Menu
 4410
Vitamina D: nutriente previne doenças e traz benefícios à saúde
Esqueça tudo o que você sabe sobre o nutriente -- você vai se surpreender!

Delícia ficar um pouco no sol. Depois que fui investigar sobre a vitamina D, então, curto ainda mais, mas sempre com cautela… Aproveite também! (Foto: acervo pessoal)

Garantir a saúde dos ossos, manter o peso, blindar o coração. Esses são apenas alguns dos benefícios que a vitamina D pode trazer ao nosso organismo. Mas para manter bons os índices desse nutriente, é preciso atuar em várias frentes simultaneamente, já que dificilmente conseguiremos suprir a quantidade necessária de uma única fonte. Com a ajuda do sol, de 15 a 20 minutos sem filtro solar, alimentação saudável e suplementos, é possível colocar nossa taxa de vitamina D em equilíbrio. Quer saber mais? Então dê uma olhada nos oito principais benefícios da vitamina no nosso organismo.

Fortalece os ossos
A vitamina D é essencial para a absorção do cálcio pelos ossos. De acordo com a nutricionista Larissa Magalhães, de São Paulo, o cálcio é responsável principalmente por fortalecer ossos e dentes: “A deficiência deste nutriente pode causar o raquitismo na infância e a osteoporose na vida adulta”, explica.

Protege o coração
Além de ajudar o músculo do coração a controlar as contrações necessárias para bombear o sangue para o corpo, a vitamina D permite o relaxamento dos vasos sanguíneos e influencia na produção do principal hormônio regulador da pressão arterial, a renina. Por isso, pessoas com deficiência dessa substância têm maiores chances de desenvolverem doenças cardiovasculares como, derrame, insuficiência cardíaca e infarto.

Garante uma gravidez segura
A vitamina D é fundamental para as gestantes, já que age diretamente no sistema imunológico. No primeiro trimestre a falta dela pode levar à abortos. Já, no final da gravidez, a ausência da vitamina D pode causar a pré-eclâmpsia, doença na qual a gestante desenvolve a hipertensão, uma vez que a substância influência na produção da renina, principal hormônio regulador da pressão arterial.

Fortalece os músculos
“A vitamina D contribui para a força muscular, portanto, sua ausência leva a perda dessa força e aumenta o risco de quedas e fraturas”, explica Beatriz. Por isso, o nutriente é imprescindível para quem quer reforçar o metabolismo ou para quem pratica exercícios físicos regularmente.

Auxilia no tratamento de doenças autoimunes
A vitamina D vem sendo usada no tratamento de doenças autoimunes, por ser um imunoregulador que inibe o tipo de resposta imunológica que provoca a reação contra o próprio organismo. O tratamento de doenças autoimunes com o nutriente é algo recente, mas pode não só evitar que a doença avance, como também ajudar na recuperação de sequelas recentes.

Ajuda no tratamento contra o câncer
O aparecimento de 17 tipos de câncer (como os de mama, próstata e melanoma) podem estar ligados à carência de vitamina D, já que a substância participa do processo de diferenciação celular, que mantém as células cardíacas como cardíacas, as da pele como da pele e assim por diante. Dessa forma, ela evita que as células se tornem cancerígenas. A vitamina D ainda promove a autodestruição das células cancerosas, auxiliando no tratamento da doença por meio de suplementos.

Previne o autismo
Importante para o desenvolvimento do cérebro, a vitamina D ajuda a prevenir o autismo durante a gestação. Mesmo diante dessa condição, é importante continuar obtendo vitamina D, não apenas por meio de alguns alimentos e suplementos vitamínicos, mas também com a ajuda da exposição solar.

Elimina gripes e resfriados
Uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition com 340 crianças comprovou que os riscos de contrair gripe diminuíram no grupo que ingeriu um suplemento de vitamina D. Já entre os adultos, ficou comprovado que aqueles que consomem uma quantidade menor do nutriente estão mais predispostos a resfriados, além de apresentarem problemas respiratórios.

Onde encontrar

Na cozinha:

Gema de ovo, peixes e óleo de fígado de peixe.
O ideal seria consumir cinco microgramas da vitamina por dia, o que equivale a quase dois quilos de peixe! Nem mesmo eu que adoro peixei conseguiria cumprir com essa exigência! Por isso, fale com seu médico e, veja se está com deficiencia deesa vitamina. Com vitamina D melhor não brincar.

Nas prateleiras: * DePURA (R$ 51)  * B-well – Vitamina D (R$ 48)


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação