Menu
 1532
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
4 hábitos raros de comunicação que realmente importam na era digital
Descubra quais hábitos de comunicação digital os líderes mais inteligentes praticam diariamente e aprenda como inclui-los no seu trabalho!

comunicação - 4 hábitos raros foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

Na era digital, passamos a ter uma responsabilidade ainda maior de nos mantermos sempre atentas e conectadas, especialmente quando o assunto é trabalho.

Não importa se somos funcionárias, empreendedoras, gestoras, autônomas ou se assumimos um cargo de chefia, o universo digital nos ajuda a seguirmos focadas nos nossos objetivos a curto e longo prazo, a resolvermos problemas em tempo real, a reportarmos dúvidas, expectativas e resultados a nossos funcionários, chefes e colegas de equipe, e a agendarmos reuniões, solicitarmos estoque, atualizarmos nossos perfis nas redes sociais.

O que pouca gente sabe é que grandes líderes vão além e não têm medo de se comunicar, seja através de um tablete, smartphone ou computador. Eles entendem que reafirmar tarefas, planos e prazos, seja através de e-mails ou videoconferências, ajuda a esclarecer a estratégia escolhida e a manter a equipe focada no que realmente importa.

Se você também quer fazer parte desse time de profissionais bem-sucedidos, aprenda quatro hábitos raros de comunicação digital para pôr em prática já!

1. Compartilhe o máximo de informações que puder
Seja transparente no compartilhamento de informações da empresa, seja você uma gestora, chefe ou funcionária. A atitude demonstra confiança uma vez que você presta contas e mostra que segue atenta a todos os detalhes. Ser aberta e honesta com toda a sua equipe, tanto sobre boas, quanto sobre as más notícias, ajuda, inclusive, a mostrar que seu trabalho e função merecem ser valorizados.

Sabia que na Bridgewater Associates, empresa americana líder do maior fundo de hedge do mundo, eles registram todas as reuniões e as disponibilizam via e-mail para todos os funcionários, independentemente do seu nível ou posição? Esse veículo de comunicação é uma ferramenta de aprendizado que mostra na prática como as decisões são tomadas e incentiva o pensamento e a comunicação mais precisa.

2. Avalie o melhor meio digital para cada tipo de mensagem
Mais do que fazer parte da era digital, é preciso se adequar a ela. Por exemplo, não adianta você achar que tudo pode ser resolvido mais facilmente através de áudios no WhatsApp se os seus funcionários ficam nervosos, ansiosos e passam a render menos quando notam o celular cheio de mensagens suas na tela.

É preciso perceber o tipo de comunicação digital que funciona melhor com cada um dos seus funcionários, gestores ou colegas de equipe, e nunca se esquecer de que quanto mais “humana” ela for, melhor. Afinal, é essa aproximação que motiva e incentiva qualquer um de nós a trabalhar mais e melhor!

comunicação - 4 hábitos raros foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

3. Tenha conversas bidirecionais
Já faz tempo que líderes, CEOs e gestões mudaram a forma como se relacionam com suas equipes. Pesquisas provaram ser muito mais eficaz e produtivo manter conversas simples e amigáveis do que apostar em táticas como a ordem, a imposição da hierarquia e o medo.

Para se tornar uma profissional bem-sucedida, procure cultivar uma sensibilidade emocional nas conversas com seus funcionários e colegas. Ao trata-los de forma humanizada e não apenas dando ordens, você mostra que se preocupa com as expectativas e frustrações do outro e ajuda a empresa como um todo na sua jornada rumo ao sucesso e desenvolvimento. Essa “sensibilidade” deve existir, inclusive, em e-mails, mensagens e ligações. Pergunte ao seu funcionário ou colega se ele está bem, se ele conseguiu descansar no final de semana, se ele precisa de alguma ajuda ou se tem alguma sugestão para colaborar com algum projeto ou questão específica. Pode acreditar, esse ato de atenção e cuidado vai surtir um efeito muito mais positivo do que simplesmente enviar e-mail cheio de ordens e pedidos, e nenhuma preocupação com o outro.

4. Estimule o “confronto positivo”
A falta de comunicação pode custar a uma empresa inúmeras horas de produtividade perdidas para que funcionários, chefes e gestores controlem os danos e corrijam um problema que poderia ter sido evitado com uma simples troca de informações.

Minha sugestão? Crie discussões! Parece absurdo, mas faz sentido. Nossa reação natural é evitar discussões, afinal, elas são desconfortáveis, constrangedoras, dolorosas…. E absolutamente necessárias.

Embora, no dia a dia, um problema ou outro seja inevitável, acredite: a maioria deles pode ser prevenido ao estimularmos o “confronto saudável”, ou seja, discussões entre pessoas que pensam de maneiras diferentes e podem, juntas, criar soluções únicas para uma determinada crise.

Para garantir que essas discussões não fujam do foco e não se tornem motivos de mal-estar no ambiente de trabalho, estimule tópicos específicos para serem debatidos nos grupos de WhatsApp com seus colegas de equipe, mande dados e gráficos que mostrem uma problemática, proponha desafios… A ideia é usar as plataformas digitais para encontrar a abordagem correta para crises futuras e descobrir como manipula-la da maneira certa. O resultado vai ser sempre positivo, tenho certeza!

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação