Saiba porque um pouquinho de estresse faz bem à saúde

Fabiana Scaranzi Por Fabiana Scaranzi3 min leitura29 visualizações

woman screamingb

Pode parecer loucura querer sentir um pouquinho de estresse todos os dias, mas há, sim, evidências de que essa tensão a curto prazo é capaz de oferecer alguns benefícios à nossa saúde. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Duke, o estresse moderado melhora nossa aprendizagem e memória, além de estimular nosso corpo a se adaptar as mais diversas situações. Calma, eu explico! Ao passar por uma situação de nervosismo e tensão, nosso corpo libera hormônios que nos dão impulsos de energia e ainda aguçam nossos sentidos. Por isso, se introduzido à sua rotina diária, o estresse faz com que seu corpo e mente se tornem mais forte, melhorando cada aspecto da sua saúde. Você aprende a tolerar e a lidar com o que te causa tensão e ansiedade, aumentando sua capacidade de tornar qualquer outro tipo de stress mais tolerante.

Quando desafiamos (com cuidado!) nosso corpo, a longo prazo podemos usar e abusar do seu poder de defesa e reparação. A ideia pode ser comparada com uma vacina: você se torna mais resistente ao se expor à uma pequena quantidade de algo que pode ser prejudicial a sua saúde em grandes doses.

Então, que tal uma pequena dose de estresse todos os dias? Aqui, três sugestões bem simples, mas que têm um efeito incrível:

Tome um banho frio
Pesquisadores da Universidade de Portsmounth descobriram que a água fria produz uma queda brusca na temperatura da pele, que pede resposta ao choque frio do nosso corpo imediatamente. De acordo com o estudo, essa queda da temperatura corporal ativa os hormônios do stress, principalmente a noradrenalina, o cortisol e a adrenalina, nos fazendo sentir felizes e em estado de alerta. Mas cuidado: o banho frio aumenta a pressão sanguínea, o que pode ser perigoso para quem sofre com problemas de hipertensão, doenças cardíacas e aneurisma.

banho-agua-gelada-abre

Passe algumas horas em jejum
Você não precisa restringir a quantidade de calorias que ingere a cada refeição, o importante é dar um bom espaçamento entre elas, reduzindo a ingestão de glicose e gordura por um longo período. Pode parecer loucura, mas ao ficar muito tempo sem se alimentar, o combustível usado quando a gordura é queimada afeta o cérebro, obrigando-o a criar uma sensação de bem-estar. Atenção: o jejum não deve passar de 12 horas e manter-se hidratada é uma obrigação!

Crie uma rotina intensa de exercícios
O segredo para esse estresse ser positivo ao seu corpo é fazer a atividade com menos frequência, mas de forma intensa. Que tal atividades como escalada, corrida ou ciclismo por, no máximo 20 minutos? O estudo descobriu que exercícios em alta intensidade podem ajudar a proteger o organismo contra doenças como a diabetes, além de melhorar a saúde do coração. Mas de novo, não esqueça da aprovação do seu médico antes de começar. Nem todo mundo tem o corpo com o condicionamento físico necessário para essa bateria de exercícios.

woman-working-out

E então, está preparada? Pode parecer puxado, mas a recompensa virá em dobro: energia ilimitada e capacidade de resiliência para sempre!

Quando o assunto é estresse, o que atualmente tem te deixado mais nervosa e ansiosa? É o trabalho, a família, a saúde, sua conta bancária? Conte pra mim nos comentários.

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock