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Saúde mental: 12 passos para se livrar de pensamentos negativos
Chorar, anotar suas decepções, canalizar suas emoções... Aprenda já como tornar pensamentos negativos em aprendizado e a focar somente no seu crescimento pessoal

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(Imagem: Shutterstock)

Não tem jeito, por mais que a gente tente manter a confiança em nós mesmas a maior parte do tempo, nos ferirmos por outras pessoas e situações ou até mesmo pela nossa autocrítica faz parte da vida. Não dá pra negar que essa dor, muitas vezes inevitável, machuca (e muito!), mas dá pra controlar a forma como reagimos a ela.

O grande segredo para lidar com pensamentos negativos é refletir sobre o passado e descobrir que lições podemos tirar dele. O que deve ser mudado, o que precisa ser trabalho, o que exige mais do nosso esforço, quais companhias abrir mão, quais relacionamentos fortalecer, que parte da nossa personalidade expandir…

Para alguns, essa resiliência parece simples, para outros, os pensamentos negativos são vilões constantes na busca pelo crescimento, pessoal e profissional. Se você faz parte desse time, aprenda abaixo como deixar as coisas acontecerem, sacudir a poeira e dar a volta por cima, com a mente aberta… e em paz!

Aceite a possibilidade de um novo começo

O primeiro passo é lembrar que temos a opção de escolher deixar aquele pensamento negativo para trás. Podemos conscientemente decidir parar de repetir aquela situação de magoa e dor na nossa cabeça e simplesmente “deixar pra lá”. Parece difícil, eu sei, mas é possível!

Coloque seus sentimentos num papel

Pensamentos negativos têm tirado seu sono? Pegue um caderno ou diário e anote todos eles. O simples ato de colocar no papel força você a desacelerar sua mente e articular o que realmente está te incomodando.

Pare de se fazer de vítima

Acreditar que tudo de errado só acontece com você é uma maneira simples de se manter acomodada e não precisar seguir em frente. Mas, não se esqueça que a maioria das histórias tem dois lados. Se você puder assumir qualquer responsabilidade pela situação, reconheça seu papel, tanto para si mesma, quanto para o outro. Concentre-se em como você poderia ter lidado com o problema de maneira diferente e como você planeja agir da próxima vez. A sensação de poder é imediata!

Viva o presente

Quando você se mantém completamente envolvida no aqui e agora, sobra pouco tempo e energia para ponderar os erros do passado. Já percebeu como é muito mais divertido abraçar o presente com alegria do que ficar remoendo as dores do que já passou? Medite, ore, trabalhe sua força e paciência. Isso vai ajudar você a se manter focada e sempre em equilíbrio.

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(Imagem: Shutterstock)

Pare de remoer o que passou

Se você tem a mania de ficar repetindo os erros do passado ou os momentos vergonhosos na sua cabeça, atenção: esse ciclo vicioso (e perigoso!) pode causar níveis de estresse tão altos que não vai demorar até você apresentar diversos problemas de saúde, desde depressão e ansiedade, até taquicardia e pressão alta. Quando perceber que está repetindo o mesmo incidente na cabeça como um filme, procure tratar a si mesma como trataria sua mãe ou seu filho. De frente ao espelho, respire fundo e diga palavras gentis, se faça elogios, enumere seus pontos fortes… Você consegue!

Chore

Antes de abrir mão completamente de pensamentos negativos, é preciso sentir todos eles completamente e chorar pode ser uma maneira bastante eficaz de eliminar sua mágoa e rancor. Estudos já mostraram que as lágrimas livram o corpo de substâncias que aumentam o cortisol, famoso hormônio do estresse. Quanto mais você colocar pra fora, melhor!

Canalize sua energia para fazer o bem

Transforme uma memória ou situação dolorosa como catalizador para ajudar quem mais precisa. Seja voluntária na sua comunidade, adote um animal de estimação, doe roupas, livros e alimentos. Há sempre uma maneira de usar sua experiência negativa como arma para fazer o bem e aliviar o peso no coração.

Libere endorfina

Acredito que não existe maneira melhor para me sentir mais animada e feliz do que fazendo exercícios físicos. Seja com aulas de hidroginástica, bicicleta ou uma caminhada leve, ao liberar endorfina você recarrega as energias do seu corpo e mente, além de aumentar a sensação de otimismo e a clareza de pensamento.

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Liste tudo aquilo que você consegue controlar

Talvez você não possa mudar os pensamentos, opiniões e escolhas dos outros, mas pode controlar suas atitudes. Anote tudo aquilo que exige apenas o seu esforço para ser resolvido e avalie cada situação como uma oportunidade para aprender algo importante e diferente.

Pratique a empatia

Alguém te magoou? Está se sentindo traída? Tente se colocar no lugar do outro e ver a situação de uma perspectiva diferente. Tenha em mente que todos cometemos erros e que a compaixão leva a gente muito mais longe do que a raiva e o rancor.

Avalie seu futuro

Que tal imaginar sua vida daqui a cinco anos? Será que esses pensamentos negativos terão importância mais pra frente? Em 95% dos casos, a resposta é “não”. Quando avaliamos o cenário como um todo e pensamos a longo prazo, a maior parte das nossas preocupações tendem a se tornar pouco importantes, então por que perder tempo com elas agora?

Conviva com pessoas positivas

Às vezes, desabafar sobre a nossa situação para amigos e familiares pode ser bastante positivo, desde que você não fique apenas remoendo pensamentos negativos. Somente a presença de pessoas positivas já ajuda (e muito!) a aliviar o estresse e a visualizar o cenário com um olhar mais otimista. Ria sobre qualquer bobagem, relaxe, tome um bom vinho, de uma volta ao ar livre. Tenha em mente que essas pessoas amam você acima de tudo e que apoio é que não vai faltar sempre que você precisar se reerguer.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi


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