Depois de muito trabalho e investimento, seu negócio começa a apresentar os primeiros lucros. Vendo o dinheiro em caixa, é impossível não bater aquela dúvida: Reinvisto na empresa? Economizo? Gasto comigo?
Se ganhar dinheiro é um desafio, saber o que fazer com ele pode ser ainda mais difícil, afinal não é todo empresário que entende de gestão de lucros. Para te ajudar, separei alguns truques que vão te ensinar como gastar seu dinheiro, gerenciar suas finanças pessoais e investir em um futuro financeiro sólido sem crise. Dá uma olhada!
Investindo dinheiro na sua empresa
Não dá pra negar que o dinheiro é uma ferramenta fundamental para nos ajudar a chegarmos ao topo, principalmente para quem é empreendedor. Entretanto, antes de sair investindo o dinheiro suado que você acabou de conquistar, minha dica é definir claramente o que você quer ele faça por você.
Eu, particularmente, acredito que dinheiro gera mais dinheiro, por isso recomendo, sim, que você reinvista essa quantia na sua empresa, mas não sem antes definir algumas metas: você quer aumentar seu negócio? Deseja contratar mais funcionários? Comprar mais ou melhores equipamentos? Cada um desses serviços será capaz de fazer sua empresa crescer de maneiras diferentes, por isso é preciso ter em mente exatamente quais são as suas expectativas e objetivos a curto e longo prazo.
Peça ajuda a um profissional
Para quem está embarcando agora no mundo dos negócios, é superimportante contar com o aconselhamento de um contador. Ele vai te ensinar como guardar dinheiro, como ficar em dia com seus impostos e, principalmente, vai te nortear em como investir uma quantia desse lucro, principalmente no que diz respeito à contratação de novos funcionários.
Não esqueça de si mesma
Usar esse dinheiro para fazer sua empresa crescer e progredir é importante, mas não enquanto você tiver contas pessoais acumulando na gaveta. Por isso, atenção: só invista esse lucro em novas máquinas, divulgação ou equipe se estiver com todas as suas contas pessoais em dia.
Caso contrário, se tiver qualquer dívida para quitar (por menor que seja!) essa deve ser a sua prioridade. Seja a conta do cartão de crédito, do aluguel ou condomínio, é fundamental encerrar todas as parcelas atrasadas. Só então você vai conseguir dormir com a consciência tranquila e vai analisar com mais clareza no que investir a seguir.
Bjs,
Fabi Scaranzi