Menu
 1608
Vai viajar? Cuidado na hora de alugar o imóvel
Todo cuidado é pouco na hora de alugar um imóvel para viagem. Seja na praia ou no campo, anote nossas dicas para curtir suas férias e não cair em nenhuma armadilha
capa

(Imagem: tripadvisor.com.br)

Não importa a época, viajar é sempre uma delícia, principalmente se for com toda a família ou com um grupo cheio de amigos. Entretanto, mesmo em baixa temporada, o preço de hotéis pode ficar bem salgado, seja no Brasil ou no exterior.

Aí, uma boa pedida é o aluguel de casas. Além do valor costumar ser bem mais barato, já que as pessoas costumam dividir as despesas, a liberdade é sem igual! Você pode acordar quando quiser sem se preocupar com o horário do café, tem liberdade para cozinhar seus pratos preferidos, colocar uma música mais alta, sem contar com a privacidade e espaço suficiente para dividir com os todos os amigos e parentes.

Sem surpresas desagradáveis
Tem coisa pior do que chegar pronta para curtir seus dias de férias e descobrir que caiu em uma cilada? Elas acontecem e podem vir de mil maneiras: local inexistente, péssimo estado de conservação, vizinhança barulhenta, falta de móveis e eletrodomésticos… Para não ser vítima de um desses golpes, é preciso tomar algumas medidas. Anote aí!

– Peça referências de amigos que já visitaram o local para onde você vai viajar
– Visite o local para confirmar se ele atende as necessidades de todo o grupo
– Procure obter informações sobre o locador em sites de reclamações e até no PROCON
– Pesquise o imóvel com a ajuda de uma imobiliária, checando, inclusive, o histórico da empresa

Atenção é sempre bom
Mesmo com a ajuda de um locatário, alguns cuidados na hora de alugar seu imóvel requerem atenção. É importante, por exemplo, que você procure por um corretor devidamente inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Crecí) da região e checar, principalmente, se o imóvel que você deseja alugar pertence mesmo a ele.
O próximo passo é fazer uma lista de todos os quesitos da casa e checar se eles estão dentro do padrão, seja no estado da cama, armários, sofá, funcionamento de eletrodomésticos, etc. Parece exagero, mas essas medidas vão te poupar muita dor de cabeça mais pra frente!

17-dúvidas-de-quem-vai-alugar-um-imóvel

(Imagem: Shutterstock)

Cuidado na hora de pagar
Nunca, nunca mesmo, pague o valor total do aluguel do imóvel antecipadamente, principalmente se o combinado não exigir recibos. Depois de checar a idoneidade da pessoa com quem está fazendo negócio, proponha pagar apenas 50% de sinal para reservar o imóvel e pague os outros 50% somente no dia da entrada e recebimento das chaves. E mais: guarde o contrato e comprovantes de pagamento até 90 dias após o fim da viagem e devolução das chaves.

Se a procura do imóvel for feita pela internet
Muita gente prefere alugar imóveis através de sites especializados, principalmente já que a prática é simples e super rápida de realizar. Entretanto, é nessa hora que o cuidado deve ser redobrado. Além de dar prioridade para sites que possuem fotos do local desejado, dê prioridade para os mais conhecidos e confiáveis, se certificando de que nos anúncios há telefone do anunciante para facilitar a negociação.
Ao entrar em contato, não tenha vergonha de fazer todas as perguntas necessárias, não importa quão “bobas” elas pareçam. Pergunte, inclusive, sobre as informações que já estão no anúncio. Melhor prevenir que remediar, né?

E se algo sair errado…
O melhor é sempre tentar resolver possíveis problemas com o próprio locatário, de forma calma e amigável. Caso vocês não entrem em acordo, em último caso você pode registrar um Boletim de Ocorrência, além de entrar com uma ação judicial contra quem está alugando o imóvel. Isso vai te render um trabalhinho, mas vai ajudar que outras pessoas não sejam tão prejudicadas quanto você.
Não esqueça também de bloquear eventuais transferências financeiras, sustar cheques, estonar transações do cartão de crédito e registrar a reclamação junto ao PROCON, se houver intermediação da imobiliária.

Bjs e boa viagem!
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO ESTILO
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação