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Tendências de mercado: identifique o que está em alta na sua área e use a seu favor
Aprenda como as tendências de mercado podem levar seu negócio ao topo e descubra como identificar os destaques do seu segmento

trabalho - tendencias de mercado foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

Um dos grandes truques para fazer seu negócio crescer e se consolidar em meio a tanta concorrência é saber identificar as principais tendências do mercado. Entender como funcionada o comportamento e, especialmente, as necessidades do seu público alvo é fundamental para quem quer chegar ao topo, independentemente do tipo de negócio. Mas, precisamos concordar: nem sempre é fácil!

A boa notícia é que existem, sim, alguns truques e ferramentas capazes de te auxiliar nessa busca, seja você a gestora de uma micro ou grande empresa. Não sabe por onde começar? Minha primeira sugestão é fazer uma pesquisa detalhada do mercado, tanto qualitativa, quanto quantitativa.

“Mas, Fabi, o que isso significa?” Simples: enquanto a pesquisa quantitativa fornece informações numéricas sobre o comportamento do consumidor, como por exemplo a frequência de compra de um determinado produto, a pesquisa qualitativa busca entender o comportamento do consumidor. Ou seja, porque ele consome tal produto, porque investe em tais marcas, quais cores e modelos ele prefere e por quais motivos, quais suas expectativas em relação ao serviço ou produto comprado…

Agora, se o seu empreendimento ainda não te dá capital para investir em pesquisas mais detalhadas, sem problemas. Acompanhar outros estudos de mercado já avaliados, analisar via Google Analytics os índices de busca efetuados no Google sobre determinado assunto, frequentar eventos do setor, ficar de olho nas campanhas da concorrência e em influenciadores do seu segmento são alternativas mais simples (e baratas!) capazes de render um bom resultado.

Abaixo, divido com vocês como descobrir as tendências de mercado em três passos simples. Espia só!

Ouça o público do seu mercado de trabalho

Não basta apenas fazer um post instigante e criativo nas redes sociais, é preciso ficar atenta aos comentários dos seus consumidores. Eles elogiam o produto ou serviço? Invista! Eles pedem mudanças ou algo em específico? Anote todas as sugestões. Aproveite para traçar um perfil mais detalhados do seu público alvo (sexo, idade…), analisar quais suas principais necessidades, que novos serviços podem surgir a partir daí e, principalmente: quais expectativas ainda precisam ser alinhadas ou descartadas.

Planeje cada passo dado

Está entrando agora no mundo do empreendedorismo? Então tenha em mente que, para não cometer erros, é preciso se planejar muito bem antes de tomar qualquer decisão impulsiva. Nada de improvisos! Faça planilhas com seus gastos e lucros, trace um perfil do seu potencial cliente, procure por parceiras e diferentes oportunidades de crescimento. Só, então, faça uma jogada mais ousada.

Não se esqueça, inclusive, que as tendências de mercado estão em constante transformação – o que pode funcionar hoje, pode não ser mais uma supernovidade semestre que bem. Por isso, nada de apostar em tendências saturadas, só porque todos os concorrentes oferecem, a não ser que você consiga oferecer um diferencial, seja no material, no preço ou no serviço. Para isso, se jogue de cabeça nas redes sociais! Peça opiniões, inicie fóruns de discussão, faça cursos de capacitação, divida com outros empreendedores suas dúvidas e expectativas. Assim, você não só entende melhor o mercado de trabalho, como também cria conexões importantes.

trabalho - tendencias de mercado foto de dentro

 

(Imagem: Shutterstock)

Fique sempre antenada

Um dos passos mais importantes na hora de reconhecer tendências de mercado é saber identificar os principais influenciadores do seu ramo, sejam eles blogueiros, vloguers, comentaristas… É através deles que você vai poder acompanhar online diariamente as novidades da sua área, o que é funcional e quais ideias devem ser descartadas. Avalie também os comentários das pessoas que seguem esses influenciadores, suas dúvidas, queixas e sugestões.

Por fim, não deixe dar uma espiadinha nos movimentos dos seus concorrentes. A ideia não é copiar uma fórmula de sucesso, mas entender o que pode servir de exemplo para o seu negócio, inclusive na forma como eles trabalham uma nova campanha, como divulgam o lançamento de um produto, ou o modo como atendem ou atraem novos clientes.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi


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