Menu
 1791
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
5 dicas para lidar melhor com críticas (e tirar proveito delas!)
Não deixe as críticas abalarem sua autoconfiança! Aprenda como tornar feedbacks negativos, sua arma para o sucesso

comunicação - lidar melhor com críticas foto de destaque

(Foto: Shutterstock)

Não dá pra negar, ouvir críticas – mesmo que construtivas – não é gostoso. Independentemente do assunto ou situação, é preciso ter em mente, entretanto, que elas servem para alterar determinados comportamentos e, no fim, podem nos beneficiar (e muito!)

Que tal então, a partir de agora, refletir sobre o “puxãozinho de orelha” que você levou, fazer um exercício mental e tirar das críticas uma boa lição para situações futuras? Veja como agir diante desses “conselhos” sem deixar a sua autoconfiança abalada, e como tirar o melhor proveito dessas críticas!

Ouça: saber ouvir os outros é uma importante habilidade de comunicação. Saber ouvir e interpretar uma crítica é ainda mais precioso. Mesmo que você não concorde com aquilo que está sendo dito, respire fundo e tente reconhecer o conselho. Se sentir insegura, desmotivada, ansiosa e até um pouco irritada é normal, mas saber ouvir e não entrar na defensiva ou “atacar” o outro é que faz toda a diferença. Depois, partilhe com outras pessoas do seu círculo de segurança o que acabou de ouvir e peça um feedback.

Reconheça seu erro: quem nunca ouviu falar que errar é fundamental para o sucesso? É só errando que se aprende! Portanto, deixe o orgulho de lado e assuma que errou. Mas, nada de se punir pelo erro, hein? Ele faz parte do seu crescimento pessoal e profissional. Mude a atitude, siga em frente e esteja pronta pra outra.

Filtre suas emoções: mesmo sendo difícil lidar com críticas, tente analisar de forma racional seus motivos e não deixe que seus sentimentos pessoais interfiram na hora de discernir o que é certo e o que é errado. Lembre-se que tem gente que vai criticar suas atitudes porque, na verdade, gostariam de ser como você, ou ter o que você tem. Viu como é importante filtrar suas emoções na hora de averiguar os porquês?

Justifique: algumas situações pedem uma explicação. Sendo assim, depois de ouvir tranquilamente as tais críticas, justifique porque agiu de determinada maneira. E cuidado com a sua comunicação! Mantenha um diálogo calmo, simples, conciso e procure não ficar “batendo sempre na mesma tecla”. Se concentre no objetivo da sua mensagem e tenha bom senso se vale a pena mesmo argumentar.

Seja maleável: se você gosta e se importa com a pessoa que está te criticando, demonstre que você está disposta a alterar uma ou outra coisa para que todos entrem em acordo, mas sempre se mantendo fiel às suas crenças e convicções. É impossível fazer alguém feliz se você não estiver completamente confortável com as decisões tomadas, ok? A autoconfiança é fator fundamental para um bom relacionamento.

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação