Menu
 2710
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Fale bem em público e se destaque em uma apresentação
Meus anos de experiência em televisão me ajudaram a controlar aquele frio na barriga que bate sempre que vou dar alguma palestra. O segredo para falar bem em público -- além de, claro, me preparar muito bem -- estão em sete passos que são supercerto na hora de atrair a atenção dos ouvintes e passar sua mensagem da melhor maneira possível. Confira:

falar-em-publico-fabiana-scaranzi-900x578

Falar em público com segurança e convicção é um dos segredos da boa comunicação. Se pra você se apresentar diante de uma grande platéia ainda é um desafio enorme, confira já minhas dicas!

1. Escolha uma frase de efeito
Comece a apresentação com uma frase objetiva e clara, resumindo o tema e expondo exatamente do que se trata sua apresentação. Quanto mais impactante for o que você disser, melhor.

2. Fuja do branco
Esqueceu o que ia falar? Não demonstre nervosismo e recomece a linha de pensamento com frases, como: “O que eu queria dizer é…” ou “Vale lembrar que…” . Essa jogada faz com que você reconte a história, encaminhando seu raciocínio ao ponto onde parou.

3. Powerpoint: menos é mais
Essa ferramenta serve como apoio visual, portanto escreva nele o mínimo de texto possível em cada slide. São as suas palavras e expressão corporal que vão conquistar o público, não um texto decorado.

4. Ria de si mesma
Não se desculpe se cometer alguma gafe ou deslize — pelo contrário, dê risada! A atitude mostra segurança e tira a impressão de que você está desesperada para agradar a todo custo.

5. Conheça seu público
Um dia antes da apresentação, faça uma pesquisa sobre quem participará da reunião e o que eles esperam ouvir de suas ideias. Mais do que isso, deixe aberto espaço para que eles interajam com você e iniciem uma rodada de perguntas e debates.

6. Aprenda com seus vídeos
Grave a sua apresentação. Só assim vai identificar (e acabar!) com seus cacoetes e vícios de linguagem, como os “né”, “então”, “tipo” e até mesmo com as pausas inoportunas, como os famosos “ãããã” e “éééé”. Pode não parecer, mas essas manias repetitivas incomodam e dispersam a atenção de quem está ouvindo.

7. A regra dos cinco minutos
A verdade é que por mais incrível que a sua apresentação esteja, é quase impossível conseguir a atenção dos espectadores 100% do tempo. Portanto, mude algo em sua apresentação a cada cinco minutos: o slide, o tópico, sua posição, o volume de voz… Isso chamará a atenção do público ao que realmente importa: você!

Na sua opinião, o que é mais difícil na hora de falar para um grande público: o discurso, a postura, o engajamento? Conte pra mim nos comentários!

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação