Você já fez uma lista do que não pode faltar na sua mala, agora é hora de fazer um check-up no carro para garantir que sua viagem seja feita em segurança. Mas nada de deixar a revisão para última hora, ok? O melhor é checar cada detalhe com antecedência. Atenção nos itens que você precisa verificar se estão funcionando direitinho:
Sistema elétrico, faróis e lâmpadas
O tempo é imprevisível e nada impede que você se depare com um pouco de neblina, chuva e serração ao longo do caminho. Por isso, é fundamental que seus dispositivos elétricos estão funcionando corretamente, como as lâmpadas e faróis.
Bateria
Quase ninguém se importa em checar o estado da bateria até o carro não pegar mais. Mas, ela precisa, sim, ser revisada antes das viagens, principalmente porque alguns dispositivos elétricos, como o rádio, podem sugar toda a energia do veículo se funcionarem por muito tempo enquanto o motor estiver desligado.
Limpador de para-brisas
Nada de correr o risco de pegar um temporal e só se dar conta que os limpadores de para-brisa do seu carro estão ruins quando você não conseguir enxergar um palmo à sua frente. Cheque a situação das lâminas e palhetas, que não devem estar tortas, nem com a borracha ressecada. Os encaixes das hastes precisam estar seguros e você precisa ter certeza de que a reserva de água do limpador dos vidros está cheia.
Combustível
É melhor encher o tanque antes de sair da sua cidade e somente em posto que você já conhece e confia. Não deixe que o combustível chegue na reserva antes de abastecer novamente. Nunca se sabe quanto tempo vai demorar até você encontrar um outro posto pela estrada, ou quanto tempo vai passar parada no trânsito caso haja congestionamento.
Pneus
Mantenha os pneus calibrados e lembre-se de fazer um rodízio periódico para equilibrar os desgastes irregulares. E se você sentir vibrações no volante, lembre-se de fazer também o balanceamento dos pneus.
Óleo e filtro
Verifique o nível de óleo e o prazo de validade. Se estiverem vencidos, troque por um lubrificante com as mesmas especificações recomendadas pela montadora. Cheque também o filtro. Se estiver abaixo do nível ou vencido, ele pode danificar o motor ou até aumentar o consumo de combustível.
Freios
O nível do fluído de freio exige uma avaliação minuciosa, afinal, qualquer probleminha pode pôr em risco a sua segurança e de toda a sua família. Portanto, se houver ruídos, trepidações, perda de eficiência ou se você sentir que o pedal está duro ou não está correspondendo corretamente ao seu comando, leve seu carro ao mecânico o quanto antes.
Alinhamento e balanceamento
Caso você note vibrações no volante, fazer pequenos reparos no alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas será mais do que necessário. Preste atenção também se o pneu estiver cantando ou se você notar ruídos que possam indicar a algo frouxo.
Triângulo, macaco e chave de roda
Certifique-se de que estes itens estão dentro do carro e, claro, se todos eles estão funcionando direitinho. Se o triângulo estiver com a haste quebrada, por exemplo, você não conseguirá usá-lo para sinalizar que seu carro está parado a alguns metros de distância.
Estepe
O pneu reserva precisa estar calibrado e não pode estar careca. Mesmo que você consiga seguir viagem depois de trocar o pneu furado pelo estepe, ele precisa estar em bom estado para que você garanta uma trajetória com segurança.
Beijos e boa-viagem
Fabi Scaranzi
*Consultoria: Revista Auto Esporte
*Imagens: Shutterstock