Menu
 1441
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
6 razões porque a sua compra de supermercado é tão alta (e como economizar)
Suas compras de supermercado não precisam causar um buraco no seu orçamento. Descubra porque você tem gastado cada vez mais e como economizar!

dinheiro - economizar supermercado foto de destaque

(Imagem: Shutterstock)

Nos momentos de crise, o primeiro passo para economizar e manter o saldo bancário no azul é encontrar quais gastos podemos cortar ou diminuir. E isso vai muito além da sua manicure, academia ou conta na Netflix. É possível fazer reduções significativas também naquelas despesas necessárias que acabam fazendo um rombo enorme no nosso orçamento.

A compra de supermercado é uma delas! Já notou como cada comprinha básica parece ficar cada vez mais cara? Pensando nisso, separei uma lista de motivos pelos quais você pode estar gastando muito mais do que precisa e como fazer para economizar daqui pra frente. Espia só!

1. Falta de planejamento
Nunca, nunca mesmo, vá ao supermercado sem uma lista de compras pré-definida. Uma dica simples, mas super eficiente, é criar um cardápio para toda a semana. Defina com antecedência quais serão as suas refeições nos próximos sete dias, liste também o café da manhã e o lanche da tarde e se comprometa a comprar apenas o que foi estabelecido.

2. Não conhecer seus produtos básicos
Alguns itens a gente costuma comprar toda vez que vamos ao supermercado. Limão, leite e banana são bons exemplos. Pensando nisso, faça uma lista daqueles produtos que são presença garantida na sua lista a cada compra e tome decisões mais inteligentes de quando eles valem a pena serem comprados – promoções, estação especifica do ano, xepa…

3. Não experimentar algumas mudanças no cardápio
A carne, por exemplo, costuma ser uma parte cara dos gastos com supermercado. Já pensou então em reduzir o consumo semanal da proteína e fazer trocas inteligentes e mais econômicas? Você pode aumentar o consumo de feijão, incluir hummus, usar especiarias como o coentro e a páprica… Assim, você não só economiza, como também varia o cardápio. Bom, né?

4. Você esquece do seu freezer
Muita gente esquece que é possível, sim, comprar, cozinhar e guardar as sobras das suas refeições no freezer sem perder a qualidade e o sabor. Separar o que vai ser congelado em pequenas porções é uma ótima forma de economizar nas refeições futuras e ganhar tempo, ainda mais naqueles dias em que bate aquela preguicinha de cozinhar.

dinheiro - economizar supermercado foto de dentro

(Imagem: Shutterstock)

5. Você ignora as estações
Essa dica é simples, mas muita gente deixa de lado. Frutas, verduras e legumes, por serem produtos sazonais, variam de preço de acordo com a época do ano. Pesquise o que está em alta nessa estação e escolha receitas que deem prioridade para esses alimentos. É economia na certa!

6. Você exagera nas promoções
“Compre 3, pague 2”, “Receba 50% de graça”… Não dá pra negar que essas promoções chamam muito a atenção, mas será que elas são realmente positivas para o seu bolso e, mais ainda, para a rotina da sua casa? Além de calcular o preço original do produto e o quanto você está prestes a pagar, é importante considerar também se o excesso de comida vai ser aproveitado ou desperdiçado. Vale a pena comprar o dobro de um alimento, por exemplo, se você mora sozinha e grande parte ficará apodrecendo na geladeira? Conheça seus produtos básicos e compre-os em grande quantidade quando estiverem em oferta. Só tenha cuidado para garantir que eles estejam frescos ou sejam congelados. As ofertas de alimentos frescos que você não pode congelar, geralmente acabam no lixo.

Dicas anotadas? A ideia aqui não é tornar suas idas ao supermercado e o preparo das suas refeições numa tarefa difícil, mas sim te ensinar como se planejar para comprar menos, desperdiçar menos e economizar mais.

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação