente se tornem mais forte, melhorando cada aspecto da sua saúde. Você aprende a tolerar e a lidar com o que te causa tensão e ansiedade, aumentando sua capacidade de tornar qualquer outro tipo de stress mais tolerante.

Quando desafiamos (com cuidado!) nosso corpo, a longo prazo podemos usar e abusar do seu poder de defesa e reparação. A ideia pode ser comparada com uma vacina: você se torna mais resistente ao se expor à uma pequena quantidade de algo que pode ser prejudicial a sua saúde em grandes doses.

Então, que tal uma pequena dose de stress todos os dias? Aqui, três sugestões bem simples, mas que têm um efeito incrível:

Tome um banho frio
Pesquisadores da Universidade de Portsmounth descobriram que a água fria produz uma queda brusca na temperatura da pele, que pede resposta ao choque frio do nosso corpo imediatamente. De acordo com o estudo, essa queda da temperatura corporal ativa os hormônios do stress, principalmente a noradrenalina, o cortisol e a adrenalina, nos fazendo sentir felizes e em estado de alerta. Mas cuidado: o banho frio aumenta a pressão sanguínea, o que pode ser perigoso para quem sofre com problemas de hipertensão, doenças cardíacas e aneurisma.

banho-agua-gelada-abre

Passe algumas horas em jejum
Você não precisa restringir a quantidade de calorias que ingere a cada refeição, o importante é dar um bom espaçamento entre elas, reduzindo a ingestão de glicose e gordura por um longo período. Pode parecer loucura, mas ao ficar muito tempo sem se alimentar, o combustível usado quando a gordura é queimada afeta o cérebro, obrigando-o a criar uma sensação de bem-estar. Atenção: o jejum não deve passar de 12 horas e manter-se hidratada é uma obrigação!

Pratos

Crie uma rotina intensa de exercícios
O segredo para esse stress ser positivo ao seu corpo é fazer a atividade com menos frequência, mas de forma intensa. Que tal atividades como escalada, corrida ou ciclismo por, no máximo 20 minutos? O estudo descobriu que exercícios em alta intensidade podem ajudar a proteger o organismo contra doenças como a diabetes, além de melhorar a saúde do coração. Mas de novo, não esqueça da aprovação do seu médico antes de começar. Nem todo mundo tem o corpo com o condicionamento físico necessário para essa bateria de exercícios.

woman-working-out

E então, está preparada? Pode parecer puxado, mas a recompensa virá em dobro: energia ilimitada e capacidade de resiliência para sempre!

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Pinterest