Menu
 2024
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Você está na profissão certa? Especialistas respondem!
Experts ensinam três perguntinhas simples capazes de mostrar se um cargo ou profissão combina mesmo com o seu perfil. Descubra já!

trabalho - profissão foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

Estar presa em um trabalho que não combina com você pode ser extremamente estressante, não importa o quão impressionante seja o cargo. Acredite, salário nenhum vale o sacrifício de fazer todos os dias aquilo que não gostamos, que não temos nenhuma aptidão ou quando chegou a hora de mudar de profissão mesmo.

Por isso, fica aqui minha pergunta: depois de muitos anos trabalhando numa mesma empresa, você acha que está na profissão certa? Ou então: na hora de mandar seu currículo para uma vaga de interesse, será que aquele cargo é realmente adequado pra você?

Fazer uma pausa e pensar sobre essas perguntas é fundamental. Estudos mostram que se sentir infeliz e insatisfeita no trabalho pode levar a sérias crises de ansiedade, estresse e depressão.

A boa notícia é que você não precisa mais correr esse risco. Experts americanos revelaram que três perguntas simples são capazes de identificar se um cargo, promoção ou profissão é perfeita pra você. E vale pra tudo, viu? Seja na hora de enviar seu currículo, aceitar uma transferência, pedir uma promoção, abrir um negócio próprio ou até mesmo se inscrever no vestibular. Vamos às perguntas:

1. Minha personalidade combina com a cultura da empresa?
Empresas cultivam regras, condutas e valores que nem sempre combinam com o seu ponto de vista e essas diferenças podem trazer resultados negativos a longo prazo. A apresentadora americana Oprah Winfrey sabe bem o que é isso. Durante uma entrevista recente ela revelou que deixou o programa “60 Minutes” porque sua personalidade não correspondia com o papel que exigiam dela. “Sempre me pediam para mostrar minha personalidade de maneira mais sutil, ser menos emotiva”, disse ela ao Hollywood Reporter. “Gostei de trabalhar com a equipe, mas não foi o melhor formato pra mim”. Embora parecesse uma oportunidade promissora, Oprah se desligou do programa porque sentiu que os valores da emissora não combinavam com os dela. Resultado? A decisão permitiu que agora ela foque num novo plano de carreira com um propósito maior, que se encaixe perfeitamente com quem ela é de verdade.

2. Este trabalho é significativo para mim?
Sabia que mais da metade das pessoas que trabalham sentem algum tipo de esgotamento, seja físico ou mental? E não é à toa! Os experts explicam que essa sensação de cansaço extremo afeta principalmente profissionais que não veem significado naquilo que fazem.

A dica: antes de aceitar uma oferta de emprego ou se inscrever para uma vaga ou promoção, pergunte se a missão daquilo que você está prestes a executar todos os dias está alinhada com seus valores. Muito mais do que um bom salário, será que esse cargo será capaz de te fazer crescer, pessoal e profissionalmente? Você acredita que encontrará seu propósito ao mesmo tempo que se sentirá feliz e realizada? Tenha em mente que se você não sentir nenhuma conexão com a profissão que escolheu, pode acabar sentindo os sinais de esgotamento antes mesmo do que imagina.

trabalho - profissão foto de dentro 1

(Imagem: Shutterstock)

3. Esse trabalho vai me permitir mostrar quem eu sou de verdade?
A forma como você escolhe se apresentar no seu trabalho (postura, roupas, opiniões, personalidade…) pode afetar seriamente o modo como você se sente em relação as tarefas que realiza todos os dias. Por isso é tão importante encontrar um emprego onde você se sinta à vontade para ser quem realmente é, de maneira autêntica e criativa.

Ficar presa dentro da própria personalidade dificilmente vai te permitir mostrar todo o seu potencial. Por isso, se você sentir que terá que esconder partes de si mesma para se encaixar nos valores da empresa, é bem provável que esse local de trabalho não seja o ideal pra você, ou até mesmo que aquela profissão não tenha muito a sua cara. Como consequência, você estará prestes a se colocar numa realidade estressante e com certeza infeliz. Será que vale a pena?

Somente trabalhando o seu autoconhecimento você será capaz de se tornar a melhor versão de si mesma, tanto na carreira quando na vida pessoal. Bora tentar?

Quando você pensa em mudar de carreira, quais os seus maiores medos e inseguranças? Conte pra mim nos comentários.

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação