Menu
 1230
Vale a pena abrir uma conta conjunta com o parceiro? Entenda os prós e contras
Conheça as vantagens e desvantagens de abrir uma conta conjunta com o parceiro e como a prática pode ajudar a manter as finanças da família em dia.

Conta conjunta
Um dos principais motivos de brigas entre casais é a questão financeira. Não adianta, a forma como você e seu parceiro vão lidar com o dinheiro pode influenciar (e muito!) no dia a dia da relação.

Não é à toa que, toda vez que falo de finanças nas minhas redes sociais, muita gente me manda mensagens perguntando: “Fabi, vale a pena abrir uma conta conjunta com o marido?”

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que cada casal tem um estilo de vida diferente e, por isso, nem sempre o que funciona para os seus vizinhos, pode funcionar pra você e seu parceiro. Agora, avaliando a situação como um todo, dividir a conta bancária pode, sim, trazer alguns benefícios para vocês, principalmente se ela for utilizada da maneira certa.

Vantagens de ter uma conta conjunta com o parceiro

Quer alguns exemplos? Abrir uma conta conjunta pode vir a calhar se vocês têm a intenção de investir em algo maior, como a compra de um carro, um apartamento, uma viagem longa para um destino mais caro ou estão planejando aumentar a família. Por outro lado, ao abrir uma conta conjunta, é preciso levar em conta alguns fatores:

– A confiança no parceiro deve ser total. Nada de ficar checando o extrato todos os dias para ter certeza que ele não está fazendo retiradas sem o seu conhecimento.

– A conta conjunta não deve concentrar todo o patrimônio de vocês. Vai que surja alguma emergência, como uma cirurgia, por exemplo, capaz de colocar em risco todo o patrimônio que vocês possuem.

Outra vantagem da conta conjunta é que o valor depositado ali pode ser reservado apenas para quitar as contas em comum, como despesas fixas com a casa e o carro, escola dos filhos, compras no supermercado… E existe um truque pra fazer essa dinâmica dar certo, viu? Tudo o que vocês precisam é estipular um valor fixo mensal que cada um vai comprometer do orçamento individual para depositar na conta conjunta.

Essa dica, aliás, é fundamental para pôr fim a um problema muito comum entre os casais: o valor gasto por cada um com vontades individuais. Uma vez que vocês estipularem a parcela que cada um vai contribuir para depositar na conta conjunta mensalmente, fica mais fácil separar quando do orçamento vocês estão livres para gastar como bem entenderem: academia, roupas, tratamentos estéticos… É ou não é a solução para o fim das tão indesejáveis DRs?

falta de dinheiro

E as desvantagens? Não tem nenhuma?

Infelizmente, tem! A conta conjunta pode trazer alguns problemas para o casal se vocês não estipularem alguns limites antes de darem esse passo tão importante na relação. Vocês precisam se policiar, por exemplo, para não usarem uma conta com acesso a cheque especial, senão correm o risco de criarem dívidas desnecessárias.

Tenham em mente que, se criar dívidas individuais com o banco é ruim, ficar os dois com o nome sujo é ainda pior. E mais: ao dividirem a conta bancária, vocês se tornam mutuamente responsáveis por qualquer empréstimo feito como casal. Ou seja, no caso de créditos, se você ou ele se tornar incapaz de não cumprir os pagamentos, toda a responsabilidade do não pagamento também vai cair sobre o outro – inclusive problemas legais resultantes dessa dívida.

Viu só porque é tão importante avaliar todos os prós e contras antes de abrir uma conta conjunta? Agora, se a prática for feita com confiança e responsabilidade, vocês têm tudo para serem ainda mais felizes.

Bjs,
Fabi Scaranzi
*Imagens: Shutterstock


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO ESTILO
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação