Menu
 1679
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
11 dicas para manter a plateia envolvida na sua apresentação
11 ótimas dicas vão te ajudar a fazer um discurso campeão e garantir que seu público fique engajado do começo ao fim da sua apresentação

comunicação - discurso envolvente foto de destaque

Imagine a cena: você está numa sala lotada de pessoas ansiosas para ouvir o que você tem pra falar. Você está se preparando há semanas e finalmente chegou a hora de fazer a sua apresentação. Quinze minutos depois, todos parecem desmotivados, desatentos, desinteressados… Um pesadelo, né? Se você deseja que o seu público fique acordado e, principalmente, super interessado na sua mensagem do começo ao fim, isso é o que você deve fazer:

1. Esteja preparada e organizada. Tenha suas anotações em ordem e garanta que todos os equipamentos audiovisuais que você for usar estejam funcionando e, principalmente, que você saiba como operar todos eles. Cheque se possíveis apostilas estejam em pilhas para serem distribuídas – e faça cópias extras!

2. Mantenha o foco no tópico principal. Resista à vontade de divagar com novos assuntos e histórias no meio da apresentação.

3. Conheça o objetivo do seu discurso. Informe seu público sobre o que você vai discursar e o que eles devem esperar desde o início.

4. Use sua postura corporal como aliada. Sua linguagem corporal e tom de voz ajudam a passar uma imagem confiante se usados de maneira certa. Não olhe para os pés ou se esconda atrás de um púlpito. Mantenha a cabeça erguida, costas reta e se mova um pouco enquanto faz contato visual com o público. E tenha o cuidado de variar um pouco a sua voz. Um tom de voz sempre igual tem o poder de cansar o público.

5. Use palavras que sejam ativas e impactantes. Procure deixar de lado aqueles jargões clichês, termos técnicos ou palavras muito sofisticadas. Dica as coisas de maneira que todos entendam exatamente o que você quer dizer e de preferência para palavras que remetam ações.

6. Use fatos, estatísticas, histórias, citações ou outras informações que ajudarão a ilustrar seus pontos. E lembre-se de sempre garantir que eles estejam seguindo seu objetivo principal. Use adereços e recursos visuais para destacar as mensagens mais importantes. Encontre maneiras de diferentes envolver seu público.

comunicação - discurso envolvente foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

7. Use expressão facial adequada e gestos. Conecte-se com seu público e deixe que eles sintam sua paixão pelo assunto. Não tenha medo de mostrar seu entusiasmo, sua frustração. Permita-se ser vulnerável. Essa vulnerabilidade é um fator importante para criar uma identificação natural entre você e os ouvintes.

8. Não leia seus slides e anotações. Essas informações por escrito devem complementar sua mensagem, não repetir.

9. Preste atenção aos seus hábitos de fala. Tome cuidado para falar de maneira clara e num bom ritmo para todos. Pratique seu discurso sem falar aqueles pequenos “hmms” e “tipo” e “assim” que vira e mexe colocamos no meio das nossas frases. Grave a si mesmo quando for ensaiar e ouça para ver onde precisa melhorar.

10. Assista o vídeo de ensaio da sua apresentação sem som. Ao assistir o vídeo sem ouvir sua voz ou ruídos externos, você consegue observar se possui algum “tic” que precisa se livrar na hora da sua apresentação, como balançar a perna ou passar a mão no cabelo repetidas vezes. Esses hábitos distraem bastante a atenção do outro!

11. Pratique, pratique, pratique e depois pratique um pouco mais! O ditado de que a prática leva a perfeição não é à toa, pode acreditar. Quanto mais natural for a sua apresentação, mais engajado e à vontade seu público vai ficar.

É claro que existem várias outras dicas que vão te ajudar a fazer ótimas apresentações, mas essas são as minhas preferidas e se forem sempre seguidas, com certeza vão ajudar para o sucesso da sua apresentação, seja numa reunião, numa palestra ou workshop.

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação