Sucos coloridos, deliciosos e saudáveis

0 2561

Qualquer especialista em cromoterapia irá dizer que as cores dos alimentos predispõem nosso paladar, já através, dos olhos, à uma aceitação positiva e prazerosa dos alimentos! Pois aqui vão pra vocês, leitoras do portal da Fabiana, receitas de sucos detox, energéticos, revigorantes, estimulantes do bronzeamento e antioxidantes, num tiro só, e com esse PLUS das cores, que “nos chamam” para bebê-los de imediato! Saudáveis e deliciosos.

Vamos a eles:

vit1

SUCO AMARELO

Ingredientes:

-1 fatia de manga
-polpa de 1 maracujá doce
-1 colher de açafrão da terra em pó
-1 colher de chá de farinha de linhaça ou chia
-200 ml de água
-1 colher de chá de mel

Esse suco tem o efeito energético, além de ser anti-inflamatório e antioxidante, ajudando as células e tecidos do organismo a continuarem nutridos e em bom funcionamento e prevenir envelhecimento precoce por dentro e por fora.

vit2

SUCO ROSA

Ingredientes:

-Meia xícara de morangos orgânicos
-Meia pitaya rosa
-2 colheres de sopa de framboesas congeladas
-4 folhas de hortelã
-200 ml de água de coco

O rosa auxilia a regular os níveis de açúcar no sangue. Reduz a vontade de comer doces e é super antioxidante.

vit3

SUCO LARANJA

Ingredientes:

-150 ml de água ou água de coco
-suco de ½ limão
-1 fatia de mamão (fonte de betacaroteno)
-1 ramo de agrião (fonte de luteína, substância protetora dos olhos)
-1 cenoura pequena (fonte de betacaroteno)

O laranja irá ajudar a manter o bronze protegendo as células do envelhecimento.
Os alimentos alaranjados fornecem carotenóides, um grupo de substâncias antioxidantes que, além de turbinarem o sistema imune, protegem nosso organismo dos radicais livres, que promovem o envelhecimento celular que causam diversas doenças crônicas. A mistura dos ingredientes deste suco promove um bronzeante natural.

vit4

SUCO VERMELHO

Ingredientes:

-200 ml de água
-1 beterraba cozida por 20 minutos
-1 xícara de melancia
-1 lasca de gengibre (tem efeito termogênico)

O suco de beterraba vem fazendo sucesso entre as pessoas que fazem atividade física por favorecer uma recuperação muscular mais eficiente. A beterraba é uma fonte de nitrato/nitrito, os precursores de óxido nítrico. Essa substância é um ótimo dilatador dos vasos sanguíneos, auxiliando no transporte de mais nutrientes e oxigênio para o músculo.
Pode ser consumido antes ou após o treino. O consumo pré-treino irá favorecer a chegada de oxigênio e nutrientes nas células musculares ao longo da atividade física, podendo levar a uma melhora da performance. Quando consumido após os treinos, pode melhorar a recuperação muscular, diminuindo a dor.
Já a melancia fornece um nutriente chamado citrulina, também precursor de óxido nítrico, o que irá potencializar os efeitos da beterraba. Por isso a mistura dos ingredientes se torna uma aliada dos praticantes de atividade física.

vit5

SUCO ROXO

Ingredientes:

-100 gr de polpa de açaí sem xarope
-200 ml de suco de uva integral sem açúcar

Este suco é uma ótima opção como fonte de energia e antioxidantes para combater o excesso de radicais livres. O açaí é fonte de minerais como ferro, magnésio, cálcio e potássio. Tanto o açaí quanto a uva são fontes de antocianidinas, potente antioxidante que combate os malefícios dos radicais livres.
O açaí também fornece gorduras boas que irão auxiliar na produção energética. Já o suco de uva integral, sem adição de açúcar, além de fornecer antocianidinas, fornece o resveratrol que cuida da saúde do coração. mitocôndrias.

vit6

SUCO VERDE

Ingredientes:

-150 ml de água ou água de coco
-Suco de ½ limão
-1 xícara de agrião ou 1 folha de couve
-2 colheres de sopa de salsinha picada
-1 lasca de gengibre
-Hortelã a gosto

Esse é, sem dúvida, o mais falado de todos os sucos, também conhecido como suco detox. Os ingredientes utilizados favorecem a eliminação de toxinas por serem ricos em nutrientes detoxificantes e diuréticos. Ele também é rico em magnésio que é importante pois auxilia na produção de energia. Se quiser bater com frutas, as mais indicadas são maçã e abacaxi, pelo alto teor de fibras e baixo valor calórico.

vit mix

E não é uma delícia matar a sede com bebidas saudáveis e super coloridas? Neste verão, atire-se!

Formada na USP e Pós Graduada na Fapes em Nutrição - Radicais livres e Antioxidantes, é nutricionista, sócia da Nutri & Consult, assessoria e consultoria em nutrição em São Paulo. Trabalha na linha funcional, indicando uma reeducação alimentar personalizada para cada paciente, se preocupando com cada caso individualmente.