Famoso nas prateleiras das lojas de cosméticos desde 2013, a cada ano os shampoos a seco vem trazendo novidades. Para quem ainda não teve a chance de experimentar, ele é um spray e deve ser aplicado exatamente como um fixador de penteado.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o diferencial desse shampoo é que ele contém amido de alumínio octenilsuccinato, uma substância que tem a capacidade de absorver a oleosidade do cabelo e dar até um pouco de volume, deixando os fios mais soltos. Bacana, né? Ele age como uma lavagem a seco e só deve ser usado em último caso, quando você precisa estar com o cabelo lindo, mas não teve tempo de lavar.
Aprenda direitinho como usar o shampoo a seco:
1. Reparta o cabelo em algumas mechas, assim você vai conseguir aplicar o produto perto de toda a raiz.
2. Dê uma distância de 20 centímetros dos cabelos e borrife o spray. Repita o processo em todo o cabelo e espere alguns minutos até que o fio absorva todo o produto.
3. Em seguida, escove os cabelos. Assim, você elimina a aparência de fios duros e remove a camada branca do pó que pode ficar preso entre eles.
Quando vale a pena ter o shampoo a seco sempre à mão:
– Sempre que surgir um compromisso de última hora
– Se você faz academia, mas não quer lavar o cabelo (e ter que fazer escova ou chapinha!) todos os dias
– Se a sua raiz for muito oleosa e acordar cedo para lavar os cabelos todos os dias não for uma opção
– Quem pinta o cabelo constantemente com cores que desbotam a cada lavagem
– Para prolongar o efeito da escova, chapinha e babyliss, ficando mais de dois dias sem lavar
– Quem tem pouco volume, mas ainda assim adora fazer penteados incríveis, o efeito do spray vai dar um up no visual
– Sempre que você precisar remover cheiros fortes dos fios, como cigarro e frituras.
Todo cuidado é pouco:
– Use o shampoo a seco no máximo uma vez por semana. O motivo? Ele obstrui os poros e pode até prejudicar o crescimento dos fios e causar inflamações e irritações no couro cabeludo.
– O shampoo a seco não elimina a necessidade dos shampoos tradicionais. O único modo de limpar bem os cabelos e retirar todos os resíduos e impurezas é lavá-los constantemente com shampoo e condicionador.
– Esse tipo de shampoo tende a ressecar os fios se for usado frequentemente, deixando os cabelos opacos e sem brilho.
– Se seu cabelo for fino demais, o efeito pode ser contrário. Ao invés de deixar os fios soltinhos, eles podem ficar grudados um ao outro. Aí não, né?
Aposte nas marcas:
Muitas marcas nacionais, como a Charming e a Batiste, além de serem super fáceis de encontrar, removem a oleosidade e os odores do cabelo sem deixar aquele efeito branco, nem duro nos fios. O cheirinho dos produtos é uma delícia, e além de tratar os fios, o custo benefício também é ótimo. Vale o investimento!
E ai, o que você acha? Ficou curiosa para provar?
Me conte depois como foi sua experiência.
Bjs,
Fabi Scaranzi
*Imagens: Pinterest