5 destinos incríveis para fazer trilhas no Brasil

Adora uma aventura e quer montar um roteiro cheio de trilhas e paradas de tirar o fôlego? Dá uma olhada em cinco lugares incríveis para fazer trekking aqui no Brasil

2 552

mulher-fazendo-trilha-com-nascer-do-sol1

Faz a linha aventureira? Então essa matéria é pra você! O Brasil conta com paisagens lindas e lugares incríveis pra você conhecer fazendo trilhas e, de quebra, tomar um belo banho de cachoeira. Delícia, né?

Se animou? Então, que tal incluir algumas trilhas na sua próxima viagem? Abaixo, separei cinco lugares que valem a pena conhecer. Arrume a mochila, um bom tênis, e prepare-se para curtir momentos especiais na natureza e, lógico, tirar fotos belíssimas!

Monte Roraima (RR)
Destino famoso para quem é fã de trilhas, o Monte Roraima fica na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana Inglesa. Esse é um dos pontos mais altos do nosso país, com cerca de 2.875 metros de altitude – então prepare-se para andar bastante!! Mas atenção: a trilha deve começar na Venezuela, já que os lados do Brasil e Guiana são paredões impossíveis de transitar. As trilhas duram geralmente de 6 a 8 dias e exige um bom preparo físico, viu!? Então, se você está começando a se aventurar nesse tipo de atividade, melhor escolher opções mais fáceis. Só não abra mão da experiência no futuro. A paisagem é incrível e o esforço vale demais a pena!

monte-roraima

Vale do Pati (BA)
Uma das opções mais bonitas no Brasil para fazer trilhas é o Vale do Pati, no Parque Nacional da Chapada da Diamantina, na Bahia. Se você ama aventuras e o contato com a natureza, inclua já essa trilha no seu roteiro. O relevo privilegiado, a fauna, a flora e as cachoeiras foram o cenário perfeito para quem é apaixonado por trilhas mais curtas – durando, em média, de 3 a 6 dias. Ah, e não deixe tomar um banho nas águas do Cachoeirão. Essa queda d’água possui mais de 90 m de altura. A paisagem é de tirar o fôlego!

1-IMG_3234-658x439

Pedra do Sino (RJ)
Ponto mais alto do Parque Nacional da Serra dos Órgãos – na região serrana do Rio de Janeiro – essa é a opção perfeita para quem, além de trilhas, também adora fazer atividades como montanhismo e rapel. Considerada uma das melhores opções de trilhas no país, nas proximidades da Pedra do Sino você está liberada até para acampar. Não é demais? Com opções leves e moderadas, a caminhada passa por muitos vales e penhascos. A vista compensa o esforço, pode acreditar.

DSC01200_640x480

Chapada dos Veadeiros (GO)
Conhecida principalmente por seus cânions, cavernas e cachoeiras, além da flora e fauna riquíssimas, é o visual maravilhoso que atrai turistas e ano inteiro. Na Chapada dos Veadeiros você pode fazer várias trilhas, como a trilha para a Cachoeira do Rio Preto, trilha para o Vale da Lua, para a Cachoeira dos Cristais, para a Cachoeira dos Cariocas… são muitas opções, uma mais bonita que a outra!

Chapada-dos-Veadeiros-GO-Capa

Chapada dos Guimarães (MT)
Com muitos paredões, cavernas e cachoeiras, a Chapada dos Guimarães fica a apenas 69 km de Cuiabá, no Mato Grosso. As trilhas podem ser feitas a pé ou de bike, o importante é curtir o visual e aproveitar cada parada. São, em média, três dias de trilha, dependendo do seu preparo físico. Uma das trilhas mais procuradas é a trilha para a Cachoeira Véu de Noiva – uma das mais altas do Mato Grosso – e recomendada apenas para quem já tem experiência nesse tipo de atividade. Grutas com águas azuis e cristalinas podem ser vistas a qualquer momento e são de encher os olhos!

filename-3-jpg-thumbnail0

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: casalnomade.com