Dia das Crianças: como fazer um piquenique com os pequenos

pic6

Que tal aproveitar o Dia das Crianças para fazer um piquenique com os pequenos? Pra começar, tenha uma “cesta de piquenique” em mãos para facilitar as coisas. Nela, coloque pratos e guardanapos, utensílios plásticos, um abridor de garrafas e um saca-rolhas. Inclua também recipientes plásticos de alimentos, elásticos, sacos e outros não-perecíveis que vão ser úteis no fim do dia.

pic3

Atenção! Na hora de preparar seu piquenique, não esqueça de fazer um checklist!

– Pense tanto no conforto quanto na comida
– Se você pensa em sentar no chão, certifique-se de levar travesseiros, almofadas ou cadeiras
– Leve guarda-chuvas caso o tempo esteja instável, para uma retirada rápida e estratégica
– Certifique-se de que a toalha escolhida é gra\nde o suficiente para sua família. Caso contrário, tenha espaço o bastante para que todos se espalhem um pouco. Muito espaço é bom, e dificulta o trabalho das formigas (sim, elas podem estar presentes e, em geral, vão querer um pouco de sua comida)
– Não se esqueça das brincadeiras! Jogos de tabuleiros, frescobol e frisbees são divertidos. Pense em atividades que possam envolver a todos

Um piquenique em família é um prato cheio para diversão: correr, jogar bola, molhar o pé no rio (ou no mar, se estiver na praia), ou até ir pescar. Leve sempre um kit de primeiros socorros só pra evitar sustos em caso de tombos ou picadas de inseto. Não esqueça do protetor solar, para todos, repelente, antissépticos, band-aids – coisas simples para estar prevenida.

pic10

Outras dicas importantes!
– Você pode comprar capas de bolos para manter a comida livre de insetos. Elas se fecham bem e são uma ótima ideia.
– Use objetos não-descartáveis, se possível. É ecologicamente correto, mas antes de tudo, dá um clima mais agradável ao seu piquenique.
– Chá, café, sucos e refrigerantes tem um sabor ainda melhor em recipientes de vidro ou metálicos
– O papel alumínio, tão utilizado na cozinha, também é um bom aliado ao ar livre

Materiais Necessários

– Toalha, tapete ou cobertor para forrar o local onde você vai colocar o lanche a ser servido
– Guardanapos, pratos, talheres e tigelas
– Canecas, copos e taças
– Tábua de corte para pães e queijos
– Faca de pão e talvez outra faca afiada para fatiar frutas e vegetais
– Recipientes para alimentos
– Papel-toalha
– Garrafa térmica para manter a temperatura das bebidas
– Molhos favoritos, picles e condimentos
– Sacos de lixo
– Lenços, tecidos e toalhinhas
– Recipientes para restos: saquinhos, tubos plásticos e jarras

pic11

O lugar
Antes de tudo, escolha um local que tenha muita natureza e espaço para os pequenos poderem brincar à vontade. Se houver playground ou outras atividades, como o pedalinho e quadras de esportes, melhor ainda. Mas se não houver nada disso, bastam árvores e um bom gramado.

E não é preciso ir longe para fazer um piquenique. Quem tem um bom quintal pode fazer ali mesmo. Bosques, praças, praias ou jardins, não importa. O espaço perfeito é cada um quem cria. Aliás, essa é uma das partes mais saborosas do piquenique: o improviso. Você junta a turma, escolhe um destino, mas para saber onde montar o acampamento só desbravando caminhos, juntos. Uma hora, bingo, você encontra o lugar que mais agrada a todos.

O mais importante mesmo é ter a família reunida, ao ar livre, num clima bom de brincar, e curtir o contato com a natureza, ainda que por algumas horas. Pode até parecer bobagem, mas acredite, são memórias que seus filhos vão guardar pra sempre. O Dia das Crianças tem tudo para ser um momento especial e seus filhos merecem!

pic2

bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *