Três receitas de sopas saudáveis para tomar nesse inverno

Com o friozinho que já está fazendo a noite, nada melhor do que um bom prato de sopa, né? Eu adoro! Melhor ainda se, além de quentinha e saborosa, ela fizer bem à saúde. Por isso, pedimos a nutricionista e nossa colunista Daniela Cyrulin, três receitas de sopas saudáveis que você não pode deixar de tomar nesse inverno

0 3021
Como sou louca por sopas vou pegando várias receitas por onde passo. Essa, de aspargos, tomei no dia em que fui ao meu dentista. Deliciosa!

Como sou louca por sopas vou pegando várias receitas por onde passo. Essa, de aspargos, tomei no dia em que fui ao meu dentista. Deliciosa!

 

Sopa de abóbora com gengibre

IMG_4496

Porque tomar:
O gengibre é um termogênico que tem o poder de aquecer o organismo. Já a abóbora, por ser um carboidrato do bem e de baixo índice glicêmico, não deixa que nossa taxa de açúcar suba abruptamente.

Ingredientes:
-1 abóbora japonesa
-3 colheres de sopa de azeite
-2 litros de caldo de legumes
-1 pedaço de gengibre pequeno
-sal a gosto
-2 dentes de alho

Modo de preparo:
Retire a casca e as sementes da abóbora. Corte-a em cubos. Numa panela cozinhe a abóbora com o alho descascado, o gengibre e o caldo, até a abóbora ficar macia. Bata tudo no liquidificador, adicionando o líquido aos poucos para não ficar muito aguada. Adicione o azeite e continue batendo.

Creme de cenoura, laranja e gengibre

Captura de Tela 2015-05-20 às 17.03.28

Porque tomar:
A laranja é fonte rica em vitamina C, um antioxidante poderoso que previne contra gripes e resfriados, assim como o betacaroteno da cenoura. A combinação do creme é uma arma poderosa para blindar o organismo.

Ingredientes:
-4 cenouras descascadas
-2 colheres de sopa de gengibre ralado
-Suco de 01 laranja pêra
-300ml de caldo de legumes
-Sal marinho

Modo de preparo:
Cozinhe as cenouras no caldo de legumes. Coe e reserve o caldo. Bata no liquidificador com um pouco do caldo do cozimento. Leve para uma panela, acrescentando o restante dos ingredientes e corrigindo o sabor. Adicione mais caldo, se ficar muito grossa. Sirva em cumbucas, copinhos ou xícaras de café.

Sopa de alho-poró e grão-de-bico
alho poró e grao de bico

Porque tomar:
O alho-poró agente como anti-inflamatório e possui antioxidantes que previvem contra diferentes doenças. Já o grão-de-bico é uma proteína vegetal de fácil digestão, ou seja, é uma sopa nutritiva, de fácil digestão e preenche o estômago, criando a sensação de saciedade, por isso é ideal para ser ingerida antes de dormir.

Ingredientes:
-2 colheres de sopa de azeite extra virgem
-8 filetes de açafrão
-1 alho-poró grande, lavado, em fatias finas
-Raspas da casca de 1 limão siciliano
-1 cenoura, descascada e ralada no ralo grosso
-2 colheres de sopa de salsinha picada
-2 ¼ xícaras (540ml) de caldo de legumes
-150g de grão-de-bico, colocado de molho no dia anterior e cozido em água + sal por 40 minutos ou até ficar al dente (se preferir, use grão-de-bico enlatado)
-Sal

Modo de preparo:
Aqueça o azeite e o açafrão numa panela média em fogo médio. Junte o alho-poró e refogue até que amacie e fique transparente. Junte as raspas de limão, a cenoura e a salsinha e refogue por mais um minuto. Acrescente o caldo e o grão-de-bico. Tempere a gosto, deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos. Se preferir pode bater no liquidificador para virar um creme.