Menu
 3143
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Síndrome da visão de computador: descubra o que é, como tratar e prevenir
A Síndrome da visão de computador é problema cada vez mais comum nos consultórios de oftalmologia. Descubra o que é, quais os sintomas ela apresenta e como não sofrer desse mal

saúde - malefícios computador foto de destaque

Sabia que o brasileiro passa aproximadamente nove horas e 14 minutos por dia no computador, ficando atrás apenas da Tailândia (com nove horas e 38 minutos) e Filipinas (com nove horas e 24 minutos)?

Seja para trabalhar, estudar os curtir as redes sociais, uma coisa é certa: tantas horas em frente ao computador traz uma série de malefícios à saúde – desde dores nas costas até desidratação, atrofia de músculos e, principalmente, problemas de visão.

Uma das queixas mais comuns de quem passa horas conectado é a Síndrome da visão de computador. Nunca ouviu falar? Ela é um conjunto de sintomas e problemas de visão que surgem em pessoas que passam horas em frente ao computador, celular ou tablet. A principal queixa? Sensação de olhos secos e irritados.

Por mais que a síndrome não afete a todos da mesma forma, os sintomas são fáceis de perceber e ficam mais intensos quanto mais tempo você ficar de frente para a tela.

Síndrome da visão de computador: sintomas mais comuns

Passa horas em frente ao computador e tem sentido a visão turva e irritada? Descubra abaixo se você não apresenta mais de um sintoma da síndrome da visão de computador.

– Sensação de queimação nos olhos

– Dor de cabeça frequente (em especial na região da testa)

– Visão turva ou embaçada

– Rápida sensação de visão desfocada

– Olhos secos e irritados

– Dores e rigidez no pescoço e ombros devido à necessidade de forçar o olhar na tela por muitas horas

– Contrações involuntárias do músculo ocular

– Degeneração macular (doença que leva a perda da visão) em casos mais graves

Como surge a síndrome

É verdade que o tempo que você passa em frente ao computador é o fator mais importante para o aparecimento da síndrome da visão de computador, mas alguns hábitos podem facilitar ou até prejudicar o problema. Fique atenta a algumas práticas bem comuns e perigosas:

– Iluminação fraca

– Distância incorreta da tela (40 a 70 cm dos olhos)

– Má postura

– Computadores, tablets e celulares na altura errada dos olhos

– Piscar com menos frequência para acompanhar o que está sendo mostrado na telasaúde - malefícios computador foto de dentro

 

(Imagem: Shutterstock)

Diagnóstico e tratamento

Segundo especialistas, a síndrome da visão de computador deve ser diagnosticada por um oftalmologista após um exame de visão, avaliação do histórico do paciente e hábitos diários.

Confirmado o problema, é hora de partir para o tratamento, seja com aplicação de colírios lubrificantes, óculos, terapia ocular e, principalmente, se reeducando para fazer pequenas pausas ao longo do dia. Quatro pausas de cinco minutos por dia é o ideal para relaxar a tensão muscular dos olhos, melhorar a eficiência visual, o foco e a concentração, além de prevenir enxaquecas e problemas futuros de miopia ou astigmatismo, principalmente se você trabalha em frente ao computador o dia inteiro.

Que tal então, ao terminar de ler essa matéria você fechar os olhos ou ou dispersar a visão ao redor da sua rua, casa ou escritório? Seja apreciando a decoração, o movimento de carros e pedestres, um quadro ou escultura, o importante é dar um “respiro” aos seus olhos, inclusive piscando várias vezes para estimular a lubrificação da retina.

Trabalhar, estudar e curtir as redes sociais é importante, mas sem nunca descuidar da saúde, ok? Ah, e uma última dica: diminua o brilho do seu celular ou tablet. A leitura fica mais agradável e não força os olhos a piscar menos.

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação