Saiba como seu smartphone pode causar envelhecimento precoce

Ter a tecnologia ao alcance das mãos pode se tornar um problema – físico e estético. Seu pescoço que o diga!

0 2028
Não deixe o celular ser um vilão para a sua saúde!

Não deixe o celular ser um vilão para a sua saúde!

Você já ouviu falar na expressão “tech neck”? O termo, já antigo, surgiu para relacionar dores nas costas com aquela posição que fazemos ao digitar uma mensagem no celular ou dar uma checadinha básica nas atualizações no Facebook: coluna cervical curvada e ombros corcundas. Mas, recentemente, “tech neck” ganhou novo significado: pesquisas estéticas garantem que é por causa dessa posição corporal que iniciamos, precocemente, o envelhecimento de uma área do corpo difícil de esconder – o pescoço!

Todo cuidado é pouco
Já ouviu falar que para conhecer a real idade de alguém é só reparar na pele de suas mãos e pescoço? Isso acontece porque, em comparação com a pele do rosto, a pele do pescoço é bem mais fina, mas, por não haver necessidade de expô-la diariamente, acabamos negligenciando os cuidados com a região.
A solução é fazer da correção de postura, um hábito. De acordo com Ed Williams, presidente da Academia Americana de Cirurgia Facial e Reconstrutiva, uma pessoa que passa um ano sentada olhando para o telefone, com certeza vai ganhar ruguinhas a mais no pescoço, já que as linhas são consequência da perda de elasticidade e envelhecimento da região, além do resultado de um excesso de atividade nos músculos naquela área específica.
Portanto, a partir de agora tente se policiar para manter a coluna ereta e queixo erguidos quando for digitar uma mensagem. Erga o celular até a altura dos olhos, ok? Peça a ajuda de amigos e parentes para que chamem sua atenção ao notarem que mais uma vez você está com a postura errada. E por mais que não tenha o hábito de aplicar protetor solar na região, agora virou regra! Além do hidratante, claro — dica: o de corpo é bem melhor para a pele do pescoço do que o de rosto, sabia?

Outros vilões
Você não precisa abandonar seu smartphone só para não ganhar alguns anos a mais na aparência. Os tablets e celulares passam longe de serem os únicos culpados para o envelhecimento antecipado do pescoço. A perda de colágeno e elasticidade também faz com que a pele pareça flácida à medida que ficamos mais velhas e isso se torna ainda mais gritante aos expormos nossa pele em contato direto com os raios UV ou outros fatores ambientais, como a poluição. Mas não se preocupe: com os cuidados básicos creme + protetor + celular na altura dos olhos, você consegue não acelerar o envelhecimento do seu pescoço.