Mantenha uma alimentação saudável durante o Carnaval

Não basta vontade de cair na folia. Para curtir o Carnaval é preciso seguir uma dieta saudável para garantir energia e disposição

0 1649

farm_carnaval_frevo1_2159510150f5898c61d78

Haja disposição para enfrentar todos os dias de folia no Carnaval! Para acompanhar o ritmo dos desfiles de escola de samba e blocos de rua, é fundamental se alimentar bem e se manter sempre hidratada.

A nutricionista de São Paulo, Daniela Cyrulin explica que dias antes do carnaval o melhor é evitar alimentos muito gordurosos. Uma alimentação mais leve, acompanhada de ingestão de líquidos (principalmente água!), vai ajudar o organismo a se preparar para a maratona de festas, reduzindo o risco de desidratação, tonturas e até mesmo desmaios. “Invistam em carboidratos complexos, como quinua ou batata-doce e energizantes naturais como o açaí e peixes brancos, como pescada, que dão conta de suprir a carga de proteínas diárias se pesar no estômago”, sugere. Frutas e vegetais ricos em água, como a melancia e a água de coco, e oleaginosas, como castanhas-de-caju são também são ótimas opções para hidratar o corpo.

1351_ext_arquivo

E durante?
O gás precisa continuar durante o Carnaval! Por isso, durante a semana de feriado invista em carboidratos como batata, mandioca e arroz integral para garantir a energia para brincar até anoitecer. Daniela dá preferência aos alimentos cozidos, assados ou grelhados e alerta ainda para a importância de evitar alimentos fritos, que são mais pesados. “Não esqueça de incluir bastante líquido nas suas refeições, como água, água de coco e suchás. Eles hidratam e ajudam a repor as perdas provocadas pelo suor, evitando, assim, desidratação”.

O ideal é que você se alimente a cada quatro horas. Assim, tenha sempre à mão um lanchinho prático e que dê para carregar na bolsa, como barra de cereais, frutas frescas ou secas e castanhas.

Hora de limpar o organismo
Com o fim das festas, o ideal é fazer uma desintoxicação. Limpar o organismo do álcool e de algum exagero que você possa ter cometido. Exagere nos líquidos como chás e suco verde logo no café da manhã. Na janta, opte por sopas feitas apenas com produtos orgânicos.

Samba dancers in costume, drinking coconut drinks, Ipanema Beach, Rio De Janeiro, Brazil

Vale lembrar que o organismo precisa de, no mínimo, sete dias para limpar todo o organismo, por isso, siga uma dieta saudável pelo menos 10 dias depois do Carnaval.

Cardápio da folia
Ainda tem dúvidas do que comer durante esses dias de festa? Confira o cardápio que a nutricionista Daniela Cyrulin criou especialmente para você passar o Carnaval com muita energia e saúde.

Café da manhã:
– 1 copo de suco verde (couve, hortelã, salsinha, gengibre, limão, maçã ou abacaxi e água de coco)
– 1 tapioca recheada de ovo mexido com sementes de linhaça

Lanche da manhã:
– 1 punhado de castanhas

Almoço:
– 1 prato de salada (agrião, alface roxa, tomate cereja, cenoura ralada e sementes de girassol)
– 1 proteína de digestão fácil, como peixe no papilote com cogumelos e alecrim
– 1 opção de carboidrato complex: 2 colheres de sopa de purê de batata doce
– 1 opção de vegetal refogado: 2 colheres de sopa de vagem refogada

Lanche da tarde:
– 1 iogurte com aveia em flocos
– 1 banana

Jantar:
– 1 saladona com proteína. Sugestão: ovo cozido, fatias de sashimi, bolinhas de mussarela de búfala e grão de bico cozido.

Gostou? Bom Carnaval!

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Pinterest

Formada na USP e Pós Graduada na Fapes em Nutrição - Radicais livres e Antioxidantes, é nutricionista, sócia da Nutri & Consult, assessoria e consultoria em nutrição em São Paulo. Trabalha na linha funcional, indicando uma reeducação alimentar personalizada para cada paciente, se preocupando com cada caso individualmente.