Crioterapia: cuidando do corpo, abaixo de zero

Se você não suporta temperaturas abaixo de zero, tem horror de frio e não consegue tomar banho se a água não tiver algum tipo de aquecimento… bem talvez este seja um tratamento do qual você deseje fugir… Mas  ele já virou uma febre nos Estados Unidos para ajudar em questões estéticas e ortopédicas, desde atletas lesionados até astros e estrelas de Hollywood, pois segundo as pesquisas feitas além de promover a circulação sanguínea, a técnica – pasmem – emagrece!

Vamos começar pelo básico- o que é … Crioterapia é o tratamento que usa baixas temperaturas para tratamentos estéticos e terapêuticos na pele. Para isso, podem ser usados jatos em spray ou com sondas previamente resfriadas. A palavra derivada da palavra grega kryos, que significa frio. Nesse tratamento pode ser usado gelo seco ou nitrogênio liquido em contato com a pele, chegando a temperaturas de até 196 graus Celsius negativos.

Candice Nowinski of New Albany receives a cryotherapy facial from Morgan Saunders at Chill Cryotherapy in Gahanna on Aug. 24, 2015. Vaporized nitrogen is used to freeze the surface of the skin during the 10-minute procedure. (Adam Cairns / The Columbus Dispatch)
(Foto: pictaram.com)

Há coisa de 5 ou 6 anos, começaram, depois de muitos testes, os primeiros procedimentos crioterapêuticos mais leves, com cremes, géis e sprays que levavam cânfora ou mentol em sua composição, causando um resfriamento onde eram aplicados. Os atletas foram os primeiros a testar em lesões musculares e ósseas, com bons resultados de reconstituição rápida. E daí é que surgiram os estudos para a crioterapia estética que se tem hoje, através de uma verdadeira sauna às avessas de nitrogênio líquido, quando você entra numa máquina e recebe no corpo todo uma sessão deste nitrogênio elaborado para rejuvenescer o seu corpo como um todo.

É essa a novidade – a crioterapia com banho de nitrogênio na chamada “câmara criogênica”. A técnica começou a ser utilizada, mais uma vez, nos times de futebol europeus e trouxe grandes resultados e melhoras para os atletas.

072115Kryolife7TB
(Foto: nypost.com)

Cristiano Ronaldo, inclusive, é o maior adepto da nova técnica (não só como atleta, né? Porque ele se assume como metrosexual e sabe bem como cuidar da imagem). Não demorou muito e a câmara de nitrogênio virou a mais nova febre no meio estético, e é utilizado por famosas como Demi Moore, Lindsay Lohan e Kate Hudson.

famosos_crioterapia
Os famosos que viraram fãs e continuam fazendo sessões

Seria como fazer a tão famosa criolipólise, porém esta técnica abrange todo o corpo. Você entra na câmara e fica 3 minutos à uma temperatura de -160 a -196ºC. Ainda não existem estudos comprovados sobre os resultados estéticos, mas mesmo assim o Brasil é um dos países que estão na lista de espera para importar a máquina.

Além de ter muita coragem para encarar o frio por este tempo, o tratamento é caro. Em Nova York, hoje, uma sessão de 3 minutos custa em torno de R$ 350,00. Cada sessão promete queimar 600 calorias!

Quem já teve coragem descreve que a sensação de sentir o sangue correndo pelo corpo após o breve congelamento é incrível. Outros defendem a melhora em lesões no corpo, como problemas de coluna e dores musculares.

A gente fica curiosa pra ver … e depois crer. Mas se chegar aqui, com garantias de bons resultados, tenho certeza de que as brasileiras, em pouco tempo, encabeçarão a lista dos entusiastas. Eu não sei se vou encarar não. E vc?

bj pra vcs
Fabi Scaranzi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *