Menu
 2483
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
4 truques para dar um up na sua autoconfiança e blindar sua saúde mental
Cuidar da autoestima e saúde mental é fundamental para construir sua autoconfiança dia após dias. Confira quatro truques para melhorar sua qualidade de vida e se sentir uma mulher muito mais segura e capaz

bem-estar - autoconfiança foto de destaque

Quando a gente chega em casa depois de um dia cheio e corrido e percebe que muitas das tarefas da nossa lista não foram cumpridas, bate um desânimo, né? Aí é natural se sentir frustrada, incapaz e com a autoestima lá embaixo. Essa constante necessidade de provar nosso valor e exercer nosso papel de mãe, esposa, empreendedora e amiga coloca em cheque nossa capacidade de gerir melhor o tempo, superar as expectativas, administrar os compromissos sem jamais perder a graça, a leveza e o bom humor. E como é difícil!

Pensando nisso, separei quatro truques simples para você levar sua autoconfiança lá em cima e blindar sua saúde mental de pensamentos negativos, mesmo quando você se vir obrigada a abrir mão de um compromisso vez ou outro, ou até mesmo pedir ajuda. Descubra já por onde começar!

Liste todos os seus sonhos e objetivos

De acordo com a psicóloga Fabianne Vieira, traçar alguns planos e metas faz com que a nossa mente trabalhe de maneira positiva. “São esses sonhos que vão nos dar o impulso para passarmos por dias difíceis e que vão nos lembrar de que nos importamos o suficiente para continuarmos tentando, mesmo que as primeiras tentativas falhem”, explica.

Se sente incapaz? Faça uma segunda lista, dessa vez com todos os objetivos que você já alcançou. Lembrar cada uma de suas pequenas conquistas vai te dar força e estímulo para batalhar cada vez mais.

Passe um tempo ao ar livre

Se sentiu sobrecarregada, desestimulada e sem confiança para continuar trabalhando naquilo que acredita? Faça uma caminhada ao ar livre! Na correria do dia a dia é bem provável que você não tenha uma oportunidade para apreciar tudo o que está acontecendo lá fora. Observar a história do outro, seus esforços e problemas vai te ajudar a lembrar que todos lutamos diferentes batalhas e superamos medos e obstáculos todos os dias. Inspire-se na história de quem está ao seu lado e vá à luta!

E tem mais: o contato direto com a natureza reduz nosso nível de cortisol – famoso “hormônio do estresse”. Tem coisa melhor?

bem-estar - autoconfiança foto de dentro

Comece um diário

Não é a primeira vez que falo aqui no site sobre a importância de colocarmos nossos sentimentos na ponta do lápis. Entretanto, dessa vez a dica é que você faça um diário das suas qualidades, por mais bobas e insignificantes que elas pareçam. Ajudou alguém na fila do supermercado? Bondade. Segurou a porta do elevador para um estranho? Pró-atividade. Assim, no fim do dia, ao invés de lembrar de tudo o que você fez de errado ou não soube como fazer, lembre-se de cada boa ação que deu certo e pode ser motivo de orgulho.

Lista de qualidades anotadas, fique de frente a um espelho e repita todas elas em voz alta. Depois, deseje coisas positivas para si mesma, como: “que eu seja saudável”, “que eu seja feliz”, “que eu termine minha lista de compromissos”, “que eu tenha serenidade para encarar os desafios do meu trabalho”. Seja gentil com você mesma. É uma injeção de autoestima na certa!

Aprenda a dizer não

De acordo com a especialista, para quem tem problema de autoconfiança, dizer “não” parece uma tarefa quase impossível, seja por medo de decepcionar o outro ou por parecer fraca e incapaz. E é aí que está o erro! “Quando deixamos de dizer ‘sim’ a tudo aquilo que achamos que deveríamos fazer, acabamos tendo mais tempo para nos dedicar ao que realmente importa, seja um projeto no trabalho, a relação com o marido, o crescimento dos filhos, a saúde física e mental ou até mesmo o cuidado com nós mesmas”, explica dra. Fabianne.

E por fim, uma última dica: autocuidado e autoconfiança andam juntas! Blindar sua saúde mental e acreditar que você é capaz de ser a mulher que sempre sonhou é uma necessidade e não um luxo. Não se sinta culpada por planejar algo especial para si mesma, desistir de um compromisso ou outro ou pedir ajuda quando necessário. Você é humana e merece dar um passo para trás, para dar dois (ou mais!) rumo ao sucesso!

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação